Início » SANDRO PIMENTEL TENTA ATRELAR DESTAQUE DE THABATTA EM PESQUISA À FORÇA DO PSOL

SANDRO PIMENTEL TENTA ATRELAR DESTAQUE DE THABATTA EM PESQUISA À FORÇA DO PSOL

  • por
Compartilhe esse post

A pesquisa DataVero/Diário do RN trouxe uma surpresa para o cenário estadual: a vereadora de Natal Thabatta Pimenta (PSOL) apareceu com 8,16% das intenções de voto para governadora do Rio Grande do Norte, ficando à frente de Cadu Xavier (PT), candidato do sistema governista. O resultado foi interpretado pelo presidente estadual da legenda, Sandro Pimentel, como prova de que o PSOL tem conseguido fincar raízes nas lutas sociais e no fortalecimento do serviço público.

“Isso mostra que o PSOL é um partido que, de fato, tem conseguido fincar raízes nas lutas primordiais de interesse da população e do fortalecimento do serviço público. O PSOL sempre vai aparecer com um status muito bem lembrado pela população”, avaliou.

Apesar de relacionar a força do partido ao desempenho de Thabatta, nas últimas eleições gerais de 2022, os candidatos do PSOL tiveram um total de 20.715 votos para todos os cargos, a metade que Thabatta obteve a deputada federal pelo PSB. O candidato mais votado do PSol foi Freitas Junior, ao Senado, que obteve 6.661 votos. A candidata a deputada federal mais votada do partido foi Camila das Juntas, com 1.710 votos. Já Thabatta Pimenta, que disputou o mesmo cargo pelo PSB, conquistou 40.533 votos.

Mesmo com o desempenho expressivo para os padrões de um partido de esquerda, Pimentel pondera que o partido não define candidaturas apenas com base em pesquisas de popularidade.

“Pode aparecer alguém nosso que tenha 0,1% e a gente lança. Pode aparecer alguém com 50% e a gente decidir não lançar. O que define também é o trabalho militante, a construção partidária, a visão de mundo, de país, de administração pública. Qualquer um de nós pode dizer: ‘eu sou candidato a partir de agora, vou me filiar e já sou candidato amanhã’. Só que a decisão não é sua, é do partido”, explicou.

Reiterando que “a pesquisa é muito importante para o PSOL e para Thabatha. Recebemos com alegria, mas é apenas um dos parâmetros de avaliação”, Sandro Pimentel pondera sobre a candidatura do partido ao Governo do RN. Ele avalia que a postulação à Assembleia Legislativa pode ser mais viável ao partido.

“Uma disputa para o governo é muito difícil a gente conseguir chegar no segundo turno, porque nós somos um partido que não engana as pessoas. Não compramos voto, não oferecemos prestígio e poder a ninguém. Isso dificulta dentro da política tradicional. Talvez uma candidatura a deputada estadual fosse mais viável para garantir eleição”, afirmou.

Thabatta, entretanto, já afirmou em entrevistas anteriores que deverá sair a deputada federal, caso a candidatura a governadora não siga adiante. A ideia da parlamentar é ser um nome a mais na bancada LGBTQIAPN+. Recentemente, ela fez postagem ao lado da deputada Erika Hilton, também do PSOL, sobre o assunto.

Para Pimentel, a lembrança espontânea do nome de Thabatta já fortalece a imagem do PSOL como alternativa política. “O PSOL é algo novo, diferente. Nem é a velha política tradicional e nem é a esquerda que acaba não sendo tão nova assim também, porque traz vícios da velha direita”, completou, em crítica ao PT.

Ele também avalia o baixo desempenho do pré-candidato ao governo lançado por Fátima Bezerra (PT), Cadu Xavier.

“O candidato do PT é avaliado a partir do índice de aceitação versus rejeição do Governo do Estado aqui e também em nível nacional. Porque o eleitor, quando olha para o candidato do PT, ele olha levando em consideração a legenda também. No nosso caso, nós nunca conseguimos administrar um governo do Estado. Então, a gente começa a sair na frente, especialmente quando as pessoas lembram do PSOL. Elas lembram de não corrupção, do combate à corrupção, da defesa da moralidade pública, da defesa da administração pública, da transparência, do raio-x que tem apresentado os nossos parlamentares federais e estaduais”, afirma o presidente do PSOL.


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *