
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou proposição de seu presidente Ezequiel Ferreira de Souza que regulamenta a atividade do off-road, reconhecendo a atividade como esporte de aventura e radical de importante valor cultural e turístico para o estado. A Lei, que é pioneira no país, foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e celebrada pelos jipeiros que hoje estiveram no gabinete da presidência da ALRN para agradecer ao autor da proposição.
Para o deputado Ezequiel Ferreira de Souza, “Esta foi uma ação a favor do nosso Estado, que beneficia todo um segmento que utiliza as trilhas e as belezas naturais do nosso litoral, seja para lazer ou com o objetivo turístico. Esta Lei traz entendimento e união para que o RN possa explorar da melhor forma possível os passeios em veículos 4×4 com a perspectiva de criar uma nova atração para o turismo potiguar”.
Segundo a legislação, o off-road é a atividade que pode ser realizada em locais não pavimentados e de difícil acesso, fora de estradas e rodovias, por intermédio de utilização de veículos adaptáveis ao solo e terreno. Incluindo-se veículos 4×4, buggys, motocicletas, quadriciclos, UTV (veículo utilitário multitarefas), ATV (veículo todo-o-terreno) e equipamentos congêneres. Para Dinarte Paiva Junior, presidente do Brutus 4×4, “essa foi uma importante iniciativa, que vai gerar ICMS e ISS para o poder público, além de fortalecer o nosso turismo”.