Início » “HOJE É UM DIA HISTÓRICO PARA NATAL”, AFIRMA PRESIDENTE DA CÂMARA

“HOJE É UM DIA HISTÓRICO PARA NATAL”, AFIRMA PRESIDENTE DA CÂMARA

  • por
Compartilhe esse post

14 vereadores reeleitos e 15 novatos também foram diplomados, nesta quinta-feira (19), pela Justiça Eleitoral. Entre eles, o atual presidente da Câmara, vereador Ériko Jácome, que classificou o dia como “histórico para Natal, onde vinte e nove vereadores são diplomados e, desses vinte e nove, quinze vereadores são novatos que vão se juntar com quatorze reeleitos que vão trazer a experiência com a vontade de inovação, para fazer do poder legislativo o braço para o Poder Executivo”

Outro reeleito, o vereador Luciano Nascimento destacou que estará na “base administrativa” de Paulinho Freire. “Eu votei no primeiro turno em Carlos Eduardo e no segundo turno eu optei por Paulinho Freire e estarei com ele na bancada administrativa. Luciano Nascimento é o atual presidente da Comissão de Saúde e, em entrevista ao Diário do RN, afirmou que essa será sempre uma de suas principais bandeiras: “É uma bandeira que carrego com muita disposição e essa determinação de passar quatro anos acompanhando as ações do governo municipal que é o nosso dever, fiscalizar, elaborar leis e se dedicar ao povo de Natal”.

Durante a cerimônia de diplomação, o também reeleito vereador Daniel Valença relembrou a votação histórica que obteve representando uma das três cadeiras conquistadas pelo partido dos trabalhadores. Ele também destacou o trabalho de oposição a Álvaro Dias em seu mandato.

“A gente atingiu uma votação histórica, a maior que o PT já teve, 8.249 votos, então algo que eu acho que tem muito a ver com ter feito a oposição firme na gestão de Álvaro Dias, ao mesmo tempo séria e ao mesmo tempo esteve presente no cotidiano das lutas da nossa classe trabalhadora da cidade”, analisou.

O vereador relembrou o desempenho do PT com Natália Bonavides (PT) e afirma que vai seguir com o mesmo trabalho no novo mandato na Câmara Municipal. “A gente vai seguir fazendo oposição, né? Por muito pouquinho não conseguimos uma mudança profunda para Natal, mas não foi dessa vez ainda. Sem dúvida alguma que a gente vai seguir com a oposição firme, séria e articulada às principais lutas da classe trabalhadora da cidade, especialmente as da orla da cidade, que são as que mais tem sofrido com as grandes intervenções do município”.

Entre os vereadores que chegam à Câmara Municipal de Natal a partir de de janeiro, expectativa e entusiasmo para encarar o novo desafio. Veterana nos bastidores da política, estreante na Casa legislativa, Samanda Alves (PT) reafirmou compromisso com as mulheres. “Estou cheia de coragem, de disposição para a gente fazer um mandato que dialogue, que corresponda e que dê resposta a tudo que a gente viu durante a campanha pelas quatro zonas da cidade, principalmente para a gente melhorar a vida das mulheres de Natal porque a gente disse na campanha e tem isso como um norte: quando a cidade é segura e funciona para as mulheres, ela é segura e funciona para todos”.

Outra estreante no parlamento natalense é a carnaubense Thabata Pimenta (PSOL) que traz no currículo um mandato de vereadora em sua cidade natal. “Minha expectativa é [fazer] revolução, de fazer a diferença. Não sou só uma mulher trans, uma mãe atípica. Me coloco por todas as lutas possíveis, e é partir disso que a gente vai fazer uma nova forma de fazer política aqui na capital”.

Daniell Rendall (Republicanos) é mais um que chega à Câmara com histórico de serviços prestados na esfera pública. “A gente está numa trajetória de 16 anos de serviço público na bagagem. São tantas boas ideias que nós temos para Natal, bons projetos. A gente tem muita coisa boa para desenvolver para nossa população, que precisa, sobretudo de políticas públicas voltadas para a Educação, que é a área de nos destacou como servidor público”

Para o novato Matheus Faustino, ativista político e pela primeira vez em um cargo público, o momento da diplomação vem acompanhado com boas expectativas. “Venho de uma linha mais polêmica, sou mais aguerrido, defendo de maneira veemente todas as minhas ideias, mas pretendo ter um mandato muito atuante e, para isso, preciso ter os meus colegas próximos.

Então, já tenho feito mobilização e algumas articulações com o presidente da Câmara, tenho uma boa relação com Paulinho Freire também. Pretendo, dentro dessa legislação, exercer um papel de fiscalização – uma área que eu vim disso, porque mesmo sem ser vereador, eu já fiscalizava o poder municipal e o poder estadual”

Os 29 vereadores, agora diplomados, tomam posse no dia 1º de janeiro. A solenidade está marcada para às 14h no plenário da Câmara Municipal de Natal. Na sequência, às 16h, ocorrerá a posse do prefeito Paulinho Freire e de sua vice-prefeita, Joanna Guerra, no Teatro Riachuelo.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *