Início » ÔMICRON PRODUZ PANDEMIA DOS VACINADOS E DOS NÃO VACINADOS, DIZ OMS

ÔMICRON PRODUZ PANDEMIA DOS VACINADOS E DOS NÃO VACINADOS, DIZ OMS

  • por
Compartilhe esse post

FOTO: MÁRCIA FOLETTO

O mundo apresentou nesta semana milhões de novos casos de Covid-19 gerada pela Ômicron. Diante da contaminação pela nova variante, estamos enfrentando uma pandemia paralela: a dos vacinados e também a dos não vacinados. A informação é da diretora do Departamento de Imunização da Organização Mundial de Saúde (OMS), Kate O’Brien. Os não vacinados representam entre 80% a 90% dos pacientes graves e mortos pela Ômicron.

Por escapar parcialmente dos anticorpos, a nova variante do coronavírus pode causar reinfecção em vacinados, mas eles raramente adoecem com gravidade. Isso, em geral, só ocorre em pessoas com comorbidades, caso do homem de 68 anos morto em Goiás na quinta-feira, que sofria de um quadro grave de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão e que se tornou o primeiro óbito oficial de Ômicron no Brasil.

A Ômicron tem apenas dois meses e não é possível projetar seu impacto com precisão, mas dados preliminares de África do Sul, Reino Unido e Dinamarca indicam que ela é mais branda. E ela pode sobrecarregar o sistema de saúde devido à avalanche de casos leves.

Com informações do O Globo


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *