A governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), assinou nesta terça-feira (21) um memorando de Entendimento com a empresa EV Brasil Consultoria Ltda, representante brasileira da empresa suíça Energy Vault SA, para o desenvolvimento no estado de um projeto de armazenamento verde gravitacional de energia em larga escala e de longa duração. O ato decorreu de uma aproximação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a embaixada do Brasil na Dinamarca.
A tecnologia que a empresa pretende trazer para o RN já foi testada na Suíça e utiliza blocos de concreto empilhados em torres de até 120 metros de altura para armazenar energia potencial gravitacional. O plano é associar o projeto à produção de hidrogênio verde, que poderá ser viabilizada no estado nos próximos anos graças à abertura do mercado eólico offshore, no mar.
“O Rio Grande do Norte continua liderando o ranking nacional de produção de energia eólica e agora está assumindo mais uma posição de vanguarda, tornando-se o primeiro estado do Brasil e um dos primeiros da América Latina a adotar novas soluções tecnológicas no que diz respeito ao armazenamento da energia em larga escala” disse a governadora Fátima Bezerra, que ressaltou também que o projeto vai colaborar com o desenvolvimento da cadeia produtiva de energias renováveis, em especial o mercado eólico offshore, e produção de Hidrogênio Verde no estado.
Fátima lembrou ainda a importância da adoção de novas tecnologias para a segurança energética no país. “Estamos vivendo tempos difíceis num país com um potencial como o Brasil, ameaçado hoje até de apagão e crise no sistema elétrico. Então é mais um motivo para a gente valorizar e celebrar o momento que estamos vivendo hoje”, declarou.
Nas redes sociais, ela comemorou a assinatura do memorando e destacou a importância dessa e outras iniciativas similares para o Rio Grande do Norte. “Seguimos sendo pioneiros na produção de energia renovável, pilar fundamental para a diversificação da matriz energética”, pontuou a governadora.
Hidrogênio Verde
O governo também assinou nesta terça (21) o Protocolo de Intenções entre Governo do Estado e a empresa Neoenergia, para desenvolvimento de um projeto piloto de produção de hidrogênio verde e energias associadas.
O Protocolo tem como objetivo a adoção de providências e medidas de cooperação mútua, por parte do Estado e da empresa, para o desenvolvimento de mais esta iniciativa de produção de energia sustentável no estado.
“Num momento de crise energética a nível nacional, o RN tem se colocado numa posição protagonista, podendo contribuir de maneira decisiva na segurança energética do país. Renovamos, assim, a esperança e a confiança num futuro promissor para o nosso estado”, reforçou a governadora Fátima Bezerra, no anúncio.