Início » SESAP VOLTA ATRÁS E RECOMENDA D2 DA OXFORD APENAS APÓS 90 DIAS DA PRIMEIRA APLICAÇÃO

SESAP VOLTA ATRÁS E RECOMENDA D2 DA OXFORD APENAS APÓS 90 DIAS DA PRIMEIRA APLICAÇÃO

  • por
Compartilhe esse post

Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu, nesta segunda-feira (13), uma nota informativa com novas recomendações destinadas aos municípios potiguares sobre a antecipação da aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 do imunizante de Oxford/AstraZeneca.

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, de agosto, a Sesap tinha emitido nota recomendando a diminuição no intervalo de aplicação entre a primeira e segunda dose das vacinas Oxford e Pfizer, de 90 dias para 56 dias.

Entretanto, em nova nota, a secretaria sinalizou para os municípios que só reduzissem o intervalo de aplicação da segunda dose caso possuíssem um quantitativo necessário de doses para aplicar no período de 56 dias. 

A decisão foi motivada pelo desabastecimento das vacinas de Oxford/AstraZeneca provocado pela falta de insumos para produção dos imunizantes, bem como o não envio integral por parte do Ministério da Saúde do quantitativo equivalente ao número de D2, segundo a pasta.

Nesta segunda-feira (13), a Sesap emitiu nova nota informativa para todos os municípios orientando que seja retomado o prazo estipulado anteriormente de 90 dias para aplicação da D2 do imunizante de Oxford/Astrazeneca, para que seja possível conseguir dar vazão a demanda de pessoas a serem vacinadas com a segunda dose.

“A orientação é que se você tomou a vacina de Oxford/AstraZeneca, deve procurar tomar a segunda dose no intervalo de 90 dias, sendo possível encontrar o imunizante disponível nas unidades e postos de saúde em todo estado. A Sesap aguarda o envio das doses por parte do Ministério da Saúde para que consigamos vacinar todas e todos potiguares”, informou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Lima.

Para os demais imunizantes está mantido o intervalo de aplicação. São 28 dias para a Coronavac e 56 dias para a Pfizer. 


Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *