A coletiva que marcou a retirada de pré-candidatura do General Girão (PL) a prefeito de Natal e o consequente apoio do deputado federal ao nome de Paulinho Freire (UB) teve a presença do ex-senador José Agripino, presidente do União Brasil no RN. Agripino não esteve no anúncio de apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), mas dessa vez, segundo ele, a “participação de forças da direita é valorizada no limite máximo pelo União Brasil, que é um partido de centro”.
Nesta segunda-feira (20), em resposta à imprensa, Agripino afagou o PL, de Natal: “A participação de forças expressivas como a da direita do general Girão, do senador Rogério Marinho, do coronel Hélio, do brigadeiro Cadu, me permita dizer com intimidade, é valorizada no limite máximo pelo União Brasil, que é o partido de centro. Paulinho vai fazer a campanha do Centro Democrático.
Quem for de esquerda, toma o rumo da esquerda. Centro significa apoio à direita com muito orgulho e tem candidato, quem for de centro vai votar em Paulinho Freire. Em nome da continuidade, da não interrupção de coisas que vem trazer geração de emprego e renda para as pessoas”, disse.
A parceria, no entanto, não se repete na vizinha Parnamirim. Mesmo com o apoio do PL à pré-candidatura do União Brasil na capital, na terceira cidade do RN Agripino não transpareceu nenhum movimento a fim de solucionar o racha interno dentro do seu partido e retribuir o apoio do Partido Liberal, oficializando a presença no palanque de Salatiel de Souza.
Diante do racha interno, Salatiel, ex-União Brasil, se filiou ao PL no final do prazo eleitoral com o apoio do prefeito Rosano Taveira (Republicanos) a sua pré-candidatura a prefeito. O deputado estadual Taveira Junior, filho do gestor de Parnamirim, é do União Brasil e também um dos articuladores do arco de alianças em torno de Salatiel, que reúne PL, Republicanos e, agora, PSDB. Mesmo assim, dividido, o partido de Agripino tem a pré-candidatura a majoritária da vice-prefeita Kátia Pires (UB).
Diferente de Parnamirim, em Natal, Agripino defende que a pré-candidatura de Paulinho Freire e Joanna Guerra representam valores defendidos pela direita. Segundo ele, esses são os interesse reais da população natalense.
O presidente do União Brasil disse ainda que o apoio de Girão e do PL ao projeto do União Brasil é corajosa” e será valorizada depois da campanha eleitoral.
Ele se dirigiu ao General Girão e os membros do PL: “É um apoio que será valorizadíssimo durante a campanha e depois da campanha, porque é importante que vocês participem de uma gestão voltada para o interesse real da população. E Natal é uma cidade que valoriza a igreja evangélica, a seriedade dos militares, o que vocês representam e Girão traz voluntariamente, corajosamente, esse apoio no início de campanha, no momento em que Paulinho ainda não é, ainda não é, ponteiro. E isso valoriza ainda mais a posição de vocês. A posição corajosa. Quem chega primeiro será valorizado, sem sombra de dúvida”, completa.