Início » Arquivos para 5 de novembro de 2024, 15:00h

novembro 5, 2024


NOVA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO VAI IMPULSIONAR SERRAS DO AGRESTE POTIGUAR

  • por
Compartilhe esse post

Uma região serrana cheia de sonhos de crescimento e com grande potencial econômico tem se mobilizado e dado firmes passos em direção ao desenvolvimento. O polo serrano, que abrange os municípios de Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Passa e Fica e São José do Campestre, conta agora com a Agência de Desenvolvimento das Serras do Agreste Potiguar.

A organização é fruto da implementação do Programa LIDER Serras do Agreste Potiguar (Programa de Liderança para o Desenvolvimento Regional), uma iniciativa do Sebrae-RN, que visa integrar lideranças e instituições da região para promover o desenvolvimento econômico e social.

Formalizada há pouco mais de um mês, a Agência já celebra conquistas importantes. Na última sexta-feira (1), recebeu o título de utilidade pública pelo município Serra de São Bento e também está em andamento o pedido de reconhecimento na esfera estadual, por meio da Assembleia Legislativa do RN.

Além de ganhar visibilidade no cenário político, a Agência avança em parcerias estratégicas. Uma delas é com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), visando apoiar atividades agropecuárias e fomentar a agricultura familiar. No campo educacional, foi assinada uma carta de intenções com a Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN), instituição focada em pós-graduação, que oferecerá aos professores da região um curso de pós-graduação em pedagogia digital.

Outras conquistas incluem uma cadeira no Orçamento Participativo do Governo do Estado para a região do Trairi, uma imersão técnica na Paraíba e a inclusão na discussão sobre o manejo do Parque Ambiental Pedra da Boca, que, embora localizado na Paraíba, possui acesso pelo Rio Grande do Norte e impacta diretamente o turismo local.

“É desafiador fazer tudo isso, mas tivemos uma grande oportunidade com essa parceria com o Sebrae, que nos encorajou bastante e mostrou que éramos capazes de fazer algo diferente, algo que transformasse o estilo de vida das pessoas”, relata o presidente da Agência, Evilázio Crisanto.

Para o empreendedor, que atua no setor imobiliário, a região tem plenas condições de competir com localidades próximas, como Bananeiras. “Nossa paisagem é privilegiada: temos uma serra e estamos inseridos no bioma da caatinga, com pedras aflorando, o que dá um aspecto único, além de uma vista que muda com as estações. No inverno, o frio e a vegetação verde; na seca, uma paisagem rochosa incrível”, descreve.

Além das belezas naturais, segundo Crisanto, a Agência tem como propósito estimular um desenvolvimento regional sustentável. “Nosso principal foco é o turismo. Mas, este crescimento tem de estar junto de toda uma cadeia. Por exemplo, se fortalecemos a agricultura familiar, da nossa própria região, abastecemos os restaurantes e hotéis”, expõe.

Programa LIDER Serras do Agreste Potiguar – Trilha do Desenvolvimento

As atividades na região tiveram início em agosto de 2023 com a reunião de 52 participantes, entre eles lideranças municipais, representantes do poder público, iniciativa privada e terceiro setor. O grupo é composto por uma diversidade de profissionais, como donos de restaurantes, arquitetos, sindicalistas, guias turísticos, construtores, professores, prefeitos, agricultores e empresários do turismo. Com visões distintas sobre as necessidades econômicas da região, todos se uniram em prol de um desenvolvimento comum.

Os participantes têm recebido qualificação e desenvolvido estratégias para impulsionar o desenvolvimento regional por meio do Programa LIDER. Concluídos os oito encontros iniciais, o grupo avança para o quarto e último fórum da série, onde avaliarão os avanços em relação à Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional. Essa agenda, com um plano de ação para a próxima década, estabelece metas e compromissos para o desenvolvimento da região.

De acordo com a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Cátia Lopes, a Agência atua como um ponto de apoio para os líderes, assumindo o papel de buscar parcerias estratégicas e captar recursos para a implementação das ações definidas na agenda de desenvolvimento. “O Sebrae continuará presente oferecendo acompanhamento contínuo e garantindo que o projeto seja executado com sucesso e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados”, afirma.


