O Fórum Caminhos do RN, com os candidatos ao governo do Estado, será promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) no dia 26 de agosto. Cinco candidatos foram convidados, a governadora Fátima Bezerra (PT), o ex-deputado Fábio Dantas (Solidariedade), o senador Styvenson Valentim (Podemos), Clorisa Linhares (PMB) e Danniel Morais (PSOL).
Os cinco vão receber a Agenda Caminhos do Rio Grande do Norte, elaborada pelo Mais RN, com propostas do setor industrial para o desenvolvimento potiguar, e apresentar suas ideias e planos para o Rio Grande do Norte. O Fórum será aberto às 8h30 pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, no auditório do 7º andar da Casa da Indústria. A partir das 9h, terá início a exposição dos candidatos, sendo que cada candidato estará no auditório em um horário específico, permanecendo até 50 minutos.
Caberá a candidato fazer, inicialmente, uma exposição de até 20 minutos de suas propostas. Em seguida, receberá a “Agenda” e responderá às perguntas selecionadas (10 minutos) em temas como educação, indústria, emprego, renda e setor industrial. Para as considerações finais, serão reservados cinco minutos. O candidato também concederá, encerrada a sua participação nas discussões no auditório, uma entrevista coletiva à imprensa.
A participação dos candidatos não será simultânea, mas em sequência, e sem intervalos, de acordo o roteiro de exposição, entrega da Agenda, perguntas e considerações finais. O evento será voltado a diretores da FIERN e convidados, entre os quais estarão, além dos integrantes da Federação e seus Sindicatos, industriais e empresários.
Os candidatos que vão participar do Fórum Caminhos do RN concorrem em coligações integradas por pelo menos um partido com representação na Câmara dos Deputados. Trata-se do mesmo critério definido pela legislação eleitoral, e confirmado em decisões do TRE e do TSE, como exigência para a participação em debates.
O presidente da FIERN destaca a importância do evento e a contribuição do setor industrial para uma discussão qualificada sobre projetos de governo que proporcionem o crescimento do Rio Grande do Norte. Para ele, é fundamental que a população tenha conhecimento sobre o que os candidatos pensam e querem fazer no Rio Grande do Norte.
Amaro Sales afirma também que o setor produtivo deve participar e contribuir para que se tenha essa atenção com projetos voltados ao desenvolvimento. E a FIERN tem sido, nos últimos anos, lembra Amaro Sales, uma instituição indutora das discussões sobre a economia potiguar.
Ao promover uma nova edição do “Caminhos do RN”, destaca o presidente da FIERN, a Federação das Indústrias mantém o compromisso de apresentar as propostas do setor industrial e um espaço para que os candidatos detalhem seus planos e respondam sobre as principais questões levantadas pelos empresários.
“A FIERN cumpre seu papel na promoção e condução de discussões com foco no desenvolvimento econômico do estado, tendo como bússola o MAIS RN, que aponta, ao longo de oito anos, os caminhos e ações estratégicas para efetivação de um crescimento sustentável do nosso estado. Ao promover o Fórum Caminhos do RN, a exemplo do que fizemos em 2018, trazemos os empresários da indústria e os candidatos ao governo do RN para um diálogo aberto, onde possamos ouvir deles seus projetos de governos, ao mesmo tempo em que apresentamos as sugestões e contribuições do setor”, afirma o presidente da FIERN.