O aluno do quarto período do curso de Física, da UFRN, Davi Alves, é a nova sensação do xadrez potiguar. Mestre Nacional, campeão Norte-Nordeste e atual campeão estadual, ele venceu a terceira etapa do Circuito Potiguar de Xadrez, promovido pela CBX-FNX, e vem liderando a competição na busca pelo segundo título. Mas novas conquistas ainda estão por vir, pois o estudante vai disputar as finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Jogos Universitários.
“O momento é muito bom e venho me esforçando ao máximo para conseguir mais resultados positivos e seguir pontuando”, disse Davi que tem um sonho ainda maior: “quero me tornar um Mestre Internacional”. Para isto, o enxadrista terá que seguir somando pontos no ranking e participar da Copa do Mundo, cuja seletiva será disputada em Natal, no mês de outubro, entre os países do Brasil, Bolívia, Peru e Equador.
Davi aprendeu a jogar xadrez no sétimo ano do ensino fundamental do Colégio das Neves, se aprimorou tanto que hoje tem mais de mil jogadas memorizadas, sendo que sua especialidade é a abertura catalã. Ele está entre os 17 potiguares classificados para a final do Campeonato Brasileiro Absoluto, que será disputado em dezembro, na cidade do Recife, e vai disputar a premiação de R$36 mil.
As classificatórias para o Brasileiro seguem até o mês de outubro em todo o Brasil. Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Igor Macedo, a meta é ultrapassar a marca de 200 finalistas em 2021. “A CBX está trabalhando para superar o número de participantes da última edição e atingir um número recorde de 400 finalistas em 2022”, destacou o dirigente.