“No caminho da volta ninguém se perde e eu quero continuar trabalhando pelo Caicó grande, pelo Seridó, pelo Rio Grande do Norte. Quero continuar minha luta, que já faz 50 anos e eu me sinto ainda disposto, aguerrido, querendo fazer mais. Quero continuar a luta dos cinquenta anos”, comemora Vivaldo Costa (PV), ao assumir pela 10ª vez o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Vivaldo Costa (PV) tomou posse nesta quarta-feira (17), no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa. O ato de posse foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE/ALRN) desta quarta-feira. Empossado pelo presidente Ezequiel Ferreira (PSDB), o líder político do Seridó ressaltou, ainda, o desejo de continuar os projetos em torno da saúde mental e UTI infantil no Seridó, além da conclusão da Passagem das Traíras.
Médico por formação, Vivaldo Silvino Costa retoma caminhada política iniciada na década de 70, quando conquistou o primeiro mandato de deputado estadual em 1975. Ficou no cargo até 1991.
Foi vice-governador do Rio Grande do Norte no primeiro governo de José Agripino. Em 1994, com a saída de Agripino para campanha a senador, Vivaldo assume o Governo do RN até 1995.
Foi prefeito de Caicó entre janeiro de 1997 e abril de 1998. No mês de janeiro de 2003, chegou a exercer mandato de deputado federal. Em seguida, foi eleito deputado estadual, para as legislaturas de 2003 a 2007, 2011 a 2015 e de 2015 a 2023.
Na eleição de 2022, o Papa, como é conhecido, obteve 27.534 votos e ficou na primeira suplência da Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PcdoB).
Sendo agora o mais longevo deputado na Assembleia, com dois anos de mandato pela frente, Vivaldo afirma que não deve concorrer à reeleição em 2026.
A cerimônia de posse contou com lideranças políticas do Seridó, e com a presença dos deputados Francisco do PT, Divaneide Basílio (PT) e Nelter Queiroz (PSDB), assim como também o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), o conselheiro aposentado do TCE, Tarcísio Costa, irmão de Vivaldo, Augusto Viveiros, Diretor Geral da ALRN, entre outras autoridades e correligionários políticos do deputado.
Durante a posse, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, destacou a “honra de ter o Papa de volta, só enobrece a Assembleia Legislativa, com a sua história de vida e a sua disposição de ajudar o povo do RN, particularmente o povo de Caicó. Isso só aumenta a responsabilidade de cada deputado”.
Vivaldo assume a vacância na casa após a saída de George Soares, eleito novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, assumindo vaga de Tarcísio Costa, irmão de Vivaldo, após aposentadoria compulsória. George Soares, nome defendido pela bancada do Governo para o TCE, venceu por 12 votos a 10 o deputado Gustavo Carvalho, em eleição que aconteceu no dia 26 de junho. Quatro dos sete conselheiros do TCE são indicação da Assembleia Legislativa.
Compromisso com quem o “ajudou”
O deputado recém empossado falou sobre o compromisso que tem com quem o “ajudou” para o seu retorno à Assembleia. “Os que me ajudaram, os que ajudaram na minha volta, pode ter certeza que cumprirei todo o meu compromisso com eles”, admite ao Diário do RN, durante cerimônia de posse.
Assim como fez no dia em que George Soares (PV) foi escolhido, Vivaldo, mais uma vez, citou os nomes das pessoas a quem tem gratidão e compromisso: “Eu devo a quatro pessoas, aliás, é mais, mas eu estou dizendo quatro que ficaram na linha de frente. Por exemplo, Tadeu, prefeito de Caicó me ajudou muito; João Maia me ajudou muito e a FÉ – Fátima e Ezequiel”, lembra.
Vivaldo reconhece que a decisão por George Soares foi uma decisão política e admite que pediu votos para o deputado de Assu se eleger: “Sim, sem dúvida nenhuma (foi decisão política). Aqui eu contei com o apoio da maioria dos deputados, contei com o apoio de todo mundo e com a boa vontade. Aqui vão deixar de ver Vivaldo Dinartista tradicional dentro do Partido Verde para ver Vivaldo Costa um homem público decente que sempre foi”, declarou.