
O SINPOL-RN esteve na Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda-feira, 14, para uma Audiência Pública sobre o concurso da Polícia Civil. O evento foi proposto pelo deputado Subtenente Eliabe e teve como tema: definição do calendário de convocação dos concursados.
A presidente do SINPOL-RN, Edilza Faustino, fez parte da mesa da Audiência Pública e fez uma fala ressaltando a necessidade urgente de reforço no efetivo da Polícia Civil.
Ela destacou que o SINPOL-RN vem lutando por mais policiais civis há vários anos, pois essa pauta é constante.
“Tecnologia nenhuma substitui o humano. A tecnologia é a ferramenta, importantíssima, mas ela não é capaz de investigar sozinha. Quem faz isso são os policiais civis, que são treinados para isso. Por isso, estamos aqui lutando para que esses concursados sejam formados e convocados o mais rápido possível”, afirma.
A presidente do SINPOL-RN ressaltou que somente para recompor o efetivo de aposentados e mortos, o Estado poderia convocar, de imediato, 600 concursados.
“É uma questão de vontade política e acredito que a própria instituição tem interesse em convocar esse quantitativo, pois, além da sociedade, os policiais civis precisam de reforço no trabalho, haja vista que atualmente há uma grande sobrecarga”, completa.