Compartilhe esse post

SEMANA RN LIXO ZERO PROMOVE AÇÕES SUSTENTÁVEIS ATÉ O PRÓXIMO DIA 10

  • por
Compartilhe esse post

Começou nesta segunda-feira (4), a 4ª Semana RN Lixo Zero (SRNLZ), que segue até o domingo (10). O evento, criado pela organização não-governamental Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e organizado localmente pelo Coletivo RN Lixo Zero, busca dar visibilidade a iniciativas sustentáveis e sensibilizar a sociedade em geral para a problemática do lixo. Este ano, já são 18 cidades potiguares participantes do projeto.

Segundo a coordenadora do Coletivo RN Lixo Zero, Luiza de Sá, a Semana Lixo Zero foi criada há mais de dez anos e já tem mais de trezentas cidades brasileiras participantes. Em 2023, a edição potiguar foi premiada como a “Semana Destaque Lixo Zero Brasil”.

O tema da edição de 2024 é “Responsabilidade social, por uma cidade digna”. Luiza explica que o objetivo da escolha é “trazer uma reflexão que nos faz pensar como ter uma cidade sustentável, como pensar em todas as representações da sociedade que podem colaborar com a melhor gestão dos resíduos sólidos”. Ainda segundo a coordenadora, “através da união de vários setores da sociedade, a gente consegue ter uma melhor gestão dos resíduos sólidos”.

Entre as ações inscritas para este ano estão rodas de conversa, palestras, mutirões de limpezas, pontos de entrega voluntária de resíduos, hortas escolares e gincanas. A programação é aberta a toda a população, que pode visualizar as atividades e se inscrever por meio do site semanalixozero.eco.br/rnlixozero.

“Todo mundo pode participar da 4ª Semana RN Lixo Zero. As inscrições ainda estão abertas. Você pode propor uma ação na sua comunidade, no seu trabalho, na sua cidade; inscrever essa ação; vamos divulgar no nosso Instagram (@rnlixozero) e depois essas ações vão ser cadastradas no site. Todo mundo pode colaborar e pode ser voluntário das ações que já foram inscritas”, explicou Luiza de Sá.

Nesta edição, já há atividades disponíveis em Arez, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Ceará Mirim, Currais Novos, Itaú, Lajes, Macaíba, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pau dos Ferros, São Miguel do Gostoso, São Miguel, São Paulo do Potengi e Senador Georgino Avelino.

De acordo com a coordenadora, o objetivo principal do grupo criador do evento é facilitar o exercício da cidadania no que se refere ao meio ambiente, lutando pelos direitos e cumprindo com os deveres.

“Como sociedade civil, nosso grupo tem deveres e direitos. Entre os nossos direitos, estamos fazendo parte de cobrar dos gestores públicos a implementação da Lei 12.305/2010, que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos. E, como cidadão, também temos nossos deveres, que é fazer o descarte correto dos nossos resíduos sólidos, fazer a separação, por exemplo, dos recicláveis; como também dos resíduos orgânicos. Então, o nosso objetivo principal é funcionar como um espaço para cidadãos exercerem a cidadania relacionada ao meio ambiente, colocar em prática a nossa responsabilidade de cuidar do nosso estado”, afirmou Luiza.


Compartilhe esse post

“PSD NÃO TEM PRECONCEITO NEM COM A DIREITA, NEM COM A ESQUERDA”

  • por
Compartilhe esse post

Prefeito eleito do 3º maior partido do Estado, Jaime Calado (PSD), eleito em São Gonçalo do Amarante, era secretário de Fátima Bezerra (PT), quando resolveu lançar sua candidatura no município, em oposição ao prefeito Eraldo Paiva, do PT da governadora. Apesar do partido ter permanecido na base aliada do PT no Governo Federal – a senadora Zenaide Maia, presidente do PSD no RN e esposa de Jaime, é vice-líder do Governo Lula no Senado – o PSD foi oposição ao PT principalmente em Natal, com a candidatura de Carlos Eduardo (PSD) e em São Gonçalo, além de outros municípios. Em São Gonçalo, Jaime venceu com 31.917 votos (53,14%), contra 23.205 (38,64%) de Eraldo Paiva (PT) e 4.939 de Gabi Trajano (Avante). Lá, segundo Calado, o “jogo foi pesado”, se referindo à campanha do governo contra seu nome. Apesar disso, garante que “não tem nenhuma mágoa” e que esse assunto é superado”.

“Não tenho mágoa nenhuma. Esse assunto eu acho que é um assunto superado. Eu agora estou focado na escolha de secretariado, preparação de equipe, me reunir com cada um, focar em como vamos realizar o programa de governo e a questão política, o que já houve, já houve, já é outro capítulo. Isso é uma novela de muitos capítulos”, explicou em conversa com o Diário do RN.

Mesmo assim, aponta o que teria sido a prática da campanha que enfrentou no município da grande Natal. “Tivemos 31.917 votos. Nenhum comprado. Foi uma eleição de muito dinheiro, muito jogo pesado. E sem ter cargo comissionado, nada, senão o trabalho que a gente já tinha feito e o programa de governo feito de forma participativa. Nós dividimos o município em 12 áreas e fizemos 12 seminários abertos, de pegar da população as prioridades, foi assim feito o nosso programa de governo e o resultado foi bom, muito bom. 8.712 votos de maioria. Foi uma vitória maiúscula”, avalia.

O prefeito eleito afirma, ainda, que se preocupa com duas questões que devem afetar, de acordo com ele, a situação financeira de São Gonçalo.

“Estou preocupado com dois problemas. Um é o empréstimo. O Flonpata, que foi feito em dólar e a gente tem que pagar em real. E se não for alterada daqui para lá a situação, vamos ter que pagar R$ 50 milhões no ano que vem e isso me preocupa muito, desequilibra as contas do município. O outro é o que foi feito nos últimos dois anos e meio no Instituto de Previdência. Esses dois desequilíbrios me preocupam muito, mas nós estamos trabalhando em cima disso para buscar resolver”, afirma Jaime.

Ele se refere à empréstimo contraído pela Prefeitura junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA). O valor do empréstimo é de mais de $30 milhões de dólares.

O prefeito eleito deverá realizar uma auditoria nas contas do município, mas evita indicar que haja algum indício de irregularidade que aponte para a necessidade.

“Auditoria sim, porque um governo que está entrando, e de oposição, tem o dever de fazer. Vamos fazer pela necessidade de conhecer a realidade de cada setor, só tem um jeito, fazendo auditoria, mas não é com intenção persecutória não, é nesse sentido”, informa.

Além disso, afirma que deverá priorizar a saúde nos primeiros dias de Governo, “que está um caos e saúde não pode esperar”. A limpeza urbana também deverá ter atenção, “que é outra coisa também que incomoda e gera consequências graves para a população”, assim como não “se descuidar em todas as outras áreas”.

O orçamento é outra área que sua equipe, segundo Jaime, está aguardando “para ver quais as adequações que precisam ser feitas de acordo com nosso programa de governo, mas eu acho que precisamos ver o diagnóstico, tirar nossas dúvidas”. A Lei Orçamentária Anual (LOA) referente a 2025 está sendo apreciada pela Câmara Municipal de São Gonçalo.

Após a eleição, o PSD se tornou o 3º maior partido do Estado, ficando atrás do MDB (45) e do União Brasil (26). Com 21 prefeitos eleitos e nove vice-prefeitos, incluindo Mossoró, que é o segundo maior colégio eleitoral do RN.

PSD e PT em 2026
Mesmo “sem nenhuma mágoa”, Jaime não se prende à aliança nacional e pontua a posição de centro do Partido Social Democrático ao falar sobre 2026. “Ainda está cedo, vai ter essas conversas, todo mundo vai conversar com todo mundo. Nós não temos preconceito, nem com a direita, nem com a esquerda, nós somos de centro”.

Entretanto, se limitou a esta declaração e destaca que vai “falar sobre isso na hora certa”. O “isso” a que o prefeito eleito de São Gonçalo se referiu na conversa também inclui alguma possível conversa com o PT sobre a campanha ao Senado, já que Zenaide deve se candidatar à reeleição, mas Fátima Bezerra, que também pode ser candidata ao Senado, já teria sinalizado nos bastidores que não faria dobradinha com a vice-líder do Governo no Senado.

Carlos Eduardo
Jaime Calado, confirmou, ainda, que conversou com Carlos Eduardo após o primeiro turno da eleição em Natal, mas que o deixou à vontade para decidir pela neutralidade. Segundo o ex-secretário de Fátima Bezerra, não houve aconselhamento para qualquer posição do ex-prefeito relacionada ao segundo turno.

“Cheguei sim, conversei com ele mais de uma vez. Olha, eu resolvi respeitar a posição dele, cada um é que sabe de si”, afirmou.

“A minha surpresa foi ele não ter ido para o segundo turno, porque as pesquisas todas mostravam que ele ia, pelo serviço que ele fez, ele tem muito serviço prestado nessa cidade. Aliás, fez mais que todos, construiu 48 escolas, 13 creches, calçou milhares de ruas, enfim, eu esperava ele ter pelo menos ido para o segundo turno, mas é assim mesmo, cada campanha tem sua história. A história dele foi essa”, finalizou.


