Foi divulgada nesta quarta-feira (20) pelo Blog do BG e 96FM, a pesquisa realizada pelo instituto Consult, que traz a intenção de voto dos potiguares para os principais cargos em disputa nas eleições de 2022.
O instituto Consult entrevistou 1700 eleitores de todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 5 e 8 de outubro. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos e com grau de confiança de 95%.
GOVERNO
Cenário Geral
A atual governadora Fátima Bezerra (PT) aparece, mais uma vez, na liderança com 30,65% das intenções de voto. O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, vem em sequência com 21,24%.
Ainda surgem na pesquisa o atual prefeito da capital potiguar, Álvaro Dias, com 11%; o senador Styvenson Valentim com 8,74%; e o deputado federal Benes Leocádio com 3,35%.
Cenário sem Álvaro Dias
No cenário com o ex-prefeito e sem o atual, a governadora Fátima Bezerra e Carlos aparecem tecnicamente empatados. Ela com 31,65% das intenções de voto e ele com 28,71%.
Rejeição
Quando perguntando aos eleitores em quem eles não votariam de forma alguma, a governadora Fátima Bezerra liderou com a rejeição de 33% dos eleitores. O segundo mais rejeitado é o senador Styvenson Valentim com rejeição de 12,3%. Carlos Eduardo, principal rival de Fátima no momento, ficou com apenas 5,5% de rejeição.
SENADO
Cenário Geral
O instituto Consult também questionou os eleitores sobre a intenção de voto para Senador da República. O ex-ministro e ex-senador Garibaldi Alves Filho lidera com 20,59% das intenções de voto. Ele é seguido pelo primo e ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves com 14,24%. Os ministros Fábio Faria e Rogério Marinho estão tecnicamente empatados com 8,94% e 8,28%, respectivamente. O atual senador Jean Paul aparece com apenas 3,47%. Apenas uma vaga para senador está disponível em 2022.
Rejeição
O atual senador Jean Paul Prates aparece com a maior rejeição entre todos os nomes com 11,4%. Completam a lista de rejeição: Fábio Faria (10,8%), Rogério Marinho (9,8%), Garibaldi Alves Filho (6,3%) e Carlos Eduardo Alves (3,3%).
Fábio Faria X Rogério Marinho
O instituto perguntou ainda sobre a preferência entre os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), sobre quem deve receber o apoio de Bolsonaro na disputa pelo senado. Na avaliação, Fábio lidera com 29,4% contra 27,86% Marinho.
PRESIDÊNCIA
Cenário Geral
Os potiguares ainda foram questionados quanto a preferência na disputa pela presidência da República. Na pesquisa estimulada, o ex-presidente Lula (PT) possui 46,59% das intenções de voto contra 25,82% do atual presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). O ex-ministro Ciro Gomes ainda pontuou acima da margem de erro com 4,82%. Indecisos corresponderam a 4,47%. Brancos, nulos e abstenções somaram 13,29%.
Segundo Turno
no segundo turno entre o ex-presidente Lula e o atual presidente Jair Bolsonaro, o petista tem a preferência de 51,35% do eleitorado contra 27,47% do atual chefe do Poder Executivo.
Rejeição
Sobre qual candidato o eleitor potiguar não vota de forma alguma, Jair Bolsonaro lidera com 48,8%, seguido pelo ex-presidente Lula com 27,9%. Ciro Gomes ainda aparece como oterceiro mais rejeitado com 8,6%.
*Com informações do Blog do BG e 96FM