Início » Arquivos para dezembro 2022

dezembro 2022


PREFEITURA ENTREGA RUA MIRASSOL, COM ESTRUTURA REFORÇADA

  • por
Compartilhe esse post

foto: Manoel Barbosa

A dor, angústia e o sofrimento vivenciados pelos moradores da Rua Mirassol, no bairro de Felipe Camarão, fazem parte do passado. Nesta quinta-feira (29), depois de intensos três meses de trabalho, em tempo recorde, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, entregou a reforma da via, que foi completamente recuperada pela gestão municipal, após ficar destruída em virtude da força das fortes chuvas ocorridas no último mês de julho.

Com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, a obra foi executada em uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. A rua Mirassol ganhou uma nova rede de drenagem, moderna, ampliada, segura. Além disso, a secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra) também promoveu a instalação de pontos coletores de água de chuva, nas extremidades da rua (margeando as calçadas). Esses pontos levam as águas pluviais locais até a rede principal de drenagem. A via também conta agora com iluminação especial em led.

foto: Manoel Barbosa

Em seu pronunciamento, o prefeito Álvaro Dias lembrou que a gestão municipal não mediu esforços para mudar a realidade dos moradores do local. Desde os primeiros momentos do incidente, toda a estrutura da Prefeitura foi deslocada para o bairro para prestar assistência a população atingida.

A Defesa Civil Municipal isolou a área, as equipes da secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) ofereceram o apoio de material e organizaram o abrigamentos das famílias que deixaram as suas casas. O beneficio do aluguel social também foi ofertado a quem preciso e a Urbana se fez presente ao longo de todo o processo.

“Hoje é um momento de alegria e satisfação. Foi um trabalho hercúleo, mas graças ao esforço e dedicação de todos nós, a rua Mirassol está recuperada e os seus moradores podem voltar para as suas casas em segurança”, enfatizou o prefeito Álvaro Dias.

Maria das Neves, 43, não escondeu a alegria e a satisfação de poder retornar para casa: “Parece um sonho. Depois de muita angústia e sofrimento hoje eu e minha família vamos dormir no conforto do nosso lar”, disse. O aposentado João da Silva, 73, também ficou emocionado com o retorno ao bairro: “As imagens daquela noite em que a chuva levou tudo ainda estão na minha mente, mas hoje aquele sofrimento já não existe mais. A sensação de voltar para casa é reconfortante”, falou.

Ao final da solenidade que contou com as presenças de secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e moradores do bairro, o público celebrou a nova rua Mirassol com o show de Zé Hilton do Acordeon.


Compartilhe esse post

ESCADARIA DA IGREJA SAGRADA FAMÍLIA, NAS ROCAS, É NOVO ESPAÇO A RECEBER A ARTE DOS MOSAICOS

  • por
Compartilhe esse post

foto: Joana Lima

Os degraus da escadaria da Igreja Sagrada Família, no bairro das Rocas, já estampam as imagens coloridas do cotidiano e da religiosidade do bairro, através da arte dos mosaicos. Trata-se de mais um projeto de arte urbana executado pela Prefeitura de Natal em sua política pública de revitalização de espaços públicos, que teve o pontapé com a Escadaria de Mãe Luíza, inaugurada no início de 2022.

As simbologias locais, as flores e as figuras dos Santos Reis e da Sagrada Família foram identificados e retrabalhados com estética Naif, a partir de técnicas individuais dos mosaicistas selecionados em chamada pública pela Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte). A assinatura é conjunta dos seis artistas, João Batista de Lima, Rosângela Rocha, Wendell Batista, Mariana Faria, Cidia Lima e Gildeci Pereira, que criaram peças adaptadas para a escadaria, o revestimento das paredes laterais e das jardineiras.

Para o prefeito Álvaro Dias, a criação de galerias ao ar livre é parte da filosofia de dotar as cidades agradáveis para as pessoas que vivem e passar por elas. “Iniciamos com os mosaicos de Mãe Luíza, que já é considerada a maior escadaria artística do país. Agora temos as Rocas e o próximo projeto será na Cidade da Esperança. Vamos tornar os espaços bonitos e duráveis, embelezando e transformando os locais em pontos de interesse comunitário e turístico”, antecipa o prefeito.

