
Diário do RN: O que o senhor considera a maior entrega para a população de Natal neste primeiro ano de mandato?
Paulinho Freire: Tivemos muitas entregas importantes em 2026, mas acredito que a educação foi nossa maior entrega, porque foram várias na mesma área. Zerar a fila das creches, acabar com os sorteios foi muito importante, mas não foi só isso. Melhoramos a qualidade da merenda, entregamos o fardamento, estamos climatizando as salas de aula, fizemos parceria com o Instituto Ayrton Senna, tivemos concurso e nomeação de mais de 700 professores e vamos enviar projeto para a Câmara Municipal para convocarmos mais 300, assinamos a Ordem de Serviço com a repactuação de 7 CMEIs, que juntos vão garantir mais de 1500 vagas, outra Ordem de Serviço foi a de uma escola muito completa para a comunidade do Leningrado, na Zona Oeste, onde serão 175 vagas em tempo integral ou 350 vagas nos dois turnos. Demos o aumento do piso dos professores… São muitas entregas porque a educação é realmente uma prioridade em nossa gestão.
Diário do RN: Qual o balanço geral que faz de 2025 como gestor da capital potiguar?
Paulinho Freire: Acho que temos um balanço muito positivo desse primeiro ano. Conseguimos muitas entregas, melhorar a vida das pessoas. Ainda queremos fazer muito mais, claro, mas fazemos uma avaliação positiva. Além da educação, conseguimos trazer melhorias na saúde, na infraestrutura, na assistência social, entregamos praças, quadras, a cidade está toda com iluminação em LED. Entregamos a drenagem do Alecrim, um problema que há mais de vinte, trinta anos não era resolvido, a urbanização da Lagoa do Santarém, limpeza de lagoas e galerias…
E passa ainda pela responsabilidade fiscal. Este ano pagamos 14 folhas. O servidor recebeu o pagamento de dezembro dentro do mês, que já não acontecia há mais de uma década. Os eventos movimentaram a economia, além de levar atrações para o público natalense e com a experiência do transporte gratuito, que também foi muito positiva.
Diário do RN: Entre os principais apelos do natalense ainda está a melhoria do sistema de transporte público. Como estão os tramites para o lançamento da licitação?
Paulinho Freire: Os trâmites estão acontecendo. O edital está em análise na Procuradoria Geral do Município e acredito que em janeiro podemos ter a publicação.
Diário do RN: Recentemente, a prefeitura conseguiu autorização da Câmara para a aquisição de empréstimos que superam R$ 1 bilhão de reais. Quais melhorias Natal deve receber a partir desses investimentos?
Paulinho Freire: A infraestrutura é prioridade. Temos muitas obras que podem melhorar a vida do natalense no dia a dia e é isso que pretendemos fazer com esses investimentos.
Diário do RN: Qual a prioridade da Gestão Paulinho Freire Para 2026?
Paulinho Freire: Colocar em prática aquilo que demos início ao planejamento este ano. São obras e projetos que vão fazer, como eu disse, a diferença no dia a dia, melhorar a vida do natalense em todas as áreas.
Diário do RN: Outro ponto sensível é o Hospital Municipal que chegou a ser inaugurado pelo seu antecessor, mas nunca funcionou. Qual a situação da obra hoje? Existe previsão de entrega com serviços para a população?
Paulinho Freire: O projeto de construção do Hospital de Natal foi distribuído em duas etapas. A primeira etapa possui execução física superior a 90%, faltando a pavimentação externa e acabamentos internos para conclusão.
A segunda etapa encontra-se com percentual de execução física superior a 25%; nesta segunda etapa está inserido o bloco intermediário (setor que contempla 90 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI), que se encontra 100% (cem por cento) concluso.
Para a funcionalidade da primeira etapa, é necessário também a conclusão de alguns serviços que estão inseridos na segunda etapa que vão atender a todo o complexo. Acredito que no mês de abril teremos essa primeira entrega, entrando em funcionamento.
Paulinho foca no administrativo, mas trabalha pela união da oposição



Diário do RN: Recentemente um trecho do projeto de requalificação da orla da Zona Leste foi entregue, contemplando o novo Skate Park da Praia do Meio, um equipamento público aguardado pela população há quase 30 anos. Quais serão as próximas etapas e até quando a obra deve estar concluída em toda região?
Paulinho Freire: Estamos trabalhando com recursos próprios. Pelo que tenho conversado com a secretária Shirley (SEINFRA), a próxima etapa é o piso em concreto no Largo do Sol e a complementação do deck da Getúlio Vargas. E acredito que alguns dos quiosques também podem ser entregues ainda no início do ano.
Diário do RN: Esse ainda foi o primeiro ano de mandato e o senhor tem inúmeros projetos em mente para os próximos três anos. Mas, na sua observação, como natalense e como agente político experiente, qual será o projeto que vai marcar o seu mandato à frente da Prefeitura de Natal?
Paulinho Freire: A Via Mangue e o Parque Linear ficarão como grandes entregas. Porque a Via Mangue vai contribuir para a mobilidade da Zona Norte, que precisa de soluções e melhorias nesse setor. O Parque Linear vai ser mais que uma opção de lazer. É qualidade de vida e mostrar que o desenvolvimento pode estar aliado à preservação ambiental como acontece em diversos lugares do mundo.
Diário do RN: 31 de dezembro de 2025. Fechamento de um ciclo de desafios e vitórias e a expectativa para mais um recomeço. Qual a mensagem do Prefeito de Natal para todos os natalenses?
Paulinho Freire: O Ano Novo chegará com novos desafios, com muito trabalho e entregas para Natal. Desejo que o natalense sinta orgulho de ser de Natal e que quem escolheu nossa cidade para viver também se sinta feliz em estar aqui, que pertence à nossa cidade. Faço votos de muita paz, alegrias, união e prosperidade para todos e vamos juntos fazer Natal ainda melhor.
Diário do RN: Deixando de lado as questões administrativas, vamos encerrar com uma de política. 2026 é ano eleitoral e a movimentação nos bastidores da política já é intensa. O senhor transita bem em dois dos grupos já postos: o do senador Rogério Marinho junto a Álvaro Dias, seus aliados de primeira hora na eleição em 2024; e o do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, filiado ao seu partido União Brasil. Dentro desse contexto, o senhor já tem sua posição definida?
Paulinho Freire: Eu vou trabalhar até o último minuto para que os grupos que você citou estejam unidos e sejam aliados em prol de uma única candidatura para 2026, como foi para a minha eleição.