Início » Arquivos para 23 de outubro de 2025, 13:00h

outubro 23, 2025


EMPREENDEDORES NATALENSES GANHAM NOVO ESPAÇO DE APOIO E CAPACITAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

Com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo natalense, sobretudo no bairro do Alecrim, principal centro comercial da capital potiguar, a Prefeitura de Natal, em parceria com o Sebrae/RN (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte), inaugurou nesta quarta-feira (22) a Sala do Empreendedor.

Localizada no Shopping 10, o novo espaço funcionará como um centro de atendimento e orientação voltado a quem deseja abrir, formalizar ou ampliar o próprio negócio. A Sala oferece um serviço integrado, com acesso a informações, capacitações, consultorias e linhas de crédito destinadas ao desenvolvimento do empreendedorismo local.

O projeto atende à crescente demanda por suporte técnico e operacional aos empreendedores natalenses, ampliando o alcance das ações de inovação e fortalecimento do comércio. A parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/RN também prevê a realização de workshops, palestras e cursos voltados à qualificação e à melhoria da gestão empresarial.

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), destacou que o novo espaço representa um avanço nas políticas de incentivo ao empreendedorismo na capital potiguar.

“A Sala do Empreendedor é uma ação que facilita a abertura de empresas, amplia a qualificação profissional e fortalece o ambiente de negócios. Queremos que o empreendedor tenha acesso a conhecimento, orientação e suporte técnico gratuito, com profissionais preparados para ajudar quem quer crescer e gerar trabalho e renda na cidade”, afirmou.

Entre os serviços oferecidos estão orientações sobre formalização de empresas, parcelamento de débitos, regularização, emissão de nota fiscal e capacitações em gestão financeira, marketing, inovação e atendimento ao cliente.

O secretário da Sepae, Arthur Dutra, explicou que o espaço foi planejado para aproximar os empreendedores dos serviços que podem impulsionar seus negócios e movimentar a economia local.

“A Sala do Empreendedor é voltada ao microempreendedor, para quem já possui empresa ou deseja formalizar o próprio negócio. Nosso objetivo é que o lojista e o comerciário encontrem, em um único lugar, orientação prática e capacitação de qualidade, com o apoio de instituições parceiras”, afirmou.

Já o diretor de Operações do Sebrae/RN, Marcelo Toscano, ressaltou a importância da parceria para incentivar o empreendedorismo e oferecer suporte técnico acessível.

“A inauguração da Sala do Empreendedor em Natal é um marco importante para fortalecer o ambiente de negócios na capital. Essa parceria com a Prefeitura é mais uma demonstração do nosso compromisso em apoiar quem empreende e quer crescer. A Sala vai facilitar o acesso a orientações aos que desejam formalizar seu negócio e oferecer suporte técnico para que os empreendedores possam se desenvolver com mais segurança e competitividade”, ressaltou Toscano.

COMO ACESSAR
A Sala do Empreendedor está localizada no Shopping 10 – Rua Leonel Leite, 1377, loja 117ª, bairro Alecrim; e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.


Compartilhe esse post

114 ANOS DO ALECRIM: O CORAÇÃO PULSANTE DO COMÉRCIO NATALENSE HISTÓRIA, TRADIÇÃO E FORÇA ECONÔMICA

  • por
Compartilhe esse post

Um dos bairros mais antigos e simbólicos de Natal, o Alecrim completa, nesta quinta-feira (23), 114 anos de história. Com uma trajetória marcada pela diversidade cultural, pela fé e pelo comércio vibrante, o bairro se consolidou como o coração econômico da capital potiguar, onde convivem, lado a lado, a tradição centenária e o dinamismo do maior centro comercial do Estado.

De acordo com registros históricos, a origem do Alecrim é datada do ano de 1856, quando uma epidemia de cólera levou à criação de um novo cemitério fora da área central da cidade, o atual Cemitério do Alecrim, que abriga restos mortais de diversas personalidades do Estado. Ao redor dele começaram a surgir as primeiras moradias e, com o tempo, o local se transformou em um núcleo urbano efervescente. Ainda segundo os registros e lendas, o nome do bairro, teria surgido do cultivo da erva chamada de mesmo nome nas janelas das casas ou do uso nos velórios, como forma de purificação e perfume no período da epidemia.

Oficialmente fundado em 1911, o Alecrim cresceu de forma acelerada e, atualmente, abriga cerca de 30 mil moradores e um dos maiores fluxos diários de pessoas e veículos de toda a cidade, estima-se que mais de 150 mil pessoas circulem por suas ruas todos os dias, número que ultrapassa 3 milhões por mês.

Para Matheus Feitosa, presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), o aniversário é motivo de orgulho, mas também de reflexão sobre o futuro. “Temos muito a celebrar por tudo o que já construímos, mas também seguimos na luta por melhorias estruturais essenciais, como o ordenamento público, o estacionamento rotativo e a reforma do camelódromo.

São obras fundamentais para modernizar o Alecrim, atrair mais clientes, gerar mais emprego, renda e desenvolvimento para quem investe aqui”, afirma.

Mais de seis mil empresas formalizadas fazem do Alecrim um impulsionador da economia natalense. Além disso, o bairro concentra mais de mil camelôs e ambulantes, sendo que somente o camelódromo abriga cerca de 400 deles. A movimentação é intensa e calcula-se que o comércio do bairro contribua com mais de R$ 3 milhões por mês em arrecadação, impulsionado pela diversidade de segmentos que se espalham pelas suas principais avenidas.

O tradicional camelódromo abriga cerca de 400 pontos comerciais infrininforma – Foto: Reprodução

O comércio do bairro é setorizado – a Avenida Presidente Quaresma (Av. 1) abriga a tradicional feira livre e setores voltados ao agro, festas e descartáveis. Já a Avenida Presidente Bandeira (Av. 2) concentra clínicas, bancos, lojas de vestuário, joalherias e o famoso relógio do Alecrim. Outras vias se destacam pela especialização, como a Rua José Bento (Av. 3), reduto de eletrônicos e autopeças, a Rua Amaro Barreto, que reúne lojas de móveis e eletrodomésticos, a Av. 8, conhecida como “Vuco Vuco”, referência em produtos usados, e a Av. 10, que abriga o shopping do bairro e diversas lojas de celulares, decoração e tecidos.

“O Alecrim é um polo econômico único. Aqui você encontra desde produtos importados da China e da Europa até itens regionais produzidos por potiguares. É um espaço que conecta o comércio local com o mundo”, destaca Matheus. Ele acrescenta que 37% dos clientes vêm da Zona Norte de Natal, e muitos outros chegam de cidades do interior em busca da variedade e dos preços competitivos. “O Alecrim é democrático. É o bairro onde todos se encontram para comprar, vender e empreender”, observa.

Matheus, ainda lembra que ao longo dos anos, o Alecrim aprendeu a se reinventar. Com isso, muitos lojistas têm investido em tecnologia e vendas digitais, buscando competir com grandes redes e o comércio eletrônico.

“Mesmo com as dificuldades, a gente não desiste. O Alecrim é feito de luta e de alegria. É um bairro que pulsa, que ensina e que acolhe. Celebrar 114 anos é celebrar a nossa história, mas também o nosso futuro”, conclui Matheus.

Além do comércio, o bairro também é lar de instituições e símbolos históricos que fazem parte da memória da cidade, como o Alecrim Futebol Clube, o Instituto dos Cegos, o Instituto Padre Miguelinho, clubes de escoteiros e igrejas centenárias, entre elas, a Igreja de São Pedro, ponto de referência religiosa e cultural. “Tudo isso forma um ecossistema vivo, feito de gente batalhadora, de famílias que passam o bastão de geração em geração. O Alecrim é resistência e renovação”, resume o presidente da AEBA.

Feira do Alecrim é centenária e patrimônio do Rio Grande do Norte

Centenária, a Feira do Alecrim foi reconhecida pela ALRN como patrimônio imaterial do Estado, em 2020 – Foto: Reprodução

Nenhuma história sobre o Alecrim estaria completa sem mencionar a sua feira livre, a maior e mais antiga de Natal. Fundada em 18 de julho de 1920, a Feira do Alecrim acontece todos os sábados, das 6h às 15h, no cruzamento das avenidas Coronel Estevam e Presidente Quaresma.

Em 2020, ano do centenário de fundação, foi reconhecida pela Assembleia Legislativa como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.

Nos barracões que compõem a feira, é possível encontrar de tudo, desde frutas, verduras, carnes, aves vivas, peixes, grãos a granel e comidas típicas como tapioca, cuscuz, bolo de fubá e pastel com caldo de cana – até mercadorias variadas como roupas, calçados, brinquedos, eletrônicos, utensílios domésticos, artesanato, plantas, doces, remédios naturais e até mesmo literatura de cordel.

