Início » PAULINHO COMEMORA FIM DO SORTEIO EM CRECHES: “O FILA ZERO É UMA REALIDADE”

PAULINHO COMEMORA FIM DO SORTEIO EM CRECHES: “O FILA ZERO É UMA REALIDADE”

  • por
Compartilhe esse post

Em sua primeira mensagem anual à Câmara de Vereadores, proferida nesta terça-feira (18), o prefeito de Natal, Paulinho Freire (UB) refez promessas de campanha e ressaltou as ações dos primeiros dias da gestão. O discurso foi realizado na cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos municipais de 2025.

Ex-vereador por seis mandatos, todos como presidente da Casa, o prefeito iniciou a mensagem afirmando que o diálogo pautou sua trajetória até este momento, e que assim permanecerá em seu período à frente do Poder Executivo Municipal. “Assumo o compromisso de que pelos próximos quatro anos, isto se manterá”, disse.

Educação e Cultura
O primeiro destaque entre as ações realizadas nos primeiros 48 dias de gestão foi o fim do sorteio de vagas para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que esteve entre as principais promessas de campanha de Paulinho e era uma das mais frequentes queixas quanto à Educação de Natal.

“Quero iniciar expressando que a data de hoje se torna ainda mais especial. Além de marcar o início dos trabalhos do legislativo municipal, é também o primeiro dia do ano letivo 2025 em nossa Rede Municipal de Ensino. E hoje eu venho a esta Casa para dizer e comemorar uma grande conquista: neste primeiro dia do ano letivo, todas as famílias que procuraram vagas nas creches municipais para suas crianças, foram atendidas. O Fila Zero é uma realidade! Acabamos com o famigerado sorteio de vagas apenas nestes quase cinquenta dias de gestão”, disse.

Para tal, o chefe do Executivo municipal afirmou que foram construídos novos prédios, e que salas de aulas foram ampliadas. Além disso, ele relatou que foi preciso aumentar o número de vagas em escolas conveniadas junto à rede privada. Essas medidas resultaram em mais de 1.609 novas vagas, o que significa um aumento de mais de 40% em relação às vagas criadas no ano anterior, segundo Paulinho.

Ainda falando sobre educação, o chefe do Executivo de Natal prometeu investir na instalação de aparelhos de ar-condicionado nas unidades de ensino. “Na minha gestão, todas as salas de aula serão climatizadas. Isso ocorrerá até o fim deste ano”, prometeu. Outro compromisso foi com a melhoria na qualidade das refeições oferecidas pela Rede Municipal. “Uma alimentação saudável e completa, que tenho certeza, vai influenciar diretamente no aprendizado de nossas crianças e adolescentes”.

No segmento de Cultura, Paulinho lembrou sua trajetória no setor de eventos – como sócio da Destaque Promoções, que criou e realizou o Carnatal por décadas – e prometeu que a equipe de sua gestão fará uma “programação diversificada, em todas as regiões” da capital potiguar.

“Nossa prioridade era o início do ano letivo. Com essa conquista consolidada, anunciamos a nossa programação de Carnaval, com muita alegria. Uma festa que é a cara do nosso povo e valorizando artistas locais, blocos tradicionais, escolas de samba e democratizando o acesso à música, à cultura e ao lazer”, afirmou, já adiantando a mobilização para as Festas Juninas e o Natal em Natal de 2025.

O gestor disse, ainda, que vai reabrir o CEU Nordelândia (Centro de Artes e Esportes Unificados) e iniciar a recuperação do CEU Manoel Marinheiro; que vai dar início ao projeto “Tem Arte na Praça”, com objetivo de levar diferentes expressões artísticas aos bairros, e iniciar as obras da reforma da galeria Newton Navarro.

Infraestrutura, Mobilidade e Saúde
Revisitando os projetos para infraestrutura, Paulinho apontou resultados de serviços relativos a saneamento e drenagem já realizados em janeiro e fevereiro. “Através do trabalho de limpeza das lagoas de captação e bocas de lobo, reparo de bombas e desobstrução da rede de águas pluviais, os estragos de uma chuva de quase 120 milímetros em 24 horas existiram, mas pudemos evitar tragédias como as que ocorreram em outras cidades do Nordeste” disse.

