Início » GOVERNO FINALIZA PLANEJAMENTO PARA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RN

GOVERNO FINALIZA PLANEJAMENTO PARA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RN

  • por
Compartilhe esse post

Divulgação/Governo do RN

O Governo do Rio Grande do Norte finalizou o planejamento estratégico para a expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O documento com a nova metodologia foi entregue à governadora professora Fátima Bezerra nesta quinta-feira (21) pelo secretário estadual de educação, Getúlio Marques.

O trabalho foi executado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto Itaú Educação e Trabalho (IET) e Instituto Sonho Grande (ISG). Os demais responsáveis também estavam presentes no momento da entrega.

“Precisamos oferecer à população qualificação e competências adequadas às necessidades do mercado. Assim estaremos preparando e encaminhando nossos jovens à inserção no mundo do trabalho atendendo as necessidades regionais. O resultado será a empregabilidade, a ocupação de oportunidades de trabalho com obtenção de renda e melhoria da qualidade de vida”, afirmou a governadora.

Nas redes sociais ela também registrou o momento em que recebeu a metodologia.

Segundo o secretário Getúlio Marques o diagnóstico da EPT teve início em fevereiro de 2021, com mapeamento dos cursos existentes, coleta e análise de dados das potencialidades econômicas das regiões. 

“Com os dados em mãos, foi possível construir uma metodologia para reorganização e expansão da oferta de cursos que fazem sentido para os jovens potiguares”, informou o secretário.

Outra medida que será adotada é o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) com objetivo de apoiar os sistemas de ensino público dos estados e do Distrito Federal a oferecer a ampliação da jornada escolar e a formação integral e integrada do estudante. 

Para isso, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transfere recursos financeiros para a implantação de escolas de ensino médio em tempo integral pelas secretarias estaduais de Educação. O RN conta com 53 escolas estaduais de ensino médio em tempo integral com 13.699 mil alunos matriculados.

Projetos-pilotos

Dois projetos-pilotos foram realizados em dois colégios do estado para colocar a nova metodologia em prática. O primeiro foi na cidade de Parazinho, onde a Escola Estadual Senador Jessé Pinto Freire oferta cursos técnicos em Meio Ambiente e Agroecologia; e o outro no município de Acari, na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Professora Iracema Brandão de Araújo, que passará a ofertar o Curso Técnico em Vestuário.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *