Para a candidata a prefeita de Natal, Natália Bonavides (PT), parece que a campanha do seu adversário Carlos Eduardo tem algo a esconder, ou a “mentir”. A candidata respondeu, em conversa com a reportagem do Diário do RN, às acusações de Carlos Eduardo de que o marketing das candidaturas opositoras é mentiroso.
A afirmação de Carlos Eduardo foi feita nesta quarta-feira, 04, quando falou ao Diário do RN a respeito das críticas dos opositores sobre a atuação dele enquanto prefeito durante quatro mandatos. “Isso é o marketing mentiroso, enganador, e tudo isso vai ser esclarecido”, disse Carlos Eduardo.
Na crítica, o ex-prefeito inclui o marketing de Natália Bonavides (PT), Rafael Motta (Avante) e Paulinho Freire (UB). O responsável pelo marketing deste último, inclusive, é Alexandre Macedo, que já fez campanhas para Carlos Eduardo e já fez parte de gestões do ex-prefeito, mas agora é criticado pelo candidato.
“O que me parece é que quem tem a esconder, ou a mentir, é a linha adotada pela campanha de Carlos Eduardo. Até outro dia, ele sequer aparecia no programa eleitoral. Aos debates, não foi a nenhum. Acredito que toda essa preocupação em não mostrar Carlos é para que os natalenses não lembrem que ele é responsável por boa parte dos problemas enfrentados pela população de Natal”, disse Natália Bonavides.
Segundo Natália, Carlos Eduardo representa a continuidade dos últimos 20 anos e que, por isso, tem algo a esconder.
“Nos últimos 20 anos, foi prefeito quatro vezes. Nos períodos em que não estava no cargo, seus vices ocuparam a cadeira. O que eles querem esconder é o que temos mostrado: foi esse grupo que inventou o sorteio de crianças, que deixou o transporte público da cidade do jeito que está hoje, ineficiente, que não se preocupou com a infraestrutura necessária ao crescimento de Natal e deixou nossa capital ficar para trás”, ressaltou.
Inatingível por críticas
Outro candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire (UB) acredita que em mais de uma década na cadeira do Executivo natalense, Carlos Eduardo poderia ter feito “muito, muito, muito” mais. Ele ressalta que na sua campanha não há “inverdade” sobre qualquer adversário.
“O problema de Carlos Eduardo é que se acha inatingível por críticas. Ele fez algumas obras e ações nos seus 12 anos de gestão, mas ele sabe muito bem que em mais de uma década sentado na cadeira de prefeito, poderia ter feito muito, muito, muito mais do que fez. Eu quero um mandato de prefeito para mostrar à Natal que o passado foi lento e pouco operante no essencial para a cidade. E essa é a maior verdade que Natal está descobrindo nessa campanha”, diz Paulinho Freire.
Rafael Motta, candidato do Avante, observa que não faz críticas pessoais, mas discute problemas e soluções para a cidade: “Falamos sobre erros porque campanha é sobre julgar o que cada um fez ou deixou de fazer quando teve a oportunidade”.
Entre o que deixou de ser feito por Carlos Eduardo, de acordo com Motta, é destacado o Hotel da BRA, na Via Costeira, e a falta de vagas nas creches. Ele enfatiza que não falta verdade nestas afirmações.
“Nós falamos que o Hotel da BRA na Via Costeira tornou-se aquele ‘monstrengo’ em um dos nossos principais cartões postais por incapacidade da gestão de Carlos Eduardo em resolver problemas, preferindo-o deixá-los de lado. Quem quiser saber se isso é mentira ou verdade é só ir até a Via Costeira e constatar pessoalmente. Fazer sorteio para escolher quais crianças tem direito a CRECHE, de poder ter um futuro pela frente, ou quais não vão ter creche, tirando-lhe a perspectiva de futuro, uma medida cruel com nossos pequenos, é um fato notório criado por Carlos Eduardo. Onde falta verdade nisso?”, levanta Rafael.