“Neste trabalho de desobstrução de galerias com o sistema de videomonitoramento robotizado e dos caminhões de sucção e hidrojato, já foram verificados cerca de 15 quilômetros e retiradas quase duas mil toneladas de resíduos dessas redes”, concluiu o prefeito.

Ainda sobre infraestrutura, ele ressaltou a instalação da iluminação de LED. “O Parque de Iluminação de Natal está sendo totalmente remodelado e modernizado. Estamos executando a substituição das lâmpadas tradicionais por equipamentos em LED importadas, que possuem alta capacidade de iluminação, maior alcance e eficiência”.

Já quanto à mobilidade urbana, o prefeito destacou como um dos projetos mais importantes a Via Mangue, a qual afirma que será a maior obra de infraestrutura viária da Zona Norte. “Essa nova via oferecerá uma alternativa estratégica para quem se desloca na região, garantindo um tráfego mais dinâmico e seguro para a população”, pontuou.

Ele mencionou, ainda a necessidade de licitação do sistema de transporte coletivo. “A elaboração do Edital de Licitação está em andamento, sendo conduzida com total responsabilidade e transparência”, declarou. O gestou detalhou que mantém diálogo permanente com o Tribunal de Contas do Estado e outras instituições para assegurar que seja adotado um modelo “eficiente e atenda às necessidades da população”.

Entre as ações para a saúde, Paulinho ressaltou ampliar a Estratégia Saúde da Família (ESF), a implantação de um cadastro e prontuário eletrônico único em toda rede assistencial municipal – com projeto piloto já em andamento, implementado na UPA Pajuçara -, e criação e modernização da Central de Regulação municipal.

“Também estamos trabalhando para reduzir as filas de espera para cirurgias eletivas e exames, adotando modelos inovadores como parcerias com hospitais privados em horários ociosos para consultas e exames, como o Corujão da Saúde”, frisou.

Turismo e Engorda
O prefeito aproveitou o momento para exaltar a obra de engorda da praia de Ponta Negra e reafirmar o compromisso de investir em melhorias para o local “Um de nossos mais conhecidos cartões-postais, o Morro do Careca agora está preservado devido à obra da engorda. (…) Não medirei esforços para que esta Nova Ponta Negra continue sendo a mais linda praia do Brasil”, disse.

Continuando na temática do Turismo, Paulinho Freire destacou o trabalho para a criação de um programa permanente de monitoramento e manutenção da infraestrutura costeira da cidade, a Zeladoria da Orla Urbana. “Isso garantirá que nossas praias e estruturas costeiras sejam sempre bem cuidadas e ofereçam qualidade ao natalense e aos turistas”.

Ele abordou ainda o lançamento do edital de concessão do Complexo Turístico da Redinha. “A nova licitação vai permitir que empresas privadas invistam no complexo, gerando empregos e renda para a comunidade e garantindo uma melhor estrutura para os antigos permissionários”, disse. Citou também a intenção de realizar serviços em outros mercados e centros comerciais populares, os quais avalia que “se encontram em situações degradantes”.

Professores lotam galerias e Paulinho promete reajuste salarial para categoria

Durante a leitura da mensagem, professores da rede municipal de Natal realizaram um protesto na Câmara Municipal. Eles ocuparam as galerias portando cartazes e gritando palavras de ordem para cobrar um reajuste salarial de 6,27%. O percentual é referente ao aumento do piso nacional do magistério.

Paulinho Freire se dirigiu aos docentes afirmando que o reajuste será pago neste ano, sem estipular prazo. “Há estudos para viabilizar como é possível viabilizar a reposição dos 6,27% dos professores de Natal. Nós vamos fazer essa reposição. É um compromisso que nós estamos assumindo aqui com os professores”, declarou.

Além da recomposição salarial, os professores cobraram a implantação de uma mesa permanente de negociação com prefeitura. Pediram, ainda, a concessão de promoções e a revogação da Lei Complementar nº 241/2024, que reorganizou a carreira dos professores do Município.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *