Início » GOVERNO ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM A CASA DA RIBEIRA PARA INSTALAÇÃO DO COMPLEXO DA RAMPA

GOVERNO ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM A CASA DA RIBEIRA PARA INSTALAÇÃO DO COMPLEXO DA RAMPA

  • por
Compartilhe esse post

Complexo da Rampa, em Natal. Foto: ASCOM/SIN

O Governo do Estado assinou nesta quinta-feira, 14, um acordo de cooperação com a Casa da Ribeira para implementação do Complexo “Rampa – Arte Museu Paisagem”. O estado é representado pelas secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEEC) e de Turismo (SETUR).

“O Complexo da Rampa vem somar como grande atrativo turístico. É um dos mais belos e modernos equipamentos culturais do País, um patrimônio que encanta a todos. As obras físicas estão concluídas e as instalações devem ser abertas ao público no primeiro semestre de 2022”, afirmou a governadora professora Fátima Bezerra.

“A Casa da Ribeira nasceu com incentivo da lei como mecanismo para valorizar a cultura. E o Complexo vai funcionar com base nos benefícios desta Legislação”, registrou.

O acordo de cooperação tem prazo de dois anos, podendo ser prorrogado. A ocupação artística do complexo será de responsabilidade da Casa da Ribeira, instituição independente e com expertise na elaboração e gerenciamento de projetos culturais.  O projeto está dividido em duas fases e será viabilizado através da Lei Câmara Cascudo de renúncia fiscal (empresas destinam parte do ICMS para patrocínio cultural).

O presidente da Casa da Ribeira, Henrique Fontes, considerou a assinatura do acordo de cooperação um momento histórico por que vai permitir a instalação de um dos maiores complexos culturais do Brasil. Coordenador do projeto do Complexo, Gustavo Wanderley disse que o espaço devolve a paisagem do rio Potengi às pessoas e envolve arte, ciência e história.

Nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra registrou a assinatura e já deixou claro que “está dada a largada para a entregá-lo [Complexo da Rampa] a Natal, ao Rio Grande do Norte, ao Brasil e ao mundo!”

O Complexo “Rampa – Arte Museu Paisagem” é um dos maiores equipamentos culturais do Brasil. São 11 mil metros quadrados de área com duas grandes salas de exposição, salas educativas, auditório, espaço para café e restaurante, recepção, bilheteria, área externa para eventos com até 3 mil pessoas, estacionamento e a Calçada Potengi, espaço com visão privilegiada do rio. 

O prédio da Rampa foi repassado pela União para o Estado em 2009, mediante autorização para execução de obra. Em 2011, a então gestão estadual, através da Secretaria de Turismo, apresentou um projeto para transformar o local em complexo cultural. Obras foram feitas durante todos os anos e em dezembro de 2018, a obra chegou a ser inaugurada, com apenas 50,1% dos serviços concluídos. Desta vez, a expectativa é que o equipamento seja entregue 100% à população.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *