Na próxima segunda-feira, 24 de junho, os católicos comemoram o dia de São João. Pela tradição, as fogueiras são acesas na noite do dia 23. Apesar de todo o simbolismo e o encantamento que elas são capazes de causar, esse é um costume que também envolve muitos riscos. Além do tormento que causam às pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios, acidentes com queimaduras também são muito comuns e, para evitá-los, uma série de cuidados precisam ser tomados.
Outro ponto a ser considerado são os riscos para a rede elétrica. Por isso, a Neoenergia Cosern, empresa de distribuição de energia elétrica, lembra que fogo não combina com eletricidade e pode causar sérios acidentes: “A primeira coisa a se fazer é não montar fogueiras embaixo da rede elétrica ou de linhas de transmissão. É preciso procurar um local distante dos fios, postes, transformadores e todos os demais equipamentos que pertencem à Neoenergia Cosern. Montar a fogueira próximo à vegetação também não é uma boa ideia, pois pode incendiar as árvores ou plantações. As chamas também podem danificar equipamentos elétricos”.
A distribuidora também recomenda não utilizar de redes elétricas particulares próximo à fogueira: “Muitas vezes, extensões, benjamins e lâmpadas são conectados perto das madeiras da fogueira. Além de esquentar o circuito, é possível que ele se rompa ou mesmo ocorra um incêndio”.
Os mesmos cuidados se estendem aos fogos de artifício e balões, esses últimos, inclusive são proibidos. “Soltar fogos próximo à rede elétrica produz o mesmo efeito das fogueiras: risco de incêndios, interrupções no fornecimento e acidentes. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis. A utilização de balões, além de proibida, pode provocar incêndios caso caia sobre a rede ou na área de Subestações Elétricas”.
Dentro das residências, algumas situações também exigem atenção como, por exemplo, ao decorar a casa com algum enfeite junino que use energia elétrica, evitar extensões e benjamins (o popular “T”). O mais seguro são os filtros de linha.
Também não use bocais de lâmpadas como suporte para pendurar enfeites juninos pois, além de choques, essa prática pode provocar incêndios;
Se mesmo seguindo todos os cuidados, algum acidente for registrado chame socorro imediatamente através do SAMU (192), Corpo de Bombeiros (193) e Neoenergia Cosern (116).