Segundo o titular da Secult, Dácio Galvão, Natal encampou as escadarias e partiu de um exemplo da Selarón, na Lapa, Rio de Janeiro. “São obras artesanais que possuem requintes na finalização e muita durabilidade. É uma exposição aberta de caráter permanente, a exemplo de grandes cidades como o próprio Rio, e também Barcelona e Nova York”, comenta o secretário.

O mosaicista João Batista conta que algumas adaptações foram feitas para melhorar a visibilidade da arte musiva. “Como o declive da escadaria é muito suave e os espelhos dos degraus são muito estreitos, decidimos representar uma imagem única, com dimensões mais acentuadas, que pudesse ser vista de qualquer ângulo”, comentou. Quem observa de longe vê a imagem da Sagrada Família e da padroeira do bairro. Também incluímos estrelas, os três Reis magos, flores, aves locais”, relata.

Para a construção da iconografia, acompanharam o processo a equipe do Departamento de Artes Integradas da Funcarte e o Pároco Padre Francisco Lima. A colocação das peças teve a integração de outras secretarias municipais. A obra recebeu recursos de emenda parlamentar destinada pelo vereador Herberth Sena.

Escadarias

A primeira grande experiência de mosaico coletivo na capital potiguar foi a criação da Escadaria de Mãe Luiza/Areia Preta, que conta ainda com painéis em grafite. São mais de 130 degraus, além de arcos remetendo às belezas locais. A escadaria já se consolidou como lugar de práticas esportivas, sendo também uma opção de ponto turístico para visitar e fotografar.

O próximo mosaico vai embelezar os degraus da Arena Esperança, no bairro Cidade da Esperança, zona Oeste da capital. O processo que envolve a criação, montagem e aplicação de um painel mural em mosaico de 94 metros quadrados, já está em fase de preparação técnica.


Compartilhe esse post

PREFEITURA INSTALA NOVAS LIXEIRAS NA CIDADE ALTA

  • por
Compartilhe esse post

foto: Alex Régis

A Prefeitura de Natal, por meio da Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana, seguindo o planejamento de distribuição de novas lixeiras, instalou nesta semana 27 coletores de concreto na Cidade Alta. Todos distribuídos na Av. Rio Branco, Rua Ulisses Caldas, Rua Princesa Isabel e na Rua João Pessoa.

A Urbana já distribuiu novas lixeiras em Ponta Negra, Praia de Miami e Praia do Meio. As próximas unidades serão instaladas na praia da Redinha e haverá continuidade de instalação em outras ruas da Cidade Alta e do Alecrim.

“Estamos seguindo a determinação do prefeito Álvaro Dias de aumentar o número de lixeiras na cidade. Solicitamos que a população colabore com o poder público e mantenha a cidade limpa, jogando lixo no lixo e não destruindo as lixeiras já instaladas. Vamos avançar para aumentar o número de lixeiras em toda Natal”, afirma Joseíldes Medeiros, presidente da Urbana


Compartilhe esse post

CONTRIBUINTE AINDA PODE NEGOCIAR IPTU PARA TER DIREITO AO DESCONTO DE 2023

  • por
Compartilhe esse post

foto: Alex Régis

Os contribuintes de Natal que têm interesse em usufruir do desconto do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do ano que vem, mas estão em débito com o fisco municipal, ainda têm tempo de negociar suas dívidas. Para ter direito ao benefício é necessário estar sem nenhuma pendência no CPF/CNPJ ou no Sequencial do imóvel até o dia 03 de janeiro de 2023, pois o vencimento da cota única antecipada é em 05/01.

De acordo com a Secretaria Municipal de Tributação (Semut), o contribuinte poderá parcelar os atrasados dos anos anteriores a 2022 (2021 para trás) em até 48 meses, com entrada de 10% da dívida e desconto de 100% nos juros. Para o IPTU de 2022, o parcelamento pode ser feito em até 30 meses, com entrada de 20% do valor negociado e desconto de 100% sobre os juros dos dias em atraso. Estas condições são válidas até quinta-feira (29) da próxima semana. O pagamento da primeira parcela negociada caracteriza a efetivação do parcelamento e garante o direito ao benefício da parcela única do IPTU 2023.

O contribuinte pode fazer o parcelamento diretamente no Portal Directa (https://directa.natal.rn.gov.br/), após solicitar o requerimento de acesso ou através dos canais de atendimento remoto da Semut, como chat e whatsapp.

Para acessar o chat clique aqui.

Números do WhatsApp:

  • 843232-8882
  • 843232-8894
  • 843232-9169
  • 8498786-8208
  • 8498726-6818
  • 843232-9165

Dentre outros, disponibilizados no portal Semut (www.natal.rn.gov.br/semut)


Compartilhe esse post

PROGRAMAÇÃO DA PREFEITURA NO ANIVERSÁRIO DE NATAL TEVE MULTIDÃO E PARABÉNS AO SOM DE SANFONA

  • por
Compartilhe esse post

foto: Alex Régis

O Aniversário de 423 anos de Natal, neste domingo 25 de dezembro, foi festejado com muita música e diversão no pólo da Árvore de Mirassol. A programação organizada pela Prefeitura de Natal e integrante do Natal em Natal foi aberta com o Coral da UFRN, seguida pela apresentação do Padre Caio Sanfoneiro, que puxou os parabéns em ritmo de forró. Em seguida, subiram ao palco as cantoras Juliana Linhares e Khrystal, que pela primeira vez participam juntas da programação do Natal em Natal.

No encontro inédito montado para a ocasião, elas fizeram um passeio pelas referências em comum, partindo das canções da paraibana Cátia de França e percorrendo outros clássicos do cancioneiro nordestino, como Elba Ramalho, incluindo músicas de Khrystal e do recente trabalho de Juliana Linhares, “Nordeste Ficção”. “É uma honra estar aqui no palco justamente na noite de comemoração do Natal em Natal, e ao lado de Khrystal, uma cantora que para mim é referência desde quando eu pensei em cantar”, disse Juliana Linhares.

“Nada melhor do que celebrar o aniversário da cidade, valorizando e abrindo espaço nesse palco tão representativo para os artistas e músicos de Natal”, destaca o prefeito Álvaro Dias. “Faço um convite especial para os natalenses e visitantes que estiverem por aqui, para que vão à Árvore de Mirassol. Temos um evento consolidado que vem agradando ao público em geral. Investir na economia criativa é gerar emprego, renda, divisas para a cidade e oferecer oportunidade para todos. É o que procuramos fazer para que Natal possa crescer e se desenvolver cada dia mais”, complementa ele.

Além dos shows no palco principal, a noite de aniversário da cidade foi movimentada na área do coreto em frente à feirinha da Árvore de Mirassol. O palquinho foi aberto com apresentação do Mágico Rian, seguido do cantor Diogo das Virgens, Bob Marlon e Dani Negro. O público também se divertiu no parque montado no entorno da praça, com pula-pula e roda gigante, além de apreciar a diversidade de gastronomia e artesanato.

Para o secretário de Cultura, Dácio Galvão, o Pólo Mirassol tem uma programação consolidada que atrai população de vários bairros e também turistas. Mas o gestor destaca uma característica singular do Natal em Natal em 2022, que é o espalhamento de público nas quatro regiões. “Observamos uma concentração de pessoas em outros bairros onde a prefeitura tem investido em programações natalinas”, comentou.

Sábado

Uma multidão lotou o entorno da Árvore de Mirassol na noite de Natal, sábado passado (24), para acompanhar o show da banda potiguar Cavaleiros do Forró, um dos destaques do último final de semana da programação oferecida pela Prefeitura de Natal. O prefeito Álvaro Dias foi convidado ao palco pela banda e deixou sua mensagem de boas festas à população, ressaltando que a retomada das atividades culturais em Natal só está começando.

Programação nos bairros

Ainda no fim de semana que passou, a programação do Natal em Natal se espalhou pelas regiões da cidade. Na sexta-feira (23), foi a vez do bairro das Quintas comemorar o seu Natal, e o prefeito Álvaro Dias foi conferir a tradicional festa realizada pela comunidade da Zona Oeste. O campo do Joan Futebol Center, na rua Marcos Cavalcante, ganhou um clima de quermesse com barraquinhas e diversas atrações musicais como Messias Paraguai, Zé Hilton do Acordeon e Léo Patrício.

A ocasião também foi de homenagens ao prefeito e secretários pelos serviços prestados e investimentos nas áreas de infraestrutura, serviços urbanos e cultura. Além do prefeito Álvaro Dias, receberam as placas comemorativas o titular da Secult/Funcarte, Dácio Galvão, e de Serviços Urbanos (Semsur), Irapoan Nóbrega.

Além dos pólos natalinos da av. Praia de Ponta Negra e da Árvore de Mirassol, onde estão situadas as principais árvores natalinas, a Prefeitura está investindo nos festejos de bairros e comunidades tradicionais, como as Quintas, Rocas, Centro Histórico, Mãe Luíza e Vila de Ponta Negra e Zona Norte.


Compartilhe esse post

NATAL EM NATAL TEM ATRAÇÕES CULTURAIS E VIRADA DO ANO TERÁ SHOWS EM REDINHA E PONTA NEGRA

  • por
Compartilhe esse post

Chegou a semana de comemorar o aniversário da cidade, e com ela a programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal e que reúne atrações musicais, espetáculos, dança e teatro. Até o domingo (25), grandes eventos culturais movimentam a cidade, numa programação montada através de editais de incentivo, seleções públicas, emendas parlamentares municipais e recursos da Lei Djalma Maranhão. Mas ainda tem mais. Na próxima semana, o réveillon terá dois polos de shows na virada, na Redinha e na Praça Ecológica de Ponta Negra, com atrações locais e a banda Babado Novo. Além da tradicional queima de fogos na Ponte Newton Navarro e na praia de Ponta Negra.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE Na véspera de Natal, sábado (24), o Palco Mirassol recebe show de Cavaleiros do Forró, com seu tradicional repertório de forró que consagrou a banda a nível nacional em mais de 20 anos de carreira. O show começa às 21h. Abrindo a noitada, tem show de Érica Silva, às 19h.

Na noite do domingo, 25 de dezembro, dia em que a cidade completa seus 423 anos, também tem programação para toda a família. Se apresentam no palco Mirassol o Coral da UFRN (18h30), Padre Caio Sanfoneiro (19h) e Juliana Linhares e Khrystal (21h). Toda a estrutura do entorno do Árvore do Mirassol estará montada com gastronomia, artesanato e brinquedos para as crianças.

VIRADA Está definida também a programação de virada de ano com shows musicais e queima de fogos em dois pontos (Ponte Newton Navarro e Ponta Negra). A Prefeitura do Natal promove a virada de ano com shows pirotécnicos e atrações musicais de diversos estilos. A queima de fogos acontece nos tradicionais pontos: ponte Newton Navarro e Ponta Negra (balsas em alto mar). A duração prevista é de 12 minutos.

Os shows de atrações musicais acontecem em dois pontos. Na Praça Ecológica de Ponta Negra sobem ao palco a partir das 20h30 Rodolfo Amaral, Yrahn Barreto (22h), Babado Novo (23h) e Frevo do Xico (1h). Na Praia da Redinha se apresentam Luizinho Nobre (22h30), Cida Lobo (meia-noite), Dom Cardoso e Seus Metais (2h) e Perfume de Gardênia (4h).

Confira a programação desta semana a partir desta quinta:

TEATRO NA FUNCARTE Nesta quinta-feira (22), às 19h, tem o espetáculo teatral “Corpos Turvos e Reino dos Bichos e dos Animais. Esse é meu Nome”, projeto contemplado através do edital de ocupação de espaços. A apresentação acontece na Galeria Newton Navarro, na sede da Funcarte (avenida Câmara Cascudo, Cidade Alta), com acesso gratuito.

NATAL NAS QUINTAS Na sexta-feira, dia 23, tem show de Messias Paraguay e Zé Hilton no projeto Natal do bairro das Quintas, realizado através de emenda parlamentar. A entrada é gratuita e acontece no Joan Sport Center.

SERESTAS NO CENTRO HISTÓRICO O tradicional projeto Serestas ao Luar, que integra a programação do Natal em Natal, movimenta o Centro Histórico de Natal na sexta-feira, dia 23. A concentração acontece no Bardallos e vai até o Espaço Cultural Ruy Pereira. Se apresentam Dodora Cardoso e Padre Caio Sanfoneiro, com os músicos Arthur Canuto, Bruno Pessoa, Carlos Zens, Fernandinho Régis, Fábio Isaac, Ricardo Baiya, Robson Galvão e Baterinha. Haverá também inserção da Guia de Turismo Juliana Freire apresentando os pontos históricos do percurso. A concentração começa às 19h e a saída acontece às 20h.

YRAHN BARRETO CONVIDA ZECA BALEIRO Até o fim do mês de dezembro, o Palco Mirassol vai receber shows musicais, espetáculos de dança, teatro e muito mais. Nesta quinta-feira, dia 22, tem show de Zé Hilton abrindo a programação a partir das 18h30 e na sequência Yrahn Barreto convida Zeca Baleiro (20h). A entrada é franca.

BALLET NO PALCO PRINCIPAL DE MIRASSOL Na sexta-feira (23) tem o Segundo Ato do Quebra Nozes, espetáculo da Escola de Ballet Professor Roosevelt Pimenta, a partir das 19h. A coordenação é de Dimas Carlos e reúne alunos e professores da tradicional escola de dança que completa quatro décadas de atuação. Também na sexta-feira (23) tem o projeto “Celebra Natal”, com Mikeias Cruz, Gilmar Bezerra e banda e Diante do Rei Jesus, o projeto acontece através de emenda parlamentar e integra a programação do Natal em Natal.

FEIRINHA DE MIRASSOL Tradicional projeto que reúne o melhor do artesanato potiguar, opções gastronômicas e culturais, a Feirinha de Mirassol tem programação variada, para todos os gostos, estilos e idades. Na sexta-feira (23) se apresentam Quarteto Alvorada (19h), banda Café (20h30) e Clara Menezes (22h). No sábado, dia 24, sobem ao palco da Feirinha Vitor Pexera (17h30), Jaine Elne (19h) e Banda Luaz (20h30). No domingo é a vez do Mágico Ryan (17h30), Diogo das Virgens (19h), Bob Marlon (20h30) e Dani Negro fechando a programação às 22h. A entrada é gratuita.


Compartilhe esse post

PREFEITO ENVIA À CÂMARA PROJETO QUE CRIA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DA ALIMENTAR

  • por
Compartilhe esse post

foto: Gabriel Medeiros

O prefeito Álvaro Dias enviou para a Câmara Municipal de Natal um Projeto de Lei que cria o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos funcionários da Empresa de Fomento e Segurança Alimentar e Nutricional, a Alimentar. O projeto deve ser lido no plenário da Casa nesta quinta-feira, 22.

Além da criação do plano de cargos e salários, o documento define diretrizes sobre a extinção, reativação e lotação dos empregados, que ficarão lotados na Secretaria Municipal de Administração (Semad). O objetivo é trazer uma maior segurança jurídica aos funcionários públicos.

A Alimentar conta no seu quadro com mais de 120 funcionários que foram distribuídos para outras secretarias após sua extinção, em 1999. Com a Lei, eles passam a ter direito de isonomia nos salários, com acesso a gratificações como funcionários da administração direta. “Hoje, há no quadro servidores de nível superior que ganham um salário mínimo, sem direito a gratificações”, disse Robespierre do Ó, servidor concursado.

