Início » PESQUISA REVELA INTENÇÃO DE VOTO DOS POTIGUARES PARA 2022

PESQUISA REVELA INTENÇÃO DE VOTO DOS POTIGUARES PARA 2022

  • por
Compartilhe esse post

O Blog do BG divulgou nesta segunda-feira (6) mais uma pesquisa para analisar o cenário eleitoral no Rio Grande do Norte para o pleito de 2022. A pesquisa mostra a intenção de votos dos potiguares para o governo, presidência, senado e deputado federal, além de fazer um levantamento da rejeição de alguns candidatos. 

Para a realização do estudo, o instituto AgoraSei! entrevistou 1800 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 28 e 31 de agosto. Os resultados foram calculados com intervalo de confiança de 95% e com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos.

GOVERNO DO ESTADO

Pesquisa Estimulada

O primeiro ponto pesquisado foi a intenção de voto para o governo estadual. No primeiro cenário foi feito o levantamento estimulado, que é quando é apresentada uma lista com o nome de alguns possíveis candidatos durante a coleta dos dados. Nessa condição, a governadora Fátima Bezerra aparece em primeiro com 33,3% das intenções de voto. Logo em sequência aparece o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), com 19,8%. O senador Styvenson Valentim (PODE), surge em terceiro com 12,2% das intenções de voto.

Reprodução/Blog do BG

Pesquisa espontânea 

No levantamento espontâneo, quando não possui lista com os nomes dos candidatos e os entrevistados falam os que vem na cabeça, a governadora Fátima Bezerra também lidera com 14,8% das intenções de voto.

Em segundo aparece o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, com 3,3% das citações. Em sequência surgem o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias, com 2,8%, e o senador Styvenson Valentim com 1,7%.

Reprodução/Blog do BG

Segundo turno 

Também foram feitas projeções para um possível segundo turno na disputa pelo governo do RN. Nesse cenário, Fátima Bezerra (PT) vence contra todos os candidatos. A pesquisa estimulou cinco cenários distintos. Portanto, se as eleições fossem hoje, a governadora sairia reeleita.

Tabelas: Reprodução/Blog do BG

Rejeição

A atual governadora fica no topo até quando falamos de rejeição. Nesse quesito, a Fátima Bezerra lidera sendo rejeitada por 32,4% dos eleitores. Na sequência aparecem: Styvenson Valentim (30,2%), Rogério Marinho (28,1%), Benes Leocário (25,8%), Carlos Eduardo Alves (23,9%), Álvaro Dias (22,8%) e Robério Paulino (22,8%).

Reprodução/Blog do BG

SENADO

Na pesquisa para o senado foram feitos três levantamentos. Duas pesquisas estimuladas, sendo uma com o nome de Fábio Faria (PSD), e outra com o de Rogério Marinho. A terceira projeção é uma pesquisa espontânea.

Pesquisa Estimulada (Cenário 1)

No primeiro cenário, com o nome do ministro das Comunicações, Fábio Faria, ele surge em terceiro lugar com 10,3%. Nas primeiras posições, empatados tecnicamente, estão Garibaldi Filho (19,7%) e Carlos Eduardo (19%).

Reprodução/Blog do BG

Pesquisa Estimulada (Cenário 2)

No segundo cenário acontece a saída de Fábio Faria e a entrada do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Ele, assim como o ministro das Comunicações, também aparece em terceiro, mas com um porcentagem inferior e empatado com o atual senador petista, Jean Paul, ambos com 4,8% das intenções de voto. Assim como no cenário anterior, Garibaldi Filho (21,3%) e Carlos Eduardo (20,8%) estão tecnicamente empatados no topo. 

Reprodução/Blog do BG

Pesquisa espontânea 

Na pesquisa espontânea, quando não é mostrada a lista dos candidatos, as porcentagens caem, mas seguem a mesma lógica das anteriores. Lideram os primos Garibaldi Alves Filho e Carlos Eduardo Alves, ambos com 2,6% das intenções de voto. Jean Paul aparece na terceira posição com 1,8 % dos votos. Fábio Faria aparece em quarto com 1,4% e Rogério Marinho totaliza apenas 0,1% das intenções.

Reprodução/Blog do BG

PRESIDÊNCIA 

Para a intenção de voto dos potiguares à presidência foi feito apenas um cenário estimulado, com a intenção de voto dos potiguares, e outra com a rejeição dos candidatos.

Pesquisa Estimulada 

Nesse cenário, o ex-presidente Lula lidera com 56,1% das intenções de voto. Em segundo, o presidente Jair Bolsonaro com 17,4%. O ex-ministro e ex-senador Ciro Gomes aparece em terceiro com 9,6%. Em quarto, o ex-ministro Sérgio Moro com 2,5% das intenções de voto.   O total de indecisos foi de 4,2%. Já o dos que afirmaram não votar em qualquer dos nomes apresentados foi de 8%.

Reprodução/Blog do BG

Rejeição

Ao perguntar sobre qual candidato os entrevistados não votariam de forma alguma, 64,4% disseram o nome do atual presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). Em sequência, empatados tecnicamente, aparecem o Lula (23,4%) e Sérgio Moro (21,6%), e logo depois João Dória (20,4%), Marina Silva (20,1%) e Ciro Gomes (18,9%).

Reprodução/Blog do BG

DEPUTADO FEDERAL 

Para o cargo de deputado federal foi apenas apenas uma pesquisa espontânea, nela os deputados federais Walter Alves e Natália Bonavides lideram as intenções de voto com 0,7%. Em seguida aparecem empatados o ministro Fábio Faria e os deputados General Girão e Rafael Motta com 0,5% das intenções de voto cada. Com 0,4% estão o deputado João Maia e o presidente da Câmara Municipal de Mossoró Lawrence Amorim. Veja números:

Reprodução/Blog do BG

DEPUTADO ESTADUAL

Assim como para o cargo federal, esta pesquisa possui apenas um cenário feito de forma espontânea. Ao todo 24 deputados serão eleitos no próximo pleito. Nélter Queiroz (1,5%), Dr. Bernardo (1,4%) e Tomba Farias (1,2%) se destacam na liderança com intenções de voto superiores a 1%. Logo após aparecem George Soares e Francisco com PT, cada um com 0,7%. Eles são seguidos por Getúlio Rêgo e Coronel Azevedo com 0,5%, cada. Veja demais números.

Reprodução/Blog do BG

Lembrando que, para a realização do estudo, o instituto AgoraSei! entrevistou 1800 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 28 e 31 de agosto. Os resultados foram calculados com intervalo de confiança de 95% e com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos.

*Com informações do Blog do BG


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *