A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou nesta segunda-feira (13), através de suas redes sociais, a assinatura de um Memorando de Entendimento com a empresa potiguar Internacional Energias Renováveis para o desenvolvimento de projetos de geração de energia eólica offshore, aquela feita em alto mar, e produção de hidrogênio verde.
“Este é um momento histórico! O RN já é líder nacional em potência instalada no setor eólico onshore (em terra) com mais de 5,7 gigawatts de potência instalada. Agora, nos preparamos para iniciar nossa atuação pioneira no setor offshore”, declarou Fátima Bezerra.
O hidrogênio verde é apontado como uma das soluções do futuro quando se trata de combustível limpo. Ele consiste na separação do hidrogênio presente nas moléculas de água (H2O) por meio de um processo químico conhecido como eletrólise. Acontece que para esse processo acontecer de forma limpa é necessária uma fonte de energia renovável. É aí que entram as eólicas. “Por conta do fator de capacidade do mercado offshore [em terra], o RN seria potencialmente o produtor de hidrogênio verde pelo menor custo de produção do mundo!”, disse a governadora.
Ainda de acordo com a chefe do Executivo Estadual, o projeto deve ser desenvolvido nos municípios litorâneos de Pedra Grande e São Bento do Norte. Além da implantação do Polo de Energia limpa e renovável, o governo espera com a ação a geração de emprego e renda na região.