Mas, mais do que um ponto de compras, o espaço é um encontro social, onde o diálogo e a negociação fazem parte da cultura. “A feira é a alma do Alecrim. Ela simboliza a nossa força, nossa tradição e a conexão entre gerações de comerciantes e clientes”, comenta Matheus Feitosa.


Compartilhe esse post

ALLYSON VENCERIA EM TODOS OS CENÁRIOS COM FOLGA E ROGÉRIO É O 2º MAIS FORTE

  • por
Compartilhe esse post

No recorte dos cenários, considerando possíveis definições entre os grupos políticos para o pleito de 2026, o Datavero simulou quatro situações e perguntou ao eleitor “Se as eleições para Governador do Rio Grande do Norte fossem hoje, em qual destes nomes você votaria?”.

Em uma disputa entre Allyson Bezerra, Álvaro Dias e Cadu Xavier, o prefeito de Mossoró amplia sua margem com a preferência de 34,70% dos entrevistados. O ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, tem 18,54% e o secretário Cadu Xavier 6,89%. Não souberam ou não responderam à pergunta 12,05%. 27,81% responderam “Nenhum”.

Sendo a disputa entre Allyson Bezerra, Rogério Marinho e Cadu Xavier, o prefeito de Mossoró tem a preferência de 35,43% dos entrevistados. O senador Rogério Marinho, tem 20,20% e o secretário Cadu Xavier 6,23%. Não souberam ou não responderam à pergunta 11,92%. 26,23% responderam “Nenhum”.

Em um cenário com Allyson Bezerra, Carlos Eduardo e Álvaro Dias, o prefeito de Mossoró tem a preferência de 35,17% dos entrevistados. O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo tem 16,36% e o também ex-prefeito Álvaro Dias é o terceiro com 12,72%. Não souberam ou não responderam à pergunta 10,99%. 24,77% responderam “Nenhum”.

O último cenário apresentou aos entrevistados os nomes de Allyson Bezerra, Álvaro Dias e Thabatta Pimenta. O prefeito de Mossoró aparece com 36,16% das intenções de voto. Em segundo, o ex-prefeito Álvaro Dias tem 16,42% e, em terceiro, Thabatta tem 10,60% Não souberam ou não responderam à pergunta 10,99%. 25,83% responderam “Nenhum”.

Styvenson e Fátima seriam os eleitos para o Senado

Assim como acontece com relação ao Governo do Estado, mais de 70% dos entrevistados mostraram não ter nenhum nome escolhido para o Senado Federal que nas próximas eleições terá duas vagas em disputa para o RN.

Segundo levantamento do Instituto DataVero, divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Diário do RN, 76,56% não souberam ou não responderam em quem votariam para Senador, se as eleições fossem hoje. 4,24% responderam “nenhum”.

Entre os nomes citados na pesquisa espontânea, o senador Styvenson Valentim aparece em primeiro com 10,86%, seguido pela governadora Fátima Bezerra com 4,37%. A terceira mais citada é a senadora Zenaide Maia, com 1,85%.

Outros nomes citados aparecem com menos de 1% como o senador Rogério Marinho, os ex-prefeitos de Natal Álvaro Dias e Carlos Eduardo, o presidente da Femurn Babá Pereira, além do prefeito Allyson Bezerra, o ex-senador José Agripino, Bispo Paulo, Coronel Hélio, Garibaldi Alves, o ex-deputado Rafael Motta e a ex-governadora Rosalba Ciarlini.

Styvenson Valentim lidera disputa ao Senado no primeiro e segundo voto
O cenário estimulado da disputa para o senado mostra ampla vantagem do senador Styvenson Valentim, pré-candidato a reeleição, quando os entrevistados foram perguntados sobre a opção para primeiro voto. Styvenson alcança 33,97%, seguido pela governadora Fátima Bezerra com 17,02%. Zenaide Maia aparece com 9,47%; Álvaro Dias com 8,48% e Carlos Eduardo com 8,41%.

Coronel Hélio tem 2,85% e Babá Pereira 0,79%. Não souberam ou não responderam 6,36%.

12,65% responderam “Nenhum”.

SEGUNDO VOTO
Com relação ao segundo voto para o Senado, Styvenson Valentim se mantém em primeiro, embora com uma margem menor, com 15,70%. Zenaide Maia tem 14,04%; Álvaro Dias 12,58%; Carlos Eduardo 10,60%; Fátima Bezerra 8,48%; Coronel Hélio 5,03%; Babá Pereira 1,13%. Não souberam ou não responderam 12,78%. 19,67% responderam “Nenhum”.


Compartilhe esse post

PESQUISA DATAVERO: ALLYSON LIDERA EM INTENÇÃO DE VOTO PARA O GOVERNO DO RN

  • por
Compartilhe esse post

A um ano das eleições de 2026, mais de 70% do eleitorado potiguar ainda não tem um nome para o Governo do Estado, é o que revela o mais recente levantamento do Instituto DataVero, sobre intenções de voto, divulgado nesta quinta-feira (23) no Diário do RN.

No cenário espontâneo, quando não são dadas opções de nomes ao entrevistado, 73,97% respondeu “Não sabe” em quem votaria para governador, se as eleições fossem hoje.

Entre os citados espontaneamente, o nome mais lembrado é o do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, com 12,78%. O senador Styvenson Valentim aparece com 3,77%, seguido por Fátima Bezerra com 2,85%, Cadu Xavier 2,32% e Rogério Marinho 2,05%.

Outros nomes atingiram menos de 1% das citações como os ex-prefeitos de Natal Álvaro Dias e Carlos Eduardo, o vice-governador Walter Alves, os ex-governadores Garibaldi Alves Filho e José Agripino, o deputado estadual Ezequiel Ferreira, a deputada Federal Natália Bonavides, o prefeito da capital Paulinho Freire e a vereadora Thabatta Pimenta.

ESTIMULADA
Na pesquisa estimulada, o Instituto DataVero colocou à disposição dos entrevistados seis nomes já postos como pré-candidatos nas conversas e articulações em torno do tabuleiro eleitoral para 2026.

Allyson Bezerra lidera com 27,22%. Rogério Marinho aparece em segundo com 13,58%, seguido por Carlos Eduardo com 12,72%. Álvaro Dias foi citado por 7,95% dos entrevistados e Thabatta Pimenta por 7,81%. Cadu Xavier alcançou 4,11%. Não souberam ou não responderam à pergunta 10,07%. 16,56% responderam “Nenhum”.

O Instituto DataVero ouviu 1.510 eleitores, de todas as regiões do Estado, nos dias 18, 19 e 20 de outubro. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança de 95%.


Compartilhe esse post

DATAVERO: LULA LIDERA NO RN COM MAIS DO QUE O DOBRO DE BOLSONARO

  • por
Compartilhe esse post

O Instituto Datavero foi às ruas em 50 cidades do Rio Grande do Norte para sondar o eleitorado a respeito das intenções de voto para o pleito de 2026.

Perguntados “Se as eleições fossem hoje e os nomes fossem esses, em quem você votaria para a presidência da República?”, 45,96% dos entrevistados responderam que votariam no atual presidente da República, Lula da Silva, provável candidato à reeleição. O ex-presidente Jair Bolsonaro é o segundo com 22,25% das intenções. Em terceiro aparece o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, com 8,48%; seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 5, 43%; a ministra Simone Tebet com 2,05%; Ratinho Júnior, governador do Paraná, tem 1,13%; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, 1,06%; Ronaldo Caiado, governador de Goiás, 0,73% e Romeu Zema, governador de Minas Gerais, tem 0,40% das intenções de voto dos potiguares. 4,24% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 8,28% responderam “nenhum”.

Eleitor potiguar aprova Lula e desaprova Fátima Bezerra

O mais recente levantamento do Instituto DataVero mostra o nível de satisfação do eleitorado do Rio Grande do Norte sobre a avaliação dos Governos Federal e Estadual.

Segundo o Instituto, a gestão do presidente Lula da Silva é aprovada por 56,42% dos entrevistados e desaprovada por 35,17%. 8,41% não souberam ou não responderam a pesquisa.

Já quando perguntados sobre a administração estadual, a gestão da governadora Fátima Bezerra é aprovada por 30,93% dos entrevistados e desaprovada por 59,34%. 9,74% não souberam ou não responderam.

O Instituto DataVero ouviu 1510 eleitores, de todas as regiões do Estado, entre os dias 18 e 20 de outubro. A margem de erro é de 3% (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%.


Compartilhe esse post