
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza, na próxima quinta-feira (4), o leilão das frequências para o novo padrão de conectividade móvel que trará internet de alta velocidade para o Brasil, o 5G. A oferta atrai investidores de todo o mundo e dita as tendência no mercado de comunicação e ao todo, mais de 15 operadoras apresentam propostas para os lotes disponíveis, onde, apenas 5 destes são de operadoras já atuantes no Brasil.
Nos próximos dias, a Anatel vai analisar toda a documentação entregue para se certificar de quais empresas cumpriram todos os requisitos exigidos pelo edital. Em caso de descumprimento, a empresa ou o grupo podem ser desclassificados.
O engenheiro especializado em telecomunicações e presidente da Consultoria Teleco, Eduardo Tude, explica que a quinta geração de internet móvel irá favorecer conexões com qualidade superior a todas as anteriores. “Vai acontecer algo que a gente ainda não espera, vídeo HD, aplicações de realidade aumentada em que você vai ter uma comunicação muito mais pessoal e também uma interação com o que você está olhando”, afirma. Os impactos do 5G vão se estender para além do setor de telecomunicações, com potencial de gerar uma revolução em segmentos como saúde, educação, agropecuária, comércio, serviço e indústria. A expectativa é que todas as cadeiras produtivas passem por uma transformação.
Informações: CNN Brasil