Início » JOÃO FELIPE DA TRINDADE LANÇA OBRA SOBRE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

JOÃO FELIPE DA TRINDADE LANÇA OBRA SOBRE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

  • por
Compartilhe esse post

O escritor e pesquisador potiguar João Felipe da Trindade lança nesta quinta-feira (11), às 19h, no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante, sua nova obra São Gonçalo da Ribeira do Potengi. Autor de títulos dedicados à história e genealogia do Rio Grande do Norte, volta-se agora à origem de uma das principais cidades da região metropolitana de Natal, São Gonçalo do Amarante, reunindo documentos raros, registros coloniais e manuscritos pouco conhecidos pelo grande público.

De acordo com o autor, o livro foi elaborado com o propósito de corrigir equívocos históricos recorrentes sobre a povoação e fundação de São Gonçalo do Amarante, além de apresentar, com mais profundidade, o manuscrito de Manoel Maurício Correa de Sousa, que reúne a descendência dos Mártires de Uruaçu, Antônio Vilela Cid e Estevão Machado de Miranda. Também compõem o volume documentos como a carta do capitão Lopo Curado, o alvará do capitão-mor Manoel de Abreu Soares e a petição de Pascoal Gomes de Lima, apontado em algumas versões como fundador da localidade. O autor destaca ainda registros de batismos do fim do século XVII e início do XVIII, realizados nas capelas de Utinga, Santo Antônio, do Potengi e de São Gonçalo.

João Felipe afirma que a motivação para o livro surgiu a partir de uma provocação do prefeito de São Gonçalo. Segundo ele, persistiam divergências sobre personagens, datas e documentos ligados à origem do município. “Eu escrevi esse livro a partir de um desafio que o prefeito de São Gonçalo fez para mim. Eu tinha dito para ele que existem muitas informações erradas sobre a fundação de São Gonçalo, os personagens e antigos documentos. Como eu tenho documentos raros, resolvi colocar nesse livro para que as pessoas possam reconstituir a história de São Gonçalo”, explica.

A obra também apresenta a transcrição integral de uma genealogia antiga e pouco acessível ao público, produzida por Manoel Maurício e preservada graças ao empréstimo de um colecionador. Trindade destaca a importância do documento, sobretudo por recuperar linhas sucessórias que ajudam a compreender a estrutura familiar das primeiras gerações do Potengi. “Escrevi a genealogia dos Mártires de Uruaçu, Estevão Machado de Miranda e Antônio Vilela Cid, que vai desses dois até o autor do manuscrito. É uma coisa muito rica. O fundamental é isso, a recuperação dessa genealogia, e também algumas coisas sobre o suposto fundador de São Gonçalo do Amarante, Pascoal Gomes de Lima”, afirma.

Onde encontrar o livro
Antes do lançamento, o livro está disponível exclusivamente por meio de contato direto com o autor pelas redes sociais e pagamento via transferência bancária. A edição impressa chegará em breve a livrarias de Natal e da região metropolitana. “Quem tiver interesse é só entrar em contato comigo pelo Facebook, fazer o pagamento pelo pix e enviar o endereço para receber o exemplar no endereço que preferir. Após o lançamento, o livro estará disponível em alguns pontos de venda físicos”, reforça.

Sobre o autor
Natural de Natal, João Felipe da Trindade é professor aposentado do Departamento de Matemática da UFRN. Foi vice-reitor da instituição, além de ter ocupado cargos na administração estadual e municipal, entre eles secretário adjunto de Planejamento e Finanças do Estado, secretário adjunto de Administração e Recursos Humanos e secretário de Planejamento e de Administração da Prefeitura do Natal. Como escritor, dedica-se há décadas à pesquisa de documentos históricos e genealogias do Rio Grande do Norte, com obras como Servatis ex More Servandis, Notícias Genealógica do Rio Grande do Norte e Mais Notícias Genealógicas do Rio Grande do Norte.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *