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ESTRELA DOS REIS MAGOS E PONTES DE NATAL GUIAM CAMPANHA DE CANDIDATOS

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Em vigor desde a semana passada, o período de propaganda eleitoral trouxe ao eleitorado a imagem visual das campanhas dos candidatos a prefeito de Natal. O ponto em comum entre eles é a valorização de elementos símbolos da cidade para gerar proximidade com a população.

A criação de uma marca, uso de slogan, jingle, redes sociais e discursos são alguns elementos que podem ser utilizados estrategicamente para apresentação do candidato e seus objetivos. Fixar a imagem do postulante a um cargo político e cristalizá-lo na mente do eleitor em um espaço de 45 dias de campanha eleitoral é um deles. Se bem utilizados, principalmente os detalhes podem influenciar os resultados de uma eleição.

A campanha do ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), que tenta voltar à cadeira do Executivo municipal da capital para seu 5º mandato, traz um conhecido elemento de qualquer um que utilize a entrada da cidade pela BR-101.

A logomarca parte do sol de Natal e da estrela que simboliza o Pórtico dos Reis Magos, monumento construído por Wilma de Faria quando prefeita.

“Natal é a cidade-sol. Dizem até que é o local onde a incidência de luz é a maior do mundo. A cidade também foi uma cidade fundada num dia de natal. Na noite de nascimento do Cristo, segunda a tradição cristã, a Estrela Guia indicou o rumo certo aos Reis Magos. A representação da Estrela Guia, expressa no portal de entrada de Natal, e o brilho intenso do Sol são as principais referências da logomarca da campanha de Carlos Eduardo”, referencia Igor Paulim, um dos coordenadores de marketing da campanha do candidato do PSD.

As cores amarelo, vermelho e laranja representam o sol, mas também trazem a ideia vibrante de vida, energia. O fundo azul representa segurança, confiança e sobriedade.

Carlos Eduardo terá 1 minuto e 1 segundo na propaganda do horário eleitoral gratuito, mais 304 inserções de 30 segundos nos 35 dias de campanha. Sua equipe pretende trabalhar a relação de Carlos Eduardo com Natal e o seu “legado e atributos” para a cidade.

“A TV ainda é um meio de comunicação muito relevante. Mas não define eleição. Campanhas vitoriosas que tiveram menos tempo de TV do que as dos adversários. É o caso de JHC, eleito prefeito de Maceió em 2020, e de Raquel Lyra, eleita governadora de Pernambuco em 2022. Ela tinha ainda menos tempo do que Carlos Eduardo tem hoje, com apenas 2 comerciais por dia e 40 segundos de programa. Foram vitórias construídas no ambiente digital, com mensagens que dialogavam com o contexto. Mas, o mais importante, eram carregadas de verdade, algo que Carlos Eduardo tem de sobra”, diz André Campos, também coordenador da campanha.

Natália Bonavides
Já a candidata Natália Bonavides (PT) usa cores vibrantes, o vermelho do PT, seu partido, os quentes amarelo e laranja, além do roxo e do verde. A logomarca sobre o nome de Natália traz a estrela do PT tendo como referência também a estrela do Pórtico dos Reis Magos.

“As cores e elementos foram integrados para reforçar a ideia de um projeto único para toda a cidade. A marca inclui uma tipografia exclusiva e uma estrela ascendente inspirada no pórtico de Natal, simbolizando a alegria e o sorriso de Natália, sua marca registrada”, explica Bruno Oliveira, coordenador de marketing da campanha da petista.

Ao fundo na foto, a arte traz duas versões: a ponte Presidente Costa e Silva, conhecida Ponte de Igapó, e a ponte Newton Navarro, duas ligações entre a Zona Norte, reduto do candidato a vice Milklei Leite (PV), e as demais áreas da cidade, faz referência ao foco naquela região e o projeto de união da cidade.

“Nosso slogan ‘Sim, vamos fazer diferente!’, reforça a ideia de diferenciação da candidata e do projeto, que busca apresentar alternativas ao modelo de gestão que existe em Natal há mais de 20 anos”, ressalta Bruno.

Natália terá 3 minutos e 6 segundos do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, mais 916 inserções de 30 segundos entre dia 30 de agosto e 3 de outubro. Os programas terão as características da candidata, conforme planejamento da equipe de marketing.

“Tentamos montar a nossa campanha para ter a cara da candidata: leve, competente, firme e popular. Os programas de TV e Rádio seguirão a mesma lógica. Nós faremos o debate sem medo de encarar os desafios da cidade, mostrando que a única candidata que tem a condição de gerir os destinos de Natal de uma maneira diferente é Natália. A nossa identidade visual tenta transparecer exatamente isso”, complementa o profissional.

Rafael Motta
A identidade visual da campanha de Rafael Mota traz a Ponte Newton Navarro como símbolo. A ideia é reforçar a identidade local e a conexão do candidato com os dois lados da cidade conectadas pela ponte que atravessa o rio com foco para a zona Norte, região onde o candidato tem o compromisso de instalar o Gabinete do prefeito, caso eleito.

O céu azul claro com algumas nuvens quer transmitir um sentimento de otimismo e esperança. Este, aliado ao slogan “Um Novo Tempo para Natal”, ressalta otimismo e sugere mudança e renovação.

Nas fontes utilizadas, as cores azul e laranja buscam o simbolismo de confiança, estabilidade e serenidade. “É uma cor associada à autoridade e profissionalismo, características desejáveis para um candidato a prefeito”, aponta Douglas Araújo, coordenador de marketing da campanha de Motta. O Laranja complementa o azul, acrescentando energia e dinamismo e sugerindo inovação, entusiasmo e uma abordagem mais calorosa e acessível, além de ser a cor oficial do partido Avante.

O candidato tem o menor tempo de TV e rádio, com 22 segundos no horário eleitoral gratuito e 111 inserções de 30 segundos. “Vamos trabalhar com ‘convergência digital criativa’ e vamos surpreender com um formato inovador e de grande impacto”, garante Douglas Araújo, coordenador de maketing da campanha de Rafael Motta.

A coordenação de marketing da campanha do candidato Paulinho Freire (UB) foi procurada pela reportagem do Diário do RN, mas não retornou o contato.


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