Início » EZEQUIEL FERREIRA: “A GOVERNADORA TEM DE MIM TODO O RESPEITO E ADMIRAÇÃO”

EZEQUIEL FERREIRA: “A GOVERNADORA TEM DE MIM TODO O RESPEITO E ADMIRAÇÃO”

  • por
Compartilhe esse post

Os rumores de um possível distanciamento entre o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, e o grupo político da governadora Fátima Bezerra perderam força nesta terça-feira (10). Durante a leitura anual da mensagem do Executivo estadual no plenário da Casa, Ezequiel fez um discurso público de elogios à chefe do Executivo, sinalizando apoio e reforçando o respeito institucional entre os Poderes.

Diante de deputados da base aliada, parlamentares da oposição e lideranças presentes à sessão, o presidente da Assembleia afirmou que a governadora tem não apenas seu respeito, mas também sua admiração. “A governadora é a comandante do Executivo e tem de mim todo o respeito e até a admiração”, declarou.

A fala foi interpretada nos bastidores como um sinal explícito de alinhamento político com o governo. Ela veio justamente em um momento de especulações sobre um possível esfriamento da relação entre Ezequiel e a governadora, mas teve efeito contrário, reforçando que o diálogo político e institucional entre a Assembleia e o Executivo segue aberto, preservado e em pleno funcionamento.

O presidente do Legislativo também destacou o caráter simbólico da leitura da mensagem governamental, que marca oficialmente o início dos trabalhos legislativos do ano. Segundo ele, o pronunciamento da governadora era aguardado pela Casa exatamente para dar início aos debates internos. “Ela fez um relato dos avanços do Estado, da dedicação e da luta pelo Rio Grande do Norte, que a Casa Legislativa estava aguardando exatamente para que a gente pudesse começar os debates”, afirmou.

No discurso, Ezequiel ressaltou ainda os principais pontos do balanço apresentado por Fátima, como a duplicação da BR-304, o incremento dos leitos de UTI e os investimentos na agricultura.

Para ele, a governadora apresentou uma radiografia do que foi feito ao longo dos anos de mandato, com foco em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado.

Na sequência, Ezequiel ampliou o tom de reconhecimento e fez um elogio pessoal e político à trajetória de Fátima Bezerra. “A história ainda pode lhe trazer de volta para comandar este Estado, pela idade, pela capacidade, pela competência. Parabéns pelo pronunciamento, carregado de serviço prestado ao Rio Grande do Norte, mas também de emoção, traduzida nas suas vitórias e conquistas na vida e na política. As pessoas podem até discordar, ter posições antagônicas, mas ninguém pode subestimar alguém que tudo o que foi na vida conquistou pelo voto livre e democrático do povo do Rio Grande do Norte”, finalizou.

possível Eleição indireta
Além do gesto diplomático, Ezequiel reforçou o papel institucional da Assembleia no debate sobre uma eventual eleição indireta para o governo do Estado, em caso de dupla vacância, cenário que poderia ocorrer se a governadora renunciar para concorrer ao Senado e o vice-governador Walter Alves optar por não assumir o cargo. Segundo ele, a Casa está se preparando para cumprir o rito legal. “A Assembleia estará pronta para que, se houver a dupla vacância, possa-se ter a eleição o mais rápido possível”, disse.

O presidente também destacou que deu celeridade ao projeto de lei que regulamenta esse processo. A proposta, segundo ele, já passou pela reunião de líderes e deverá ser levada ao plenário em breve para votação. Após isso, seguirá para sanção da governadora.

Alinhamento com Walter e futuro político
Apesar do foco institucional, Ezequiel também falou sobre o cenário político mais amplo e sobre sua relação com o vice-governador Walter Alves, que recentemente anunciou posicionamento próprio. O presidente da Assembleia evitou tom de confronto e destacou que divergências políticas não significam rompimento pessoal. “A minha amizade com Walter existe independentemente das posições políticas. Divergir não quer dizer romper”, afirmou.

Questionado sobre seu futuro político, Ezequiel foi cauteloso e disse que, por enquanto, segue como deputado estadual. “Ezequiel é candidato hoje a deputado estadual”, declarou, indicando que qualquer definição sobre 2026 será tratada no tempo adequado.

A fala do presidente da Assembleia foi recebida como um gesto relevante no tabuleiro político potiguar, especialmente por ocorrer em um momento em que se intensificam as discussões sobre sucessão, alianças e o papel das principais lideranças do Estado.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *