
O principal monumento da história da cidade do Natal e do Rio Grande do Norte, será reaberto ao público a partir deste sábado (25.12) a partir das 15h. O evento também terá uma apresentação especial do cantor paraibano Chico César. Depois da inauguração oficial a população de Natal, turistas e visitantes poderão visitar o forte todos os dias, no horário das 9h às 16h.
As obras de reforma do Forte dos Reis Magos foram concluídas no mês de outubro passado. No entanto, só foi possível reabrir agora porque ainda faltava o Habite-se, um documento expedido pela Prefeitura do Natal e que basicamente, atesta a conclusão de uma obra. Também conhecido como Auto de Conclusão de Construção, Auto de Vistoria ou Alvará de Construção, o Habite-se se trata de uma certidão, que mostra que o bem imóvel fora construído de acordo com todas as exigências que a lei estabelece.
Além do Habite-se, também foi preciso esperar a liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), um documento oficial emitido pelo Corpo de Bombeiros, onde diz que o local foi vistoriado e está dentro das normas de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação e no PPCI (Plano de Prevenção e Combate de Incêndios).
A reforma
As obras de restauração do Forte dos Reis Magos teve investimentos de R$ 4,3 milhões com recursos do Governo do RN, através do Projeto Governo Cidadão, que viabilizou um empréstimo junto ao Banco Mundial, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Fundação José Augusto (FJA), com fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As obras abrangeram a reforma das paredes e coberturas, pintura, corrimões nas escadarias, instalações elétricas e sanitárias, assoalhos, piso e teto novos, acessibilidade para pessoas com deficiência, sistema de prevenção e combate a incêndio, readequação da passarela de acesso, das salas de exposição e das lojinhas. Além disso a fortificação dispõe uma estação compacta para tratar água e esgoto dos banheiros.
História do Forte dos Reis Magos
O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica localizada na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. É administrada pela FJA.
O forte foi o marco inicial da cidade, fundado em 25 de dezembro de 1599, no lado direito da barra do rio Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). Recebeu esse nome em função da data de início da sua construção, 6 de janeiro de 1598, dia de Reis pelo calendário católico.
Tombado em 1949, o Forte esteve sob administração da FJA até 2013, quando passou para o Iphan. A última obra de recuperação ocorreu há mais de 15 anos.
Em maio de 2017, o Forte retornou à gestão do governo estadual com uma cessão inicial de 20 anos, após quatro anos sob a administração do Iphan. A condição em que o prédio foi entregue obrigou o início do processo de restauração.
Programação de reabertura neste sábado (25.12)
15h – Solenidade oficial de reabertura
16h30 – Apresentação da Camerata de Vozes do RN
Homenagem do cantor Paulo Tito à canção “Serenata do Pescador (Praieira)”
Abertura da exposição “Forte dos Reis Magos – Cenário da Nossa Cultura” com artefatos históricos
Abertura da mostra fotográfica sobre a restauração do Forte
Largo da Praia do Forte
18h – Banda Perfume da Gardênia & Tributo a Natal com artistas convidados (Babal, Krhystal, Nara Costa, Laryssa Costa, Alan Persa, Alexandre Piter e Debinha Ramos)
20h – Show com cantor e compositor Chico César
*Entrada gratuita com uso obrigatório de máscara e passaporte vacinal.
Com informações do G1 RN