Para Álvaro Dias, “a gestão municipal precisa ter sensibilidade e oferecer o direito à isonomia dos funcionários da Alimentar, que esperam há anos pelos ajustes nos cargos e salários do órgão”.

Projeto de Lei O projeto enviado à Câmara Municipal estabelece, dentre outras diretrizes, que o regime jurídico dos empregados públicos da Alimentar permanecerá sendo celetista. A carga horária de trabalho será de 30 horas semanais, exceto nos casos em que for prevista por lei a jornada reduzida.

Com a nova Lei, será concedido ao empregado, a cada quatro anos de serviço público, a título de progressão horizontal, o crescimento de um nível, até o limite de níveis indicados no documento.


Compartilhe esse post

PREFEITURA DE NATAL ENTREGA NOVOS EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS

  • por
Compartilhe esse post

foto: Marcelo Barroso

O prefeito Álvaro Dias entregou mais um grupo de equipamentos esportivos para a população de Natal. Desta vez, a entrega aconteceu no bairro Monte Belo, em Neópolis, na noite desta segunda-feira (19).

Na ocasião, o prefeito inaugurou uma quadra poliesportiva totalmente revitalizada, além de iluminação com luminárias de LED de alta potência e performance, tendo cada uma delas 220 W e novas muretas na quadra de areia para melhor delimitar o espaço.

Para Álvaro Dias, a revitalização desses espaços para a prática de esportes é importante para contribuir com a saúde da população. Em sua fala, o gestor municipal lembrou das diversas obras em andamento. “Nós estamos trabalhando para entregar à cidade do Natal obras menores, como essa, e mais complexas, como a nova Felizardo Moura, o enrocamento da Praia de Ponta Negra e o Complexo da Redinha”, citou.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Jódia Melo, comentou que o pedido de revitalização da quadra poliesportiva era um desejo antigo dos moradores da região. “Essa quadra não tinha reforma há anos, com piso sem condições de uso, alambrados quase caindo. Substituímos todo o piso, travas, tabelas, além de nova pintura. Na quadra de areia, onde temos o vôlei de praia e o futevôlei, fizemos muretas novas para melhor delimitar o espaço”, disse.

Para a moradora Socorro Cabral, 47, a reforma tornou o momento de lazer da família uma rotina. “É uma obrigação diária trazer minha filha para andar de bicicleta. Ela me pede todos os dias. Ela anda de bicicleta e eu caminho ao redor da quadra. Ficou ótimo”, comentou.

Já a funcionária pública Nirle Macedo de Andrade, moradora do bairro há dez anos, disse que a revitalização e nova iluminação trouxeram os moradores de volta ao local. “Melhorou demais. Com a reforma da quadra, vai viver lotada. Sempre tem gente aproveitando a praça e as quadras”, disse.

No final da solenidade, Álvaro Dias entregou os kits com coletes, bolas, redes das traves e vôlei e cesta de basquete ao representante da comunidade, Ranielson Andrade, que agradeceu ao prefeito. “Em nome da comunidade, quero agradecer ao prefeito por nos presentear com essa quadra. Há mais de 20 anos fizemos essa solicitação. Temos o prazer de ver as crianças brincando.

O benefício desta reforma é trazer de volta as famílias para os espaços públicos”, falou.

A inauguração contou com a presença de secretários municipais e moradores da região.


Compartilhe esse post

CAMINHÕES COLETORES DE LIXO PERCORREM A CIDADE COM AS LUZES DO NATAL

  • por
Compartilhe esse post

foto: Alex Régis

Muitas cores e muito brilho. Foi com esse clima que os carros que fazem coleta de lixo domiciliar percorreram as ruas da cidade neste último domingo (18) saudando o Natal deste ano. A Marquise, empresa terceirizada que presta o serviço de coleta para a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), iluminou seis caminhões e levou a frota para percorrer as principais vias de Natal.

Para o prefeito Álvaro Dias, o Natal é um momento de celebração e alegria. “O Natal nos remete à união, reflexão e alegria. As luzes que encantam a cidade nos ajudam a entrar nesse clima natalino. A prefeitura dá sua contribuição para tornar o momento ainda mais especial”, disse.

O comboio saiu da garagem da empresa, no bairro Cidade Nova, e se dirigiu à Zona Norte de Natal, passando pela Avenida João Medeiros Filho. Depois, os caminhões se dirigiram à ponte Newton Navarro, às avenidas Prudente de Morais e Roberto Freire. Lá, fizeram uma parada na Árvore de Ponta Negra.

No local, os garis desceram dos caminhões desejando Feliz Natal aos visitantes do Pólo de Ponta Negra e distribuíram doces para as crianças. O momento foi observado e registrado por muitos frequentadores, como Rafael dos Santos, 37. Para ele, a visita dos garis causou surpresa. “Achei bem legal. Deu até uma animada por aqui. Fiquei surpreso”, disse. Para a pequena Yasmin Soares, 7, “a visita foi bem legal. As balinhas que eles entregaram são bem gostosas”. Após a parada, os carros iluminados percorreram a rua Erivan França e a avenida Roberto Freire em direção à Árvore de Mirassol, encerrando o percurso.

Este é o primeiro ano em que seis caminhões são iluminados. Antes, apenas um carro coletor de lixo tinha iluminação natalina para a realização da coleta. Segundo o diretor da Urbana, Joseíldes Medeiros, essa é uma ótima iniciativa da empresa Marquise. “Chama a atenção e valoriza o trabalho da limpeza pública. Com certeza essa ação será repetida nos próximos anos e contará sempre com nosso apoio”.


Compartilhe esse post





PREFEITURA DO NATAL INVESTE QUASE R$ 3 MILHÕES NA INFORMATIZAÇÃO DAS UNIDADES DE ENSINO

  • por
Compartilhe esse post

foto: Manoel Barbosa

Para atender melhor às crianças, aos professores e funcionários da Rede Municipal de Ensino de Natal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está entregando novos computadores que irão equipar as 146 unidades de ensino na parte administrativa e iniciarão a modernização dos aparelhos dos laboratórios de informática das escolas de Ensino Fundamental. Na tarde da quarta-feira (14), as escolas municipais Professor Carlos Bello Moreno e Professora Zeneide Igino de Moura receberam os equipamentos, que foram instalados pela equipe do Setor de Informática da SME.

Participando da distribuição nas duas unidades, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, registrou a importância de tamanha aquisição. “Esse dia é muito importante para a Rede, representando o início de uma nova fase, por meio da revitalização dos laboratórios de informática das escolas. A distribuição desses equipamentos nas unidades de ensino vai trazer benefícios para os nossos alunos”, afirmou a adjunta da SME. A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Noélia Barbosa, também participou da entrega.

De acordo com a chefe do Setor de Informática, Elany Polliny Guedes Tinôco, cerca de 400 computadores foram adquiridos para atender a Rede. O investimento foi dividido em duas etapas. Na primeira fase de compras, a Secretaria investiu R$ 1.575.350,00 nos computadores, que serão dirigidos aos laboratórios escolares, através do processo de adesão à ata de registro de preços, pela empresa Positivo Tecnologia. A segunda fase de investimentos foi dirigida aos computadores que contemplarão o administrativo das unidades de ensino, com um investimento de mais R$ 1.339.800,00, também através do processo de adesão à ata de registro de preços, pela empresa Global Distribuição de Bens, totalizando em torno de R$ 3 milhões investidos na aquisição de equipamentos de informática para a educação pública do município.

“Com o intuito de modernizar nossas unidades, iniciamos um trabalho desde o início desse ano com novas mobílias, impressoras e novos computadores para equipar e reequipar as unidades de ensino da Rede. Mobiliamos as unidades quase em sua totalidade, demos segmento com a entrega para todas as unidades com novas impressoras e agora estamos iniciando a modernização com novos computadores. Iniciamos com 26 unidades, e posteriormente estaremos equipando as demais unidades com novos computadores, no setor administrativo inclusive. Esse é o compromisso da gestão Álvaro Dias valorizando o ensino municipal diante do cenário que estamos vivendo”, esclareceu o secretário adjunto de Administração Geral, Aldo Fernandes Neto.


Compartilhe esse post




COMISSÃO DE FINANÇAS ZERA PAUTA E APROVA 23 PROJETOS

  • por
Compartilhe esse post

A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Natal realizo nesta quarta-feira (14) a última reunião do colegiado deste ano de 2022.

“Gostaria de agradecer aos vereadores que são membros da comissão e aos assessores e demais servidores aqui do plenário. Esse ano tivemos uma produtividade legislativa ascendente, acredito, que uma das maiores da legislatura, inclusive cumprindo os deveres regimentais e zerando a pauta. Assim fazendo com que o desempenho e produtividade legislativa em plenário sejam o melhor possível e Natal realmente ganhe com isso”, declarou o presidente da comissão, o vereador Raniere Barbosa (Avante).

Na reunião foram aprovados 23 projetos, entre eles o projeto de lei nº 327/2022 de autoria da vereadora Nina Souza (PDT), que Institui o Programa sobre Pessoas Desaparecidas na cidade do Natal (PROPEDE) e cria o Comitê Permanente de Prevenção e Auxílio à busca de Pessoas Desaparecidas. 

Para o vereador Nivaldo Bacurau (PSB), relator do projeto, esse tema é muito importante e deve dar um maior apoio a famílias de pessoas desaparecidas. “Parabenizo a vereadora Nina, pois esse projeto pode ajudar a resgatar pessoas desaparecidas. Essa lei deve cooperar para a busca de pessoas e o apoio aos familiares”, afirmou.

Os vereadores Robério Paulino (PSOL) e Anderson Lopes (SD) também participaram da reunião.


Compartilhe esse post

FRENTE PARLAMENTAR DA CÂMARA DE NATAL DEBATE SOBRE SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBT

  • por
Compartilhe esse post

A Frente Parlamentar de Promoção e Defesa da Cidadania das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (LGBT) da Câmara Municipal de Natal realizou, na manhã desta quarta-feira (14), a última reunião de 2022. O encontro teve como tema central os “Dois anos do Centro de Cidadania LGBT: Diagnóstico das Políticas Públicas  LGBT no município”.

“Hoje foi um momento importante, a nossa terceira reunião e última deste ano. Aqui fizemos um balanço dos dois anos do Centro LGBT do município de Natal numa perspectiva de valorizar esse equipamento tão importante que hoje acolhe e desenvolve políticas públicas para a população LGBT do município”, revelou a vereadora Brisa Bracchi (PT), presidente da Frente. 

O Secretário Municipal de Direitos Humanos, Pedro Venâncio, reforçou a importância do trabalho realizado pelo Centro e das demais políticas públicas para a população LGBT. “O Centro tem um trabalho fundamental com a população, desde o mapeamento das demandas até o atendimento ao público. E esses dois anos foram marcados por muitos debates, proposições e leis aprovadas, que vão garantir políticas públicas e que podem mudar a realidade do nosso município”, explicou.

“Celebramos os dois anos de uma política pública que é resultado de muita luta mas também de muito enfrentamento. Não é fácil aprovar leis que incluem a população LGBTQIA+, e isso é uma tristeza. Quando ocupamos o parlamento devemos entender que teremos que defender e lutar pela vida das pessoas”, declarou a vereadora Divaneide Basílio (PT). 

Na reunião, também foi apresentado um trabalho realizado pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre orientação e capacitação de profissionais de saúde para atender esse público. O projeto realiza encontros em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para capacitação de profissionais e população da região. “Sabemos que existem as especificidades da população LGBT, mas a maioria da demanda é de acolhimento e outras demandas que são comuns para toda a população. Então, acreditamos que potencializar a atenção básica, que é a porta de entrada para a saúde da população, é muito importante”, explicou Brígida Albuquerque, representante do grupo.


Compartilhe esse post