Ex-atacante, que já teve 85 gols e hoje aparece com 76, fundou a escolinha de futebol H7, no município de Parnamirim
Há pouco tempo, Helinho aparecia nas estatísticas do futebol como o maior artilheiro do América, com 85 gols, mas nos últimos anos, o atacante vem aparecendo na lista do clube como o segundo maior goleador da história com 76 gols, atrás de Max, que aparece em primeiro com 80. Mas a subtração não incomoda o ex-atleta, que hoje comanda uma escolinha de futebol no campo do estádio Tenente Luiz Gonzada, em Parnamirim.
“O importante é que estou na história do clube, essa mudança nos números de gols marcados não vai mudar em nada o que eu sinto e nem vai me deixar menos feliz, pois amo demais o América e agradeço por tudo o que ele e sua grande torcida fizeram por mim”, disse Helinho que é natural de Aracati-CE e no próximo domingo (2), completará 48 anos.
Helinho foi bicampeão estadual pelo América em 2002-2003, mas dentre os gols marcados, ele considera o mais importante e inesquecível, o assinalado contra o São Caetano, pela Série B de 2009. “Era um jogo decisivo, pois o América lutava contra o rebaixamento, estava no banco de reservas, entrei no segundo tempo e marquei o gol da vitória por 1 a 0 aos 46 minutos, conquistando os três pontos e ajudando o time a escapar da degola”, lembra o artilheiro.
Sobre a nova fase do clube, que conquistou o acesso à Série C e o primeiro título brasileiro, Helinho dá créditos ao presidente Ivanaldo Souza. “Tudo isso é fruto do trabalho de Souza que estruturou o departamento de futebol América, quem entra hoje no CT se depara com muitas mudanças, ele melhorou tudo lá dentro, desde a ampliação da academia até os alojamentos e campo da base, sua gestão é muito boa”, comentou.
ESCOLINHA
A escolinha de Helinho, batizada de H7, uma referência ao seu nome e o número da camisa que o consagrou, funciona há três meses no campo do estádio Tenente Luiz Gonzaga, em Parnamirim. O sucesso foi imediato e o treinador já conta com cerca de 50 atletas entre cinco e 16 anos. “Aqui eles aprendem os fundamentos do futebol e noções de táticas e esquema de jogo”, explica Helinho que deixou o telefone de contato para quem se interessar em aprender a jogar bola. É só ligar para o número (84) 99646 4703.
RENOVAÇÕES
A diretoria alvirrubra já iniciou os trabalhos visando a temporada 2023 e acertou as renovações contratuais do goleiro Bruno, do lateral direito Everton, dos zagueiros Edson Silva, Jean Pierre e Rômulo, dos volantes Juninho e Allef, do meia Araújo e o atacante Iago. Todos já assinaram seus contratos e se reapresentarão em novembro para a pré-temporada.
O maior artilheiro do America: Rivaldo de Oliveira Paula, o Saquinho, com 97 gols (oficiais 65), entre 1955 e fevereiro de 1960.