Início » ROGÉRIO MARINHO APONTA ERROS DO PT E ACUSA GOVERNO LULA DE QUEBRAR O PAÍS

ROGÉRIO MARINHO APONTA ERROS DO PT E ACUSA GOVERNO LULA DE QUEBRAR O PAÍS

  • por
Compartilhe esse post

O senador Rogério Marinho (PL) voltou a subir o tom contra o governo Lula durante discurso no plenário do Senado Federal e em publicações nas redes sociais. Marinho responsabilizou diretamente o Partido dos Trabalhadores pela situação econômica do país, afirmando que “nós, com nossa irresponsabilidade do PT, quebramos o país”. A declaração foi dada durante sessão no Senado, na semana passada, na qual o parlamentar fez uma série de críticas à condução econômica do Governo Federal, especialmente à nova campanha do Palácio do Planalto sobre justiça tributária.

A proposta do governo, que visa aumentar a taxação dos super-ricos e ampliar a presença dos mais pobres no orçamento da União, foi ironizada por Marinho: “Robin Hood às avessas”, afirmou.

Na avaliação do senador potiguar, o governo Lula erra ao focar no aumento da arrecadação via impostos em vez de conter gastos e equilibrar o orçamento público. “A direita defende a redução da carga tributária. Ao contrário do que preconiza esse governo, que vive a síndrome do cachorro correndo atrás do próprio rabo”, criticou. Marinho afirmou ainda que o Governo pratica uma “teoria fiscal que eu chamo de Frankstein”, ao elaborar orçamentos irreais, com receitas superestimadas e despesas subestimadas.

Outro ponto destacado pelo parlamentar foi o impacto da política do salário mínimo sobre a Previdência e os benefícios sociais. “Nós estouramos a Previdência, o BPC, com essa regra e não pudemos evitar que em 2024 tivéssemos o maior aumento de inflação em produtos consumidos pelos pobres”, apontou.

Outro argumento levantado pelo senador é o de que o Governo desvirtua o programa Minha Casa, Minha Vida quando amplia o financiamento para famílias com rendas mais altas. “Vamos financiar agora até 12 mil reais. Quanto isso significa da população economicamente ativa?

Estamos subtraindo recursos fora do arcabouço fiscal para financiar a classe média, porque o populismo do Governo quer aumentar seus índices de popularidade”, afirmou, colocando que a medida visa puramente reverter a baixa popularidade do presidente Lula.

Segundo Marinho, o governo Lula estaria repetindo práticas que levaram o país à recessão em 2015, durante o segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ao aumentar em R$ 70 bilhões os subsídios anuais. “É o mesmo caminho de 2015, mascarando a crise com política fiscal temerária”, afirmou.

Em outro trecho da fala, Rogério Marinho contestou a promessa do governo de “tributar os super-ricos” com o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Para ele, a medida atinge diretamente a população mais pobre. “Quem vai fazer crediário na Casa Bahia está pagando IOF, quem usa cartão de crédito está pagando IOF. Isso é enganar o povo”, defendeu o senador.

Redes sociais: “gastança petista” e “populismo”

Além do discurso no plenário, Marinho publicou um vídeo em seu perfil no Instagram, já nesta segunda-feira (07), com críticas à política tributária do Governo. A publicação, com narração em tom de denúncia, afirma que “com Lula, a taxa tributária explodiu” e que “entre os 30 países com maior carga tributária, o Brasil é o que menos devolve em benefícios à população”.

Na legenda da postagem, o senador escreveu: “O Brasil virou refém da gastança petista: impostos nas alturas, retorno vergonhoso e um Estado inchado que massacra quem produz e trabalha! O povo paga a conta do populismo, da ineficiência e do aparelhamento!”, denunciou Rogério.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *