A disputa mais acirrada nas eleições gerais no Rio Grande do Norte é, sem dúvidas, a corrida ao Senado Federal. Com um percentual de 18,3% de intenções de votos para brancos/nulos/ninguém e outros 13,8% não sabe/não responderam, o quadro para o Senado pode ser considerado indefinido.
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) segue em primeiro lugar, com
27%, mas, bem próximo a ele, está o ex-ministro Rogério Marinho (PL), que teve 22,4% das intenções de votos.
Em um terceiro lugar um pouco mais distante, está o deputado federal Rafael Motta (PSB), com 11,3%, seguido por Freitas Júnior (Psol) e Dário Barbosa (PSTU), empatados com 1,4%, cada. Geraldo Pinho (Podemos) possui 1,1%. Já os demais candidatos pontuaram menos de 1%.
De acordo com a pesquisa, 66,6% dos entrevistados já está decidido e não pretende mais mudar o voto. Outros 21,7% dizem que ainda podem trocar de candidato até o domingo (2). 11,7% não sabem ou não quiseram responder.
Já no quesito rejeição, quem lidera o ranking é Rogério Marinho, com 17,2%. O segundo é Carlos Eduardo, com 15,3%. Rafael Motta foi escolhido por 4,2%.
Mais citados para Estadual e Federal
Conforme a pesquisa, dos cinco mais votados para deputado estadual, quatro são do PSDB, partido que possui metade da bancada atual da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN): Kleber Rodrigues (PSDB), com 2,1%; Getúlio Rêgo (PSDB), com 2%; Ezequiel Ferreira (PSDB), com 1,8%, Isolda Dantas (PT), com 1,7% e Nélter Queiroz (PSDB), com 1,6%.
Entre os seis mais votados para a Câmara dos Deputados, estão: Benes Leocádio (União Bra- sil), com 3%; Beto Rosado (PP), com 2,7%; General Girão (PL), com 2,6%; Fernando Mineiro (PT), com 2,2% e Natália Bonavides (PT), com 2%, empatada com Garibaldi Alves (MDB).
Lula tem 57% dos votos válidos no RN
Para presidente da República, Lula (PT) estaria eleito em 1º turno, com 52,4% das intenções de votos, conforme a pesquisa Se- ta/98 FM/Band RN. O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), possui metade das intenções de votos do seu principal adversário, 26,3%. Analisando os votos válidos, ou seja, excluídos os brancos/ nulos/indecisos, Lula tem 57% e Bolsonaro, 29% .
Ciro Gomes (PDT) aparece em 3º lugar, com 5,9%. Simone Tebet (MDB) marcou 2% e Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’ávila (Novo), empatados com 1,1%. Os demais não atingiram 1%. Não sabem/não responderam corresponde a 1% e brancos/nulos/ninguém, 6,4%.
Também 89% dos eleitores se dizem decididos e não pretendem mudar o voto. Já 9% declaram que ainda podem mudar. E 2% não sabe ou não respondeu. No quesito rejeição, Bolsonaro lidera com 50,7%. Lula tem 30,2%. A pesquisa mediu, ainda, a avaliação do governo do presidente Bolsonaro, onde 61,5% desaprovam a gestão e 30,6% aprovam. Outros 8% não sabem ou não responderam.