Início » ARQUIDIOCESE INICIA REVITALIZAÇÃO DA CATEDRAL METROPOLITANA DE NATAL

ARQUIDIOCESE INICIA REVITALIZAÇÃO DA CATEDRAL METROPOLITANA DE NATAL

  • por
Compartilhe esse post

As obras de reforma da Catedral Metropolitana de Natal, orçadas em R$ 5 milhões, foram iniciadas nesta segunda-feira (16). Parte dos recursos, oriundos da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara Municipal de Natal, está garantida e a Arquidiocese conta com as arrecadações da campanha “Amigos da Catedral”.

A reforma tem o objetivo de melhorar a estrutura interna e estética da igreja e a primeira etapa, que consiste na revitalização das colunas que estão com as ferragens desgastadas e expostas, deve durar cerca de oito meses, conforme o pároco, Padre Valdir. A segunda etapa, que compreende mudança das esquadrias, está prevista para durar 12 meses. “São nove colunas e é um trabalho mais exigente. Em 1 ano e 6 meses, pretendemos concluir as três etapas, porque uma vai caminhar paralela à outra”, disse.

A terceira etapa do projeto é o embelezamento litúrgico da Catedral, com uma nova Via Sacra. As esculturas substituirão antigas obras em menor tamanho, mas, agora, terão representação mais grandiosa.

Serão 15 peças que medem 1,30m x 0,80m e custam R$ 6 mil cada uma, elas significam o caminho do Calvário de Jesus e cada uma representa a trajetória do Filho de Deus. As peças em madeira estão sendo confeccionadas mensalmente pelo artesão de arte sacra Ambrósio Córdula, de Acari, no Seridó.
A última etapa do embelezamento é a confecção de um vitral de crucifixo que será colocado entre as colunas e também faz parte do processo estético.

Entre os devotos que frequentam a Catedral Metropolitana, existe a expectativa pelas melhorias, mas também o receio com relação às celebrações.

A Arquidiocese informou que, apesar da reforma, as missas ocorrerão normalmente, pois será colocada uma tela de proteção para evitar a poeira, o vento e a chuva durante as celebrações.

IMPORTÂNCIA CULTURAL E ARQUITETÔNICA
Inaugurada em 1988, a Catedral Metropolitana de Natal é um marco na arquitetura moderna do RN e sua importância histórica vai além do segmento religioso, pois há um valor turístico e cultural inserido nas raízes potiguares.

Além de devotos, a Catedral recebe muitos turistas e simpatizantes do projeto arquitetônico que emerge imponente no bairro de Tirol, com capacidade de receber mais de três mil pessoas sentadas. Um dos marcos mais importantes da história da Catedral é a visita do papa São João Paulo II que abençoou a Capela do Santíssimo Sacramento durante a visita que fez ao Brasil em 1991.

Para o pároco da Catedral Metropolitana de Natal, Padre Valdir Cândido, o templo tem uma importância muito forte para os potiguares por ser tombada pela Assembleia Legislativa e também por estar no roteiro turístico-religioso da capital.

“Todos os dias turistas visitam a Catedral, é um monumento muito visitado sobretudo pelos fiéis católicos. É uma construção em concreto sem nenhuma coluna no meio da igreja e todos que estudam arquitetura aqui em Natal, veem este como um local de estudo para entender essa ousada construção.”

CAMPANHA CONTINUA
A Arquidiocese de Natal informou que a campanha “Amigos da Catedral”, que arrecadou recursos para o início das obras, continuará sendo realizada, desta vez com o objetivo de angariar recursos para a continuidade do projeto de revitalização da Catedral.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *