“A expectativa é fazer três vereadores”, revelou o vereador de Natal, Eribaldo Medeiros (Rede), ao comentar a meta estabelecida pela Federação Rede Sustentabilidade/Psol para as eleições municipais de 2024. O parlamentar, que assumirá a presidência do diretório do partido em Natal até o final de setembro, falou que a federação terá uma nominata forte, com 30 nomes para disputar as 29 vagas na Câmara Municipal da Capital.
“Esperamos que o Rede Sustentabilidade lance 12 candidatos, com a perspectiva que façamos 16 mil votos, e, com mais uns 10 mil votos do Psol, nós conseguiremos receber entre 23 mil ou 26 mil votos, para fazer três vereadores. Com 18 mil votos, se faz dois vereadores, pelos cálculos dos analistas políticos. Então, com 24 mil a 26 mil, podemos fazer o terceiro vereador. Essa é a nossa meta para as eleições futuras”, afirmou Eribaldo.
O vereador disse que a Federação Rede/Psol trabalha com a possibilidade de fechar a nominata ainda este ano e que esta já recebeu o aval da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede) para a construção da chapa proporcional. E que, entre os nomes que comporão a nominata, 40% serão indicados pela Rede, sendo oito homens e quatro mulheres. Já os 60% restantes serão indicados pelo Psol, sendo 18 homens e cinco mulheres.
“Os pré-candidatos já se comprometeram conosco pelo Rede e os dois partidos estão trabalhando muito. Vamos sair muito fortalecidos nesta campanha. Estamos estudando ainda a possibilidade de termos uma candidatura majoritária, mas essa decisão é do Psol, que tem quatro votos na federação, enquanto a Rede tem três votos. Isso ainda será discutido lá na frente, mas por enquanto, não”, explicou.
Segundo Eribaldo, a prioridade é colocar a “casa” em ordem, organizar tudo e, somente a partir disso, é que os integrantes do partido definirão as pautas. “Primeiro, vamos assumir e organizar o partido no Rio Grande do Norte e, depois, veremos como tudo ficará. Estamos construindo o partido junto com o Psol para fazermos três vereadores nas próximas eleições”, afirmou.