Início » TURISMO COMEMORA SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM NATAL

TURISMO COMEMORA SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA EM NATAL

  • por
Compartilhe esse post

O primeiro santuário de Natal está sendo construído no conjunto Pajuçara, na Zona Norte, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, e já é comemorado pelo setor turístico. O Complexo do Santuário de Nossa Senhora de Fátima terá uma imagem da santa com 35 metros de altura e base de 8 metros, que foi recebida na capital potiguar nesta quinta-feira (26).

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson, a iniciativa de instalação do equipamento religioso e turístico em Natal é digna da gratidão do setor pelo potencial de fazer os turistas ficarem mais um dia no destino e gerar empregos e renda para a população. No entanto, o gestor ressalta que um fator determinante para o sucesso é a qualidade da estrutura e a manutenção do espaço.

“Natal nunca teve um santuário. Esse vai ser o primeiro assim, imponente, grande, bem estruturado. Se, ao término dele, estiver muito organizado, com certeza, a cidade de Natal será também um destino para o turismo religioso. Indiscutivelmente, o turista deverá ficar mais um dia no destino. Que coisa boa, né? Se o turista, normalmente, fica quatro a cinco dias; agora, vai ficar cinco a seis dias. Pelo menos, mais um dia, mais dinheiro na nossa economia, gerando mais emprego e renda para nossa população”, afirmou.

Gosson afirmou, ainda, que um novo atrativo turístico para a capital era necessário, já que há quase 15 anos não havia uma novidade para atrair visitantes a Natal. “Precisávamos de mais opções para incrementar a qualidade do turismo no nosso destino. O nosso destino vem há pelo menos 12, 15 anos sem opções diferentes; em especial, a cidade de Natal. Então, é extremamente louvável. O turismo agradece essa iniciativa e vamos torcer para que continue bonito, organizado, estruturado e respeitoso àqueles que aqui chegarem. O que é ‘respeitoso’? Não podemos permitir que os ambulantes invadam, que não tenha segurança”, afirmou.

Para o presidente, essa manutenção adequada garantirá “sucesso absoluto” para o novo equipamento. “Se for preservado, tiver respeito àqueles que aqui chegarem, for seguro, limpo, se tudo funcionar direitinho, indiscutivelmente, será sucesso absoluto e o turismo haverá de agradecer, e o turista, mais ainda”, reafirmou.

NATAL ENTRA NA ROTA DO TURISMO RELIGIOSO
O turismólogo especialista em turismo religioso, Sidnesio Moura, afirma que o novo espaço vai colocar Natal em evidência no cenário desse tipo de viagem no país e que o fato da cidade ser litorânea soma ainda mais ao potencial de geração de impacto econômico.

“Natal acaba ganhando por ser uma cidade que está no litoral. Se torna bastante importante o turismo religioso porque o turista não vai vir apenas pelo turismo religioso. O turista religioso também gosta de lazer. Costumo dizer que quem faz turismo religioso, é possível fazer outros segmentos de turismo, como sol e praia, cultural, histórico. Natal tem tudo isso. Isso aí vai potencializar mais e colocar oEstado, a partir da capital, em evidência, e em evidência no turismo religioso nacional. Principalmente porque a imagem e a devoção a Nossa Senhora de Fátima são mundiais”, disse.

Moura também ressaltou a necessidade de uma gestão adequada, especializada no segmento de turismo religioso para alavancar os resultados do santuário para a economia local. “Não depende só da construção. Tem que ter técnicos, pessoas que entendam de turismo religioso, para que a coisa aconteça como deve acontecer, ordenadamente. Então, não é a imagem que vai impactar, mas algo bem trabalhado dentro do espaço sagrado”, afirmou.

O COMPLEXO
De acordo com informações da Prefeitura de Natal, além da estátua, o Complexo do Santuário de Nossa Senhora de Fátima será composto por uma praça em forma do Espírito Santo, dedicada aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu; uma réplica exata da Capelinha das Aparições, que segue as mesmas dimensões da original no Santuário de Fátima, em Portugal; um espelho d’água; uma imagem do Anjo, simbolizando as aparições de Nossa Senhora e um vitral de 13 metros, além de um anfiteatro para apresentações culturais e um prédio administrativo, em que serão ofertados cursos de formação para crianças. Enquanto a construção da estátua é de responsabilidade do município, as demais obras estão sob a coordenação da Arquidiocese de Natal.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *