
A governadora Fátima Bezerra e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciaram um conjunto de investimentos estratégicos no Porto de Natal, na manhã de segunda-feira (11), no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal. Segundo as autoridades, o objetivo é modernizar o terminal, garantir maior segurança e ampliar a capacidade operacional, com impactos diretos no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e no escoamento da produção potiguar.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, elogiou os trabalhos da governadora Fátima Bezerra: “Ela vem trabalhando na pauta da indústria. A lei da política industrial, superimportante, não é uma política pública de governo, e sim de Estado. O que a governadora está enviando para a Assembleia e à apreciação dos deputados é exatamente o que permitirá que as potencialidades do Rio Grande do Norte, em diversas regiões e com uma economia diversificada, possam ser organizadas e priorizadas.”
Entre as ações previstas estão a dragagem do canal de acesso ao porto, o lançamento do edital para a instalação dos dolfins de atracação na Ponte Newton Navarro e a assinatura da ordem de serviço para a reforma de armazéns e galpões logísticos.
Durante a cerimônia, também será assinado o termo de compromisso para a execução do projeto e implantação do Porto Verde, no município de Caiçara do Norte. A iniciativa será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e contempla estudos técnicos para o desenvolvimento logístico sustentável do Estado. O empreendimento inclui soluções para energia eólica offshore, produção de hidrogênio verde e uso industrial diversificado, alinhando-se às diretrizes ambientais e à transição energética global.
Nos últimos três anos, o Rio Grande do Norte movimentou mais de 23,4 milhões de toneladas em cargas, sendo 14,6 milhões via portos públicos e 10,4 milhões por terminais autorizados. De acordo com o governo, os investimentos totalizam R$ 130 milhões.