Ao anunciarem importantes conquistas para os natalenses em suas redes sociais, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) protagonizaram uma singela troca de elogios e “afagos” em pouco mais de 24h, entre segunda (17) e terça-feira (18). O fato fez com que as teorias de que o ex-parlamentar pode receber o apoio do gestor para a sucessão municipal em 2024 voltassem à tona nos bastidores da política potiguar. Como sempre, nenhum dos dois confirma ou desmente nada.
Em seu perfil, Rafael revelou ter sido informado pelo presidente do Ibama nacional, Rodrigo Agostinho, que este havia assinado a delegação de função do licenciamento da engorda da praia de Ponta Negra para o Idema. “Inclusive, já informei ao prefeito de Natal, Álvaro Dias, que agora é um novo momento, do Idema apreciar com a máxima celeridade possível para que a gente possa começar a obra”, disse.
Um dia antes, Álvaro usou seu perfil para anunciar que o município terá seu primeiro hospital público veterinário, que será construído com recursos no valor de R$ 5,5 milhões de emenda parlamentar destinada pelo ex-deputado federal. Apesar do anúncio, o prefeito não informou nenhum outro dado sobre a obra, como data de licitação ou início de construção, capacidade de atendimento, número de leitos ou serviços a serem oferecidos pela unidade.
A expectativa é que o governo federal libere o montante, de emenda impositiva ao Orçamento 2023, nos próximos meses, para atender uma demanda antiga e bastante requisitada pela população da Capital. “Conseguimos uma emenda parlamentar com o ex-deputado Rafael Motta no valor de mais de R$ 5 milhões, que estamos instrumentalizando, cumprindo a parte burocrática para fazer a licitação e iniciar a construção”, afirmou o prefeito.
O fato é que Álvaro Dias e Rafael Motta estão cada vez mais próximos, apesar de silenciarem sobre aliança político-eleitoral para 2024. Em 20 de junho passado, os dois se encontraram, conversaram e posaram para fotos durante a abertura do “Maior São João de Natal”, gerando uma onda de especulações sobre a sucessão municipal. Antes, em 12 de maio, os dois se sentaram lado a lado e bordaram juntos durante a 9ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Estado (Femptur), no Centro de Convenções.
Em ambas as ocasiões, o encontro não passou de sorrisos e poses para fotos, mas pode representar bem mais. Em outra ocasião, Álvaro elogiou publicamente Rafael e afirmou que este era “uma boa opção para governar a Capital, assim como o presidente da Câmara de Natal, o vereador Eriko Jácome”, logo após o “estresse” entre o prefeito de Natal e o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), quando o primeiro exonerou os cargos comissionados ligados ao parlamentar, no último dia 21 de abril.
O fato aconteceu depois que Paulinho Freire anunciou que será pré-candidato em 2024 com ou sem o apoio de Álvaro Dias e após 22, dos 29 vereadores do município, se comprometerem publicamente em apoiar o deputado. O prefeito estaria “chateado” e, conforme informações de bastidores, já teria expressado verbalmente sobre a situação a amigos em Caicó, seu reduto eleitoral no interior do Estado.
Para muitos, o objetivo de Álvaro Dias ao se achegar a Rafael Motta, que pertence ao mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, seria se aproximar do governo federal para garantir recursos financeiros para as obras em andamento na cidade. Isso possibilitaria a ele finalizar seu mandato com bagagem suficiente para se lançar na disputa majoritária em 2026 e sair vitorioso.