A prefeita de Parnamirim, professora Nilda Cruz (Solidariedade), tem um grande desafio pela frente: recuperar e melhorar os indicadores educacionais deixados pelo ex-gestor do município, Rosano Taveira (Republicanos). A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente aos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal caiu de 4,2 em 2021 para 3,7 em 2023, quando a meta era 5 pontos.
A taxa de rendimento dessa etapa escolar está em queda na cidade da Grande Natal desde 2021, quando a aprovação era de 84,5%, indo para 79,2% em 2022 e chegando a 78,6% em 2023.
Quanto à distorção idade-série, ou seja, o atraso escolar de 2 anos ou mais, a cada 100 alunos dos Anos Finais na Rede Municipal de Parnamirim em 2023, 36 tinham idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. No ano anterior, a proporção era de 35 a cada 100 estudantes. O resultado é enquadrado como “crítico”.
O Indicador de Aprendizado para essa etapa de ensino piorou entre as duas últimas avaliações.
Em 2023, a nota era 4,98, e passou para 4,76 em 2023. Esse tópico se refere à nota padronizada nas disciplinas de Português e Matemática, de acordo com a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A média de Português caiu de 252,7 para 244,08, e a de Matemática baixou de 246,18 para 241,43.
O Indicador de Fluxo também apresentou piora entre as duas últimas verificações na Rede Municipal parnamirinense. Nesse tópico da avaliação, quanto maior o valor, maior a aprovação.
Em 2021, o valor obtido foi 0,85, o que significa que a cada 100 alunos, 15 não foram aprovados.
Já em 2023, o valor caiu para 0,79, apontando que a cada 100 alunos, 21 não foram aprovados.
De acordo com dados do último Censo Escolar, realizado em 2023, Parnamirim tem 67 escolas municipais, que atendem a um total de 25.687 alunos.
Promessas de campanha
Entre as principais promessas de campanha da Professora Nilda estavam os investimentos na Educação para “transformar” o sistema educacional do Município, tornando-o capaz de impulsionar o desenvolvimento de Parnamirim. “Acreditamos que a educação é essencial para o desenvolvimento e a construção de uma sociedade mais justa. Como educadora, apresento propostas para transformar o sistema educacional de Parnamirim”, diz o plano de governo da prefeita.
Entre os novos instrumentos prometidos pela gestora em campanha, um abarca em seus os objetivos as melhorias nos resultados do Ideb: a criação do programa “Parnamirim que Educa”. O projeto promoveria “o fornecimento dos recursos necessários para que as estratégias de aprendizagem oferecidas pelas escolas municipais sejam aprimoradas visando atingir, no mínimo, as médias locais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e haja melhoria nos níveis de aprendizado em Português e Matemática medidos pela Prova Brasil”.
Outra novidade presente no plano de governo de Nilda é a criação do Programa ParnaTEC, centro de excelência em educação que seria criado com foco em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, e também voltado ao fomento ao ensino de robótica na rede municipal, em parceria com entidades especializadas, públicas ou privadas.