Compartilhe esse post

“NATÁLIA É UMA DAS LÍDERES DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO QUE O PT ESTÁ PASSANDO”

  • por
Compartilhe esse post

Secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do RN, Raimundo Alves (PT) é um dos articuladores do PT de Fátima Bezerra. Na campanha de 2022, conduziu as articulações que garantiram a reeleição da governadora no primeiro turno. Em 2024, quando o foco do PT foi a disputa na capital, ele se manteve nos bastidores. Agora, após a derrota de Natália Bonavides (PT), no segundo turno, para a chapa Paulinho Freire (UB) e Joanna Guerra (Republicanos), que tinha como padrinhos Álvaro Dias (Republicanos), Rogério Marinho (PL), Styvenson Valentim (Podemos) e José Agripino (UB), Raimundo avalia que o PT teve “um dos melhores resultados de sua história no RN” e que o partido “está no caminho certo para 2026”.

Numa rápida conversa com o Diário do RN, o secretário-chefe do Governo do RN ressalta que “até o adversário reconhecia” o preparo e a capacidade de entendimento de Natália sobre Natal. Para ele, Natália Bonavides é “uma das líderes do processo de renovação que o PT está passando”.

“Eu tenho 40 anos de militância no PT e poucas vezes eu vi uma campanha tão bonita com tanta paixão da militância quanto essa. Para isso, foi fundamental a postura e a capacidade de convencimento que a candidata Natália teve com a militância e com a população de Natal. Nos debates, ela apresentava tanta capacidade de entendimento da cidade e facilidade na apresentação das respostas que até o adversário reconhecia. Ela realmente foi gigante. Natália fez história e hoje é uma das líderes do processo de renovação geracional que o PT está passando”, afirma Raimundo.

Ao contrário do que avaliam opositores, como Álvaro Dias e José Agripino, o articulador do Partido dos Trabalhadores não vê 2024 como uma eleição de desempenho ruim para o partido. Segundo Raimundo Alves, “o PT obteve em 2024 os melhores resultados da sua história no RN”.

“Elegeu sete prefeitos, 13 vices-prefeitos e 62 vereadores e vereadoras. Participou ativamente das eleições em mais de 120 municípios onde privilegiou alianças com partidos da base de sustentação do governo da Professora Fátima, tática que se provou acertada”, pontuou.

A tática de privilegiar alianças na base da governadora nos municípios do RN traz a esperança, para ele, de que estejam no “caminho certo para 2026”. O secretário-chefe lembra que esse processo já é implantado desde 2018 e, sem citar qual o “rumo” do partido, afirma que vão apressar o passo.

“Acho que o PT plantou as bases para o processo de aliança com partidos e lideranças políticas agora em 2024, processo esse que a Governadora já vem implantando desde 2018, o que nos deixa bastante esperançosos que estamos no caminho certo para 2026. Vamos manter o mesmo rumo e apressar o passo”, explica.

Em 2024, o PT firmou aliança com os partidos MDB, PSB e PDT, além dos integrantes da Federação Brasil da Esperança, que inclui PV e PCdoB.

Nos bastidores, as possibilidades do grupo para 2026 incluem a candidatura da governadora Fátima ao Senado. Para isso, o vice-governador Walter Alves (MDB) assumiria a cadeira do Executivo, com a renúncia da gestora, em período regulamentar de acordo com legislação eleitoral. Isso o levaria a ser candidato natural à reeleição ao Governo do RN. As conversas e os planos, entretanto poder mudar e/ou amadurecerem até lá.

Raimundo: “Adversários fizeram uso da máquina pública municipal”

Ainda sobre a campanha eleitoral, Raimundo Alves avaliou a campanha realizada pelo adversário de Natália Bonavides. Ele acentua ações que relaciona à “extrema-direita” e cita outras que atribui ao uso da máquina pública pelo prefeito Álvaro Dias. A campanha que, de acordo com Raimundo, foi suja, está passando por apuração dos órgãos competentes.

“As fakes News, que viraram uma tradição nas campanhas da extrema-direita; as denúncias com muitas evidências de que houve compra de votos; a utilização da máquina pública, como o caso da iluminação da Ponte Newton Navarro na noite anterior à eleição; o constrangimento a que trabalhadores terceirizados que prestam serviços à Prefeitura de Natal foram submetidos; a violência política, com ameaça à vida da candidata Natália; a misoginia contra Natália e contra a governadora Fátima; enfim, ficou muito evidente que não foi uma campanha limpa, mas tudo isso foi colocado para apuração e alguns fatos já comprovados para julgamento dos órgãos competentes que certamente haverão de se pronunciar”, acredita Alves.


Compartilhe esse post

LIGA CONTRA O CÂNCER RECEBE HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

  • por
Compartilhe esse post

A Liga Contra o Câncer foi homenageada em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na manhã desta segunda-feira (4). A solenidade, de proposição do deputado Hermano Morais, foi alusiva aos 75 anos da instituição, comemorados em julho deste ano.

“A importância da Liga se revela ainda mais quando vemos os números. Em 2023 foram mais de 1 milhão de procedimentos e a Liga amplia seus serviços ano após ano”, disse o deputado Hermano Morais, destacando ainda a importância das doações e da destinação de emendas parlamentares para manutenção do trabalho.

A solenidade homenageou os membros do Conselho Curador e da superintendência da instituição: Aldo Medeiros, Jane Aquino, Roberto Sales, Ivo Barreto, Ricardo Curioso, Maciel Matias, Luciano Luiz, Karla Emerenciano, Arthur Villarim e Edilmar de Moura.

Após a entrega das placas e da apresentação do coral do Grupo Despertar, o diretor-presidente da Liga, Aldo Medeiros, falou em nome dos homenageados. Em seu discurso, ele chamou atenção para o aumento dos registros de câncer em todo o mundo, ressaltando a importância de investir em educação sobre cuidados com a saúde e prevenção e o trabalho que a Liga realiza nesse sentido.

“Para o triênio de 2023 a 2025, o INCA estimou um aumento de 13% nos registros de câncer no Brasil, em relação ao triênio anterior. Na Liga, nós temos feito a nossa parte ao longo desses 75 anos, abraçando fielmente nossa causa e nossa missão de combater o câncer transformando vidas”, concluiu.


Compartilhe esse post

VEREADOR ELEITO, PEDRO HENRIQUE DIZ ENCARAR A POLÍTICA COMO MISSÃO DE VIDA

  • por
Compartilhe esse post

O servidor público Pedro Henrique assume pela primeira vez um cargo eletivo em 2025, após obter 3.728 votos nas eleições municipais deste ano. O vereador eleito tem 32 anos e teve suas primeiras experiências políticas como Conselheiro Nacional da Juventude (CONJUVE). Agora, ele chega à Câmara Municipal com o objetivo de “mudar a vida das pessoas”.

Pedro Henrique é bacharel em Direito pela Universidade Potiguar (UnP), cursa Administração Pública na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem formação política pela RenovaBR. Com diversas experiências no serviço público, ele teve, por exemplo, funções de coordenação na Secretaria de Saúde de Natal (SMS Natal), e chefiou gabinete da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Para o vereador eleito, a decisão de se candidatar veio por incentivo de amigos. “Além disso, a necessidade de mudança e renovação na nossa cidade me incentivaram ainda mais a seguir com esse objetivo”, contou, ressaltando também o desejo de “mudar a vida das pessoas”. Na campanha, ele foi apoiado pelo deputado estadual Hermano Morais (PV).

O bacharel em Direito afirma encarar a política como “missão de vida” e que a eleição foi um “sonho coletivo” realizado. “Recebi a notícia com muita gratidão no coração as pessoas que me ajudaram a realizar esse sonho coletivo. Encaro a política como missão de vida, e ver que, ao final da campanha, Natal recebeu nossas propostas com tanto carinho e reconhecimento, me deu a certeza de continuar buscando fazer uma política inovadora”, declarou.

Quanto às principais bandeiras, ele aponta que serão juventude, educação e transparência pública. “Acredito em uma educação participativa e que engloba as diversas nuances educativas, e não somente a sala de aula. A juventude também é prioridade por aqui, pois sei como essa esfera da sociedade é, muitas vezes, esquecida pela esfera pública. Além disso, nosso mandato buscará agir com transparência, sempre prestando contas a população”, contou.

Pedro afirma que a expectativa para o mandato é “a melhor possível” e que pretende trabalhar com indicadores e métricas. “Para mostrar a Natal que a confiança depositada a mim será transferida em muito trabalho na Câmara Municipal a partir de 1 de janeiro”, explicou o vereador eleito.


Compartilhe esse post