
O deputado federal Benes Leocádio (União Brasil) declarou que o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, é hoje o único nome com consenso definido dentro de um bloco, a Federação União Progressista, que reúne o União Brasil e o Progressistas, para a disputa ao Governo do Estado em 2026. Segundo Benes, a federação já está “torcendo, trabalhando e esperando” que o gestor mossoroense confirme sua candidatura, por entender que ela nasce “do anseio popular” e não de um arranjo de lideranças políticas.
“Hoje a União Progressista é o único bloco já definido, torcendo, trabalhando e esperando que realmente ele concretize sua candidatura para se somar a essa vontade popular que a gente tem percebido no dia a dia”, afirmou o parlamentar.
Benes destacou que Allyson desponta com ampla vantagem nas pesquisas divulgadas até o momento, reflexo de uma aprovação popular que, segundo ele, extrapola os limites de Mossoró. O deputado avalia que o desempenho de Allyson como gestor municipal e sua recondução à Prefeitura, com votação expressiva, são indicativos da força de seu nome em nível estadual.
“O nome do prefeito de Mossoró, nosso colega de União Brasil, tem despontado hoje em todas as pesquisas, com uma expressão popular muito significativa. É uma candidatura que nasce do anseio popular, da opinião pública, sem o direcionamento das lideranças, que até o momento, têm sido muito tímidas em relação à candidatura dele”, observou.
Benes Leocádio também defendeu a necessidade de unidade entre os grupos da direita e centro-direita para fortalecer o projeto de oposição ao governo estadual. Segundo ele, o momento é de convergência, e a consolidação do apoio a Allyson poderia garantir a vitória ainda no primeiro turno.
“O sistema governista já é combatido por toda a opinião pública. Um governo que tem desaprovação nas alturas faz com que qualquer nome, qualquer postulante, já saia forte nesse enfrentamento. Ademais, é torcer para que o grupo do espectro político de centro-direita possa se juntar, se reunir e levar uma candidatura única. Tenho a impressão e expectativa de que é um pleito para decisão em primeiro turno, se Deus quiser”, afirmou.
O parlamentar ponderou, contudo, que caso a unidade não se concretize, o campo oposicionista deve respeitar a disputa democrática e deixar que o eleitorado potiguar defina os rumos no segundo turno.
Ao comentar o cenário para o Senado em 2026, Benes citou nomes que considera competitivos e com reconhecimento popular. Ele destacou o desempenho do senador Styvenson Valentim, com quem mantém boa relação política, e também o nome da senadora Zenaide Maia, que, segundo as pesquisas, surge como forte candidata à reeleição.
“O senador Styvenson Valentim faz um excelente trabalho, tem uma parceria muito forte com os gestores municipais e também uma avaliação positiva junto à opinião pública. A senadora Zenaide, pelo que sinalizam os números, também é uma forte candidata à sua recondução e poderá contar, se Deus quiser, com a simpatia e o entendimento do bloco que tem a pré-candidatura do prefeito Allyson Bezerra ao Governo”, finalizou o deputado.