Na próxima terça-feira (16) a partir das 19h, o ministro Alexandre de Moraes toma posse do Tribunal Superior Eleitoral. Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski será empossado vice-presidente. A solenidade será transmitida pelo canal do TSE no YouTube.
A cerimônica deve contar com a presença de convidados e autoridades. Entre eles está Jair Messias Bolsonaro, convidado pessoalmente na última quarta-feira (10) pelos dois ministros em uma ida ao Palácio do Planalto.
Segundo informações do Poder 360, o ministro também convidou ex-presidentes da República, logo o convite à Lula (PT), candidato à presidência. Ainda segundo o Poder 360, Lula decidiu comparecer na última sexta-feira (12) e com a ida à cerimônia busca transmitir uma mensagem de valorização institucional.
Em 14 de junho, em uma sessão administrativa da Corte Eleitoral, os dois ministros foram eleitos para ocuparem as vagas e conduzir as eleições de 2022. Alexandre de Moraes ocupa o cargo de Edson Fachin, que assume o TSE desde fevereiro deste ano. O mandato no Tribunal é de 2 anos.