Início » Arquivos para 17 de novembro de 2023, 21:22h

novembro 17, 2023


CÂMARA DE NATAL CONCEDE CIDADANIA À PROFESSORA MARIA DO LIVRAMENTO

  • por
Compartilhe esse post

Por proposição da vereadora Nina Souza (PDT), a Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene para entrega do Título de Cidadã Natalense à economista Maria do Livramento Miranda Clementino pelos relevantes serviços prestados à capital potiguar. A solenidade reuniu autoridades políticas, membros da comunidade acadêmica, familiares e amigos da homenageada.

Nascida em Itaipu (RN), Maria do Livramento dedicou quase cinco décadas à promoção de políticas públicas no Rio Grande do Norte. Sua trajetória acadêmica inclui formação em Economia, Sociologia e Política, além de mestrado e doutorado. Focou suas pesquisas no Planejamento Urbano, sendo pioneira na área. Casada e mãe de três filhos, Livramento continua ativa na UFRN, onde atua há 46 anos, e seu legado possui numerosas publicações científicas. 

“Forte e aguerrida, essa mulher é uma autoridade nacional do planejamento na Gestão Pública. Uma pessoa séria e dedicada em tudo que faz, que hoje temos a satisfação de entregar nossa maior honraria. O Título de Cidadania é uma certificação, uma legitimação daquela pessoa como parte da cidade. Ou seja, é o município que adota e reconhece que o indivíduo tem contribuições importantes para a sociedade. É isso que significa esta justa e merecida homenagem”, afirmou a vereadora Nina Souza.

Lindijane Almeida, diretora do Instituto de Políticas Públicas da UFRN e amiga da homenageada, também participou do ato solene. “Um exemplo de mãe e de profissional. Ela é um dos nossos orgulhos no Instituto de Políticas Públicas, inclusive é a fundadora do curso de Gestão de Políticas Públicas, em 2008, e do Núcleo Avançado de Políticas Públicas, em 2004, entre outros feitos acadêmicos. Trata-se de uma referência nacional, sobretudo no que tange à discussão das regiões metropolitanas”. 

O diretor da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (FAPERN), Gilton Sampaio de Souza, pontuou que o reconhecimento do trabalho da professora Maria do Livramento mostra que o povo de Natal entende a relevância da educação, ciência e pesquisa. “Estão todos de parabéns: a homenageada, a vereadora Nina Souza, a Câmara Municipal e a UFRN. A capital potiguar pode se orgulhar de ter como filha uma das pesquisadoras mais brilhantes do Brasil”, disse ele, que na ocasião representou a governadora Fátima Bezerra.

Marco Bruno Miranda, juiz federal e filho de Maria do Livramento, falou em nome da família. “Quero agradecer todos os gestos de consideração e apreço que tiveram com a nossa família desde que entramos nas dependências deste parlamento. Estamos comovidos, felizes e gratificados com uma homenagem histórica como essa”. 

Ao fazer uso da palavra, Maria do Livramento agradeceu a homenagem do Legislativo natalense. “Estou honrada com a concessão deste título tão importante, representativo e simbólico. Porque Natal significa, para mim, o lugar que escolhi para morar, construir minha família, fazer amigos e dedicar meu trabalho. Aqui criei meus filhos e alcancei todos os objetivos profissionais que tracei. Portanto, me sinto realizada com tamanha manifestação de carinho”, declarou. 


Compartilhe esse post

AUDIÊNCIA DESTACA IMPORTÂNCIA DO INSTITUTO METROPÓLE DIGITAL NO MERCADO DE TI

  • por
Compartilhe esse post

A Câmara Municipal de Natal realizou nesta quinta-feira (16) uma audiência pública, proposta pela vereadora Nina Souza (PDT), para discutir sobre o fortalecimento do mercado de tecnologia da informação através do Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Discutimos o tema da inovação na gestão pública, startups em funcionamento no parque tecnológico de Natal. Vimos uma pequena mostra de tudo que já foi produzido no IMD e o potencial que temos a explorar”, disse a vereadora, que também é autora de Projetos de Lei que incentivam o financiamento de startups e o desenvolvimento tecnológico na capital.

Durante a audiência, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo instituto, empregos gerados, empresas incubadas e que se desenvolveram a partir do parque tecnológico, resultado dos investimentos já realizados. “Hoje somos mais de 130 mpresas, mais de 2.600 empregos, quase 80 benefícios fiscais concedidos e um faturamento superior a R$ 200 milhões por ano”, destacou o diretor do Parque, Rodrigo Romão.

No momento, o objetivo é ampliar esses números e, por isso, o instituto busca recursos através de emendas parlamentares. “Estamos apostando em aumentar os resultados, em dobrar a meta. E a ampliação do espaço físico vai nos ajudar a concretizar isso”, declarou o professor Frederico Lopes.

Com isso, mais empregos devem ser cirados a partir de novas empresas a serem impulsionadas pelo instituto, a exemplo da startup dirigida pelo empresário Assis Barbosa, ex-aluno do IMD. “Me vi empreendedor dentro da própria academia e o parque foi determinante porque oferece toda uma estrutura, todo um conjunto de consultores para o desenvolvimento do projeto. Seria bem mais difícil sobreviver sem esse tipo de auxílio que o Parque oferece”, enfatizou.

Representantes da Federação das Indústrias do Estado (Fiern) e do Sebrae/RN, também participaram da audiência.


Compartilhe esse post