O senador pelo Rio Grande do Norte Styvenson Valentim (Podemos) fez uma crítica à situação atual de combate à corrupção no Brasil. “Combate à corrupção no Brasil foi um sonho? Será que a corrupção acabou nesse país? Ou acabaram com combate a ela?”, questionou, em postagem no Instagram nesta quarta-feira (15).
Na publicação, o parlamentar afirmou que “o Brasil ocupa o 106º lugar entre 180 países no ranking de combate à corrupção. A Dinamarca lidera o ranking como menos corrupto”, e completou: “Sabe o mais curioso? A Carga tributária no Brasil é 35,13% PIB , já a Dinamarca tem carga tributária de 44,06%, ou seja, pagamos menos impostos, temos serviços públicos vergonhosos, IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] que faz pena e ainda estamos no fim da fila no combate à corrupção”.
Ao final, o senador afirmou sentir “saudades das operações contra corrupção”, citando especificamente a Lava Jato, uma das maiores iniciativas para combater a corrupção e lavagem de dinheiro da história recente do país. “Tudo justifica se for pra prender ladrão de dinheiro público”, disse.