Início » SEM APOIO MILITAR, TSE FINALIZA TESTES DA URNA ELETRÔNICA NESTE SÁBADO (27)

SEM APOIO MILITAR, TSE FINALIZA TESTES DA URNA ELETRÔNICA NESTE SÁBADO (27)

  • por
Compartilhe esse post

Foto: TSE

O Tribunal Superior Eleitoral finaliza neste sábado (27) a semana de testes de segurança na urna eletrônica sem que militares tenham participado deles.

As Forças Armadas se limitaram a enviar alguns observadores, mas não quiseram participar dos testes, a despeito de o comandante cibernético do Exército general Heber integrar o Comitê de Transparência. Também não quiseram participar da comissão avaliadora dos testes.

As Forças Armadas participaram em duas ocasiões dos testes, em 2009 e em 2012, mas nunca haviam participado da comissão avaliadora. Neste ano, porém, era esperada a presença pelo Judiciário justamente em razão dos ataques que o presidente Jair Bolsonaro fez às urnas.

O motivo, conforme mostrou a CNN na segunda-feira (22), é que os militares não queriam dar aval a urna eletrônica pois a consideram vulnerável independentemente do resultado dos testes de segurança. A tendência, hoje, é que elas não deem aval à segurança da urna nas eleições em 2022, o que pode gerar uma crise caso algum candidato derrotado questione o resultado.

Desde segunda-feira, 26 hackers, ou, como a Justiça Eleitoral prefere chamar, “investigadores cibernéticos”, promoveram ataques nas urnas para verificar sua segurança. Os procedimentos terminariam nesta sexta-feira, mas a Polícia Federal pediu mais 24 horas para intensificar seus testes.

Procurado, o TSE informou que acredita que quanto mais pessoas participarem do processo eleitoral melhor para a democracia e para o próprio aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro. O Ministério da Defesa não se pronunciou.

Por CNN


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *