Início » ESTADO TERÁ ESQUEMA DE SEGURANÇA COM DEZ MIL AGENTES NESTE 2º TURNO

ESTADO TERÁ ESQUEMA DE SEGURANÇA COM DEZ MIL AGENTES NESTE 2º TURNO

  • por
Compartilhe esse post

Serão usadas quase 9 mil urnas eletrônicas no RN; eleitores terão transporte gratuito e bebidas alcóolicas estão liberadas

Neste domingo (30), 2.554.727 eleitores norte-rio-grandense estarão aptos para escolher o próximo presidente do país, na eleição que já é considerada a mais disputada e violenta da história do Brasil. O Rio Grande do Norte possui 1.496 locais de votação, em 60 zonas eleitorais distribuídas nos 167 municípios. Para garantir a integridade física e o pleno exercício do direito ao voto à população, a administração estadual colocará dez mil agentes da segurança pública espalhados por todo o RN.

Vale lembrar que, assim como no primeiro turno, o eleitor não poderá entrar na cabine de votação com o celular. Também está proibido o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem. 

Quem estiver em situação regular na Justiça Eleitoral deve levar apenas o e-Título, se o app tiver a fotografia do eleitor. Caso contrário, será preciso apresentar um documento oficial com foto. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) alerta que a data-limite para fazer o download do aplicativo e emitir o documento digital neste segundo turno do pleito é até este sábado (29). Os eleitores sem cadastro biométrico podem votar normalmente.

Segundo o presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, será usada a mesma quantidade de urnas eletrônicas do primeiro turno, ou seja, 8.914 equipamentos, sendo 1.116 urnas de contingência e reserva. “Em todo local de votação, sempre temos urnas reservas e em número suficiente para substituir, de imediato, uma urna com algum tipo de defeito em caso de eventualidade. Em um caso extremo, que não acreditamos que aconteça, recorreremos às urnas de lona, que se usavam antigamente. Mas, somente em um caso muito extremo”.

SEGURANÇA PÚBLICA

Para o 2º turno deste domingo, o esquema de segurança pública organizado durante reunião entre a Secretaria Estadual da Segurança Pública (Sesed) e o TRE-RN contará com o efetivo de aproximadamente 10 mil agentes, incluindo a Polícia Penal, que fará a guarda das urnas eletrônicas em 28 locais de votação.

Segundo o titular da Sesed, Francisco de Araújo, todos os 167 municípios terão reforço do policiamento ostensivo e as 10 delegacias regionais do Estado, assim como as duas de plantão de Natal, estarão em funcionamento durante todo o período eleitoral, para atuar os crimes em flagrantes e as devidas providências.

“Fizemos uma apresentação esta semana para o presidente do TRE-RN e mostramos como será feito o policiamento das cidades e locais de votação. Como novidade, teremos o emprego da polícia penal, que irá guardar as urnas eletrônicas em 28 locais de votação em Natal, que antes era feito pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as guardas municipais”, afirmou Araújo.

BEBIDAS ALCOOLICAS SEM RESTRIÇÕES

Durante este segundo turno, não haverá restrições para venda e consumo de bebidas alcoólicas. O governo do Estado publicou, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (27), a portaria que deixa a cargo do TRE-RN a regulamentação sobre o tema. A corte, por sua vez, informou que o pleito vai ocorrer assim como no 1º turno, quando houve a flexibilização de álcool entre as 6h e 17h do dia 2 de outubro, no primeiro turno. 

TRANSPORTE GRATUITO

No último dia 20, a governadora Fátima Bezerra (PT) publicou decreto estadual que estabelece a gratuidade das tarifas de transporte público de passageiros em todo o Rio Grande do Norte no próximo dia 30, quando será realizado o segundo turno da eleição presidencial no país. O benefício compreenderá o intervalo entre os dias 29 e 31 de outubro para as linhas do sistema intermunicipal rodoviário e entre as 4h da manhã à meia-noite do dia 30, para o sistema metropolitano. “A medida é para assegurar o deslocamento dos eleitores aos seus locais de votação no segundo turno das Eleições 2022 no Rio Grande do Norte”, afirmou a gestora. 

COSERN

A Companhia Energética do RN (Cosern) montou operação especial o dia da eleição e irá monitorar, em tempo real, todos os 1.495 locais de votação nas áreas urbanas e rurais dos municípios através do Centro de Operações Integradas (COI). Para isso, reforçou o quadro de colaboradores de plantão e no regime de sobreaviso; um colaborador do COI exclusivo para atendimento de demandas provenientes do Ciosp e TRE e a garantia de equipes próprias e terceirizadas de plantão até o final da apuração dos votos.

A Cosern reforçou a importância dos eleitores evitarem soltar fogos de artifício direcionados à rede elétrica e em qualquer incidente envolvendo eletricidade, entrar em contato com a Cosern através do telefone 116 ou algum canal oficial da Companhia.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *