
O levantamento mais recente realizado pela área técnica do Ministério da Saúde, atualizado na última quarta-feira (16), aponta que o país tem ao menos 12 casos de infecção por Covid-19 causados pela subvariante BA.2 da cepa Ômicron.
Dos 12 registros, sete foram identificados no estado de São Paulo. Além disso, há três casos no Rio de Janeiro, um em Santa Catarina e um em Minas Gerais.
Na manhã desta segunda-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a pasta está observando o comportamento da variante. No entanto, ressaltou que a conduta para lidar com a cepa é semelhante ao tratamento das demais mutações.
“A conduta em relação a essa variante é igual às outras. Naturalmente que os casos que passam pela vigilância genômica não retratam o que acontece na população em geral. Mas, pelo que observamos dessa variante em outros países — por exemplo, a Dinamarca — é um comportamento que não é tão diferente quanto o que ocorre com a variante original. Vamos observar comportamento dessa variante e outras situações possam surgir”, afirmou.
De acordo com pesquisadores japoneses, o subtipo BA.2 da Ômicron é mais grave e mais infeccioso do que a primeira linhagem da variante. Diante dessas descobertas, os cientistas apontam que a subvariante deve ser reconhecida como cepa única de preocupação.
Com informações do Metrópoles