Início » COMÉRCIO LOTA ÀS VÉSPERAS DO NATAL E LOJISTAS PROJETAM ALTA NAS VENDAS

COMÉRCIO LOTA ÀS VÉSPERAS DO NATAL E LOJISTAS PROJETAM ALTA NAS VENDAS

  • por
Compartilhe esse post

Há um dia da véspera do Natal, o comércio de rua na capital registra intensa movimentação e expectativa elevada quanto ao faturamento. Consumidores que deixaram as compras para a última hora têm lotado lojas e corredores comerciais, especialmente no Alecrim e na Cidade Alta, principais polos tradicionais da capital potiguar. Para atender à demanda, lojistas ampliaram os horários de funcionamento, mantendo portas abertas além do expediente convencional.

No Alecrim, considerado o maior centro comercial do estado, a circulação de pessoas aumentou significativamente nos últimos dias, impulsionada pela proximidade da data comemorativa e pela liberação da segunda parcela do 13º salário. E a estratégia de funcionamento em horário diferenciado tem sido fundamental para alcançar clientes que não conseguem ir às compras durante o dia. A mesma realidade é observada na Cidade Alta, onde o fluxo também cresceu de forma consistente.

De acordo com levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), muitos consumidores ainda devem aproveitar o pagamento do 13º salário para concluir as compras, buscar presentes e aproveitar promoções de fim de temporada. Dados do Instituto Fecomércio RN (IFC) também apontam que as compras de fim de ano devem movimentar cerca de R$ 1,95 bilhão no estado, um crescimento de 8,1% em relação a 2024.

Para o presidente da Associação dos Empresários do Alecrim (AEBA), Matheus Feitosa, a perspectiva é bastante positiva. Segundo ele, o comércio da região trabalha com a expectativa de um incremento de até 20% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado. “A expectativa de vendas é que a gente supere o ano passado em até 20%. Nas projeções mais otimistas, esse percentual pode até ser ultrapassado”, afirma.

Na Cidade Alta, o balanço do período natalino também é positivo, com destaque para o último fim de semana. Segundo a representante do Conselho Consultivo da Associação Viva o Centro, Ayla Carvalho, o volume de vendas superou os índices registrados no mesmo período do ano passado. “Houve aumento no ticket médio e maior eficiência na conversão de visitas em vendas. O comportamento do consumidor indica um retorno consistente ao Centro, e a expectativa é de fluxo intenso ao longo da semana”, afirma.

Alecrim em horário diferenciado
O presidente da AEBA, Matheus Feitosa, destaca a adaptação dos lojistas quanto aos horários de funcionamento neste período que antecede o Natal. Nesta terça-feira (23), o comércio do Alecrim funciona oficialmente até as 18h, embora algumas lojas, especialmente de roupas e calçados, estejam estendendo o atendimento até 18h30 ou 19h, conforme o movimento. As bancas do camelódromo também devem acompanhar essa ampliação.

Já na quarta-feira, véspera de Natal, o comércio do Alecrim funciona até as 18h, com possibilidade de pequena extensão apenas se houver grande fluxo de clientes. No dia 25, Natal, as lojas permanecem fechadas, retomando o funcionamento normal nos dias 26 e 27. Já no domingo, dia 28, apenas uma parte do comércio abre as portas, principalmente lojas de vestuário e calçados, de acordo com o presidente.

Em relação ao período de Réveillon, o presidente da AEBA explica que o camelódromo não funcionará nos dias 30 e 31. O comércio lojista do Alecrim, por sua vez, abre no dia 30 e, no dia 31, funciona até as 17h. No dia 1º de janeiro, as lojas permanecem fechadas, com retomada das atividades no primeiro dia útil de 2026.

Brilha Natal impulsiona comércio e fortalece economia local

Durante o mês de dezembro, a trupe do Brilha Natal tem percorrido as ruas do Alecrim e da Cidade Alta, levando cultura e descontração para o comércio popular da região – Foto: Reprodução

Além do apelo comercial, a programação cultural do Brilha Natal, promovido pela Fecomércio RN tem contribuído para aquecer as vendas e reforçar o clima festivo nas ruas do Alecrim e Cidade Alta. De acordo com a organização da ação, as apresentações itinerantes em horários estratégicos ajudaram a ampliar o fluxo de pessoas, criando um ambiente mais acolhedor e estimulando o consumo. Além disso, a movimentação cultural se somou a outras ações do projeto, como o Festival Gastronômico e Cultural realizado na Praça Cívica, na primeira quinzena de dezembro.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca que o Brilha Natal foi pensado justamente para valorizar o comércio de rua e fortalecer a economia local. Segundo o presidente, Alecrim e Cidade Alta são bairros históricos e de grande relevância para Natal. “Levar cultura, música e alegria para esses espaços é uma forma de atrair consumidores, apoiar os lojistas e reforçar a importância desses polos, especialmente neste período decisivo para as vendas”, ressalta.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *