Início » Arquivos para 24 de outubro de 2025, 07:00h

outubro 24, 2025


DATAVERO APONTA INDEFINIÇÃO DOS POTIGUARES PARA FEDERAL E ESTADUAL

  • por
Compartilhe esse post

Nos bastidores da política, 2026 é “logo ali”. Lideranças e partidos se movimentam e grupos buscam alinhamento de interesses para a definição de chapas majoritárias e formação de nominatas para a eleição proporcional. Por outro lado, o mais recente levantamento do Instituto DataVero para o Diário do RN revela um distanciamento do eleitorado sobre o tema, faltando ainda um ano para o pleito, que tem o primeiro turno marcado para o dia 04 de outubro.

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira (23), mostrou que na sondagem espontânea quase 74% dos entrevistados responderam não saber em quem votariam para o Governo do Rio Grande do Norte, se as eleições fossem hoje.

Já o levantamento estimulado trouxe o prefeito de Mossoró liderando com folga. Allyson Bezerra foi citado por 27,22% dos entrevistados. O senador Rogério Marinho aparece na segunda colocação, mas está tecnicamente empatado, dentro da margem de erro de 3%, com os ex-prefeitos de Natal Carlos Eduardo (12,72%) e Álvaro Dias (7,95%) e a vereadora Thabatta Pimenta (7,81%). O pré-candidato governista, secretário Cadu Xavier, aparece com 4,11%. Considerando a margem de erro de 3%, para mais ou para menos, Cadu também está tecnicamente empatado com Thabatta Pimenta e Álvaro Dias.

No recorte desta sexta-feira (24), o Diário do RN traz o levantamento sobre a preferência do eleitorado na disputa para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal, confirmando o quanto eleitores ainda se mantêm alheios à corrida eleitoral, principalmente em relação ao pleito proporcional.

DEPUTADO ESTADUAL

Perguntados “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para Deputado Estadual? ”, 77,95% dos entrevistados responderam “Não sabe”. Outros 5,50% responderam “Nenhum”.

Entre os nomes citados para uma vaga na Assembleia Legislativa, o primeiro nome a aparecer é o do deputado estadual Nelter Queiroz (1,26%), seguido pelos também deputados Galeno Torquato (1,19%), Tomba Farias (1,13%), Francisco do PT (0,79%) e Adjuto Dias (0,66%). Entre os cinco, quatro são oposição, enquanto Francisco do PT é o líder do Governo na Casa.

Entre os ‘novatos’ que não têm mandato, o primeiro nome que aparece é o do ex-prefeito de Nova Cruz Flávio de Beroi, seguido pelo ex-prefeito de Ceará-Mirim Júlio César. Ambos deixaram o mandato no executivo no final do ano passado, elegeram os respectivos sucessores e pontuaram para deputado com 0,66%. Já o deputado Kleber Rodrigues foi citado por 0,60% dos entrevistados.

O ex-prefeito de Assu Doutor Gustavo, que já teve o pai, Ronaldo Soares, e o irmão, George Soares, exercendo mandato na Assembleia, foi citado por 0,46% dos entrevistados.

O ex-deputado Getúlio Rêgo, que chegou a exercer 10 mandatos na Assembleia Legislativa e pretende retornar ao Palácio José Augusto no próximo ano, foi citado por 0,46% do eleitorado; assim como o deputado Luiz Eduardo que foi prefeito de Maxaranguape e exerce seu primeiro mandato, também apareceu com 0,46%.

A deputada Eudiane Macedo, o deputado Gustavo Carvalho e o senador Styvenson Valentim aparecem com 0,40%. Oito nomes completam a lista com 0,33% das intenções cada: o prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, que já foi deputado e deverá ser candidato a governador em 2026; o vereador mossoroense Cabo Deivison, por coincidência, líder da oposição a Allyson na Câmara de Mossoró; os deputados Coronel Azevedo, Cristiane Dantas e Doutor Bernardo; o ex-deputado e atual conselheiro do TCE George Soares, e os deputados Neilton Diógenes e Ubaldo Fernandes.

DEPUTADO FEDERAL

Quando perguntados sobre a intenção de voto para a Câmara Federal, o número de indecisos é ainda maior. 83,44% dos entrevistados responderam “Não sabe” e 6,56% “Nenhum”.

O nome mais citado foi o da deputada federal Natália Bonavides que já afirmou o desejo de renovação do mandato legislativo. Ela aparece com 1,66% das intenções, seguida pelo também deputado e candidato à reeleição Benes Leocádio que teve 0,86%.

