
O Brasil ganhou no mês de março mais 445.553 novos eleitores entre 15 e 18 anos. Os dados, que foram apresentados na sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dessa terça-feira, 5, pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, retratam um aumento expressivo na busca pelo primeiro título por parte dos jovens brasileiros.
Quando comparados a fevereiro, os números mostram um crescimento de 27,6%, quando 349.160 novos eleitores se habilitaram para participar do pleito deste ano. Em relação a janeiro, os dados se mantiveram praticamente estáveis: foram 349.768 novos títulos concedidos no primeiro mês de 2022.
Em março, entre os dias 14 e 18, o Tribunal realizou a Semana do Jovem Eleitor de 2022, que buscou conscientizar as pessoas que ainda não completaram a maioridade sobre a importância do primeiro voto. E o incentivo funcionou: somente em dois dias, por exemplo, em 24 e 25 de março, foram emitidos mais de 90 mil novos títulos para o eleitorado jovem.
Entre a juventude, a procura pelo primeiro título foi maior na faixa etária de eleitores com 17 anos: foram 158.947 novos documentos concedidos em março.
Incentivo
Artistas têm feito campanha nas redes sociais para incentivar jovens a tirarem o título de eleitor.
A cantora Anitta, em seu perfil no Twitter, fez campanha para que os jovens tirassem o título e brincou que, a partir de agora, só tira fotos com fãs, maiores de 16 anos, que tiverem título de eleitor.
Uma postagem da cantora foi republicada por Mark Ruffalo, ator que interpreta o Hulk nos filmes da Marvel como ‘Os Vingadores’.
Já o cantor Zeca Pagodinho gravou um vídeo para a campanha e destacou que “a democracia agradece”.