
O ano começou com o estoque “estoque crítico” de sangue, abaixo de 200 unidades, número inferior ao necessário para suprir a demanda diária, que gira em torno de 800 bolsas/dia. Diante da situação, o Hemocentro Dalton Barbosa Cunha do Rio Grande do Norte (Hemonorte) está convocando doadores e sensibilizando a população do estado para aumentar o número de bolsas de sangue.
O Hemonorte é responsável pela execução da política nacional de sangue e hemocomponentes e tem como principal objetivo criar uma cultura de doação voluntária de sangue. De acordo com a unidade, o baixo estoque está comprometendo as demandas por transfusão.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.
Os interessados em doar devem comparecer ao Hemonorte, localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas) – de segunda a sábado, das 7h às 18h. Informações: (84)3232-6733