SEM CRIMES LETAIS: CARNAVAL DO RN É UM DOS MAIS SEGUROS EM 8 ANOS

O Rio Grande do Norte encerrou o Carnaval 2026 com um balanço considerado histórico pelas forças de segurança. O período momesco foi apontado como um dos mais seguros dos últimos oito anos, sem registros de feminicídios, homicídios ou latrocínios em todo o estado durante os dias oficiais de festa. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (19), e reforçam a avaliação positiva da Operação Carnaval 2026, que mobilizou mais de 8 mil agentes e contou com investimento superior a R$ 10 milhões em diárias operacionais.
Além da ausência de crimes letais intencionais, o estado também registrou redução nos principais índices de criminalidade, incluindo crimes contra o patrimônio e casos de violência interpessoal. Nas áreas oficiais de festa, não houve registro de homicídios, resultado atribuído ao planejamento estratégico e à atuação integrada das forças de segurança pública.
Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 850 ocorrências durante o período carnavalesco, com 120 autos de prisão em flagrante, 61 Termos Circunstanciados de Ocorrência e o cumprimento de 34 mandados de prisão. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), os números evidenciam a presença ostensiva e a pronta resposta das equipes em todas as regiões do estado.
Durante coletiva de imprensa, a governadora Fátima Bezerra destacou o caráter histórico dos resultados e associou o desempenho ao trabalho articulado entre as instituições. “É um dos mais seguros desses últimos oito anos. E com detalhe para a gente celebrar. Nenhum caso de feminicídio e nenhum homicídio, nem latrocínio, durante exatamente o período de carnaval”, afirmou. Segundo ela, o resultado “reflete o trabalho integrado que nós temos feito, com muito planejamento estratégico”.
A chefe do Executivo também ressaltou as ações voltadas à proteção de grupos vulneráveis, com participação da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh). Durante a operação, a Delegacia de Plantão de Atendimento a Grupos Vulneráveis registrou 71 boletins de ocorrência e 77 solicitações de medidas protetivas, dentro da estratégia de enfrentamento à violência contra mulheres, proteção da população LGBTQIAPN+ e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Para a governadora, mais do que estatísticas, o balanço representa vidas preservadas. “O mais importante é a gente estar aqui celebrando isso, um dos carnavais mais no Rio Grande do Norte.
Mostrando o quanto o Rio Grande do Norte está preparado e, portanto, pronto para sediar grandes eventos, num clima de paz e de muita tranquilidade. Ou seja, quem ganhou foi o povo, porque quando a gente diz nenhum feminicídio, nenhum homicídio, o que está por trás disso?
Vidas. Vidas que estão sendo preservadas”, declarou.
O secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, destacou o empenho dos profissionais que atuaram na operação e agradeceu o trabalho integrado das forças. “O dia de hoje é para agradecer a todos os integrantes do Sistema de Segurança Pública do Estado. Os policiais civis, os policiais militares, os bombeiros militares, os integrantes da Polícia Científica e também os policiais penais. Todos esses agentes trabalharam durante a Operação Verão e durante o Carnaval”, afirmou
RN é o estado mais seguro do Nordeste e o 4º do Brasil
O bom desempenho registrado no Carnaval ocorre em um contexto mais amplo de avanço na segurança pública do Rio Grande do Norte. O Estado conquistou o primeiro lugar em Segurança Pública entre os estados do Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública, CLP, e alcançou a quarta colocação no cenário nacional, subindo duas posições em relação ao ano anterior.
O pilar de Segurança Pública representa 12,6% da composição do ranking e avalia indicadores como atuação do sistema de justiça criminal, déficit de vagas no sistema prisional, mortes a esclarecer, mortalidade no trânsito, segurança pessoal e patrimonial, violência sexual e feminicídio.
A governadora atribuiu o resultado aos investimentos contínuos na área. “Com investimentos contínuos que a gente vem fazendo exatamente na segurança pública, consolidando exatamente o nosso Estado, o quanto tem avançado nessa área, como o estado mais seguro do Nordeste, o quarto em todo o país. Portanto, aqui, meu agradecimento às nossas forças de segurança, a todos os agentes que durante esse período atuaram de forma muito dedicada, trazendo segurança e tranquilidade para o nosso povo”, afirmou.
Ainda segundo a chefe do Executivo Estadual, o reconhecimento confirma a prioridade dada ao setor e é resultado de planejamento, investimento, integração das forças de segurança e valorização profissional, representando mais proteção e qualidade de vida para a população.