O terceiro nome é de um novato, o ex-prefeito de Caraúbas, Juninho Alves que alcançou 0,79% das intenções. Já a vereadora de Natal, Thabatta Pimenta aparece com 0,66%; seguida por Styvenson Valentim com 0,60%.

Os deputados João Maia e Fernando Mineiro aparecem com 0,53% 3 0,46%, respectivamente.
A secretária de ação social de Natal, Nina Souza, já declarou interesse na disputa por uma cadeira na Câmara e foi citada por 0,40% dos entrevistados. Quem também alcançou 0,40% das intenções foi o ex-prefeito de Currais Novos, Odon Junior.

O deputado Sargento Gonçalves também tem 0,40%.

O deputado General Girão tem 0,33%.

O ex-deputado Rafael Motta, que já afirmou que mantém conversas partidárias e pretende retornar à Câmara Federal em 2026, aparece com 0,20%.

Cinco nomes seguem com 0,13%: o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, os deputados estaduais Cristiane Dantas e Dr Bernardo. O ex-deputado Fabio Faria e seu pai, o ex-governador e atual detentor de mandato de deputado federal Robinson Faria.

Outros cinco nomes aparecem com 0,7%: o presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln; o ex-vereador de Natal e ex-deputado estadual Albert Dickson. Albert é casado com a deputada federal Carla Dickson, que assumiu o mandato após a renúncia do então deputado Paulinho Freire, atual prefeito de Natal.


Compartilhe esse post

CARLOS EDUARDO CELEBRA PESQUISA, MAS NÃO DEFINE CANDIDATURA PARA 2026

  • por
Compartilhe esse post

Ex-prefeito de Natal diz que ainda não definiu se disputará as eleições de 2026, apesar de figurar entre os nomes mais lembrados para Governo e Senado.

Nesta quinta-feira (23), o Diário do RN, em parceria com o Instituto DataVero, divulgou os números da pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. O levantamento apontou vantagem do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), na disputa pelo Governo do Estado.

No cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados, 27,22% dos entrevistados declararam apoio a Allyson Bezerra. Em seguida apareceram Rogério Marinho (13,58%), Carlos Eduardo (12,72%), Álvaro Dias (7,95%) e Thabatta Pimenta (7,81%). Cadu Xavier registrou 4,11%. Já 10,07% dos entrevistados não souberam ou não responderam, enquanto 16,56% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

No cenário espontâneo, quando não foram oferecidas opções, 73,97% responderam que “não sabem” em quem votariam para governador, se as eleições fossem hoje. Allyson Bezerra apareceu com 12,78%, seguido por Styvenson Valentim (3,77%), Fátima Bezerra (2,85%), Cadu Xavier (2,32%), Rogério Marinho (2,05%), Álvaro Dias (0,66%) e Carlos Eduardo (0,33%).

Para o Senado, o levantamento mostrou vantagem do senador Styvenson Valentim (PSDB), pré-candidato à reeleição, com 33,97% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Em seguida, apareceram Fátima Bezerra (17,02%), Zenaide Maia (9,47%), Álvaro Dias (8,48%) e Carlos Eduardo (8,41%).

No recorte referente ao segundo voto para o Senado, Styvenson também lidera, com 15,70%. Zenaide Maia aparece com 14,04%, Álvaro Dias com 12,58%, Carlos Eduardo com 10,60%, Fátima Bezerra com 8,48%, Coronel Hélio com 5,03% e Babá Pereira com 1,13%. Outros 12,78% não souberam ou não responderam, e 19,67% afirmaram que não votariam em nenhum nome.

Mencionado entre os mais citados para os dois cargos, Governo e Senado, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD), destacou a satisfação em ter seu nome lembrado na pesquisa, mas afirmou que ainda não decidiu se será candidato em 2026.

“Eu fiquei muito feliz com o resultado da pesquisa. Eu creio que isso é o reconhecimento pelo trabalho que realizei ao longo da vida pública e que, naturalmente, isso se projeta nos números para o Governo e para o Senado. Quero dizer que continuo pedindo que meu nome fique sendo avaliado para o Governo e para o Senado pelos institutos, mas decisão sobre candidatura só vamos ter no próximo ano, que é o ano eleitoral”, declarou Carlos Eduardo.

A reportagem do Diário do RN também procurou os demais nomes citados na pesquisa, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

O levantamento DataVero ouviu 1.510 eleitores em todas as regiões do Estado entre os dias 18 e 20 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.


Compartilhe esse post