Um dia após o pleito em que ajudou a eleger seu sucessor, o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), denuncia o uso da máquina do Governo do Estado na campanha eleitoral de Natália Bonavides (PT), candidata derrotada por Paulinho Freire (UB), por 55,34% a 44,66%.
Álvaro Dias denunciou assédio eleitoral supostamente cometido por Natália, pela governadora e pelo Governo em entrevista à 98 FM, nesta segunda-feira, 28.
“Quem está de fora não percebe a estrutura poderosa que estava por trás de Natália. Natália usou a máquina do Governo do Estado, usou a máquina do Governo Federal para alavancar a candidatura dela. Nós recebemos algumas denúncias, estamos fazendo apuração, porque poderemos entrar na justiça contra vários artifícios, que segundo informações que chegaram até nós, foram utilizados por ela. O próprio vereador Kleber Fernandes, que é advogado, também entrou com denúncia no Ministério Público do Trabalho, de que houve assédio eleitoral dentro da Polícia Militar, assédio eleitoral dentro da Procuradoria Geral do Estado, além de outras denúncias, que através de Ongs houve utilização da máquina para poder alavancar a candidatura de Natália”, garante o atual prefeito da capital.
Álvaro Dias complementa, ainda, que enfrentou duas máquinas públicas contra a candidatura de Paulinho: “Não é brincadeira você enfrentar duas máquinas, duas estruturas poderosas, como o Governo do Estado e o Governo Federal. Você vê que o presidente Lula veio aqui trazendo vários ministros para participar do comício da deputada Natália Bonavides. Você vê que a governadora e o Governo do Estado usaram de assédio eleitoral para intimidar a pessoas e forçar a votar em Natália Bonavides”.
O prefeito avalia que o desempenho da deputada Natália Bonavides na disputa foi razoável, porque foi ainda “bem distante da vitória”. “O PT já teve aí desempenho melhor que esse dela.
Fátima quando foi candidata a prefeita de Natal perdeu para Micarla por uma diferença bem pequena, menor que essa dela. Essa dela foi 10 pontos, eu acho que a diferença para Micarla foi 2%. Foi um bom desempenho, mas não foi um desempenho que venha aí a consolidar ela como como uma possível candidata (ao Governo) por causa dessa eleição, com um potencial eleitoral, vamos dizer assim, muito grande, foi um desempenho normal”, destaca o prefeito.
A reportagem do Diário do RN entrou em contato com a assessoria da deputada Natália Bonavides sobre as denúncias, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.
Republicanos
Álvaro Dias afirma que ainda não chegou a conversar com o prefeito eleito Paulinho Freire sobre decisões políticas e administrativas. Segundo ele, deverá dialogar sobre as obras que serão concluídas até dezembro e as que não serão finalizadas, além discutir quais as prioridades para o fim da gestão Álvaro e o começo da gestão Paulinho Freire.
O prefeito Álvaro, presidente estadual do Republicanos, preferiu não falar sobre o futuro partidário, embora deseje a permanência no partido. Ele falou sobre a possibilidade do deputado Robinson Faria, que já se desfiliou do PL, de migrar para o Republicanos. A informação, nos bastidores, é que Robinson teria articulado para assumir a presidência do partido após a eleição municipal.
“Pretendo permanecer no Republicanos. Não conversei com Robinson sobre isso, nem com o presidente Marco Pereira. Agora que passou a eleição é que vou passar a me debruçar sobre essas questões e o futuro político da gente. Primeiro, vamos ouvir a decisão de Robinson, se ele vem mesmo, qual a intenção que ele tem”, afirma.
O prefeito avalia que o partido está fortalecido, “porque eleger o sucessor dentro de um contexto político com quase 50 mil votos de maioria, é realmente uma demonstração de que a população aprovou a gestão”. De acordo com o gestor, o filho, deputado estadual Adjuto Dias (MDB), deverá ir onde ele estiver. “Eu ficar num partido e ele em outro não é de bom alvitre”.
“Vamos esperar a poeira baixar. Robinson também não me disse se vem, nem Marco Pereira. Democracia é respeitar as opiniões divergentes e também as convergentes”